Um bom, eu disse um BOM eletricista de autos vai saber fazer a instalação desse alternador. Os caras aonde você foi não eram bons, se é que eram eletricistas.
Trocar uma lâmpada por outra igual, qualquer um com dois neurônios, funcionando razoavelmente bem, (meu caso) faz. Mas para adaptar um outro tipo de lâmpada ou analisar porquê ela não acende não estando queimada, não são todos.
Talvez na sua cidade (como em quase todo o lugar) seja difícil encontrar bons profissionais. Depois que praticamente acabaram com os cursos técnicos e os cursos profissionalizantes no Brasil, mão-de-obra qualificada é coisa rara.
Você pode tentar também, colocar o seu alternador debaixo do braço e percorrer as casas de auto peças para ver se alguém conhece ou sabe a marca dele.
Você pode ainda, colocar umas fotos dele aqui no tópico, para ver se alguém reconhece a criança. Tem uns caras por aqui que são "entendidos"

Agora, meu amigo, quem mandou você comprar alguma coisa de um cara chamado "Ceará" e logo em Manaus. Bem feito.

Zabumbas e boa $orte.