Colegas,
depois de vários trancos na viatura, de perder baterias, de muito sofrer com um alternador de 12V/45A, comprei outro de 100A num ferro-velho. Só q o Ceará, dono do ferro-velho não sabe de qual carro era e nem se estava funcionando...
O objetivo:
Instalar um alternador que dê mais corrente (A) para suprir energia para ventiladores do radiador (são dois grandes), luzes, som, vidro elétrico, ...
Objetos:
Motor AP 1.6D (kombi diesel).
Alternador: não sei a marca, não está escrito na carcaça.
O problema:
O alternador tem um conector de chicote, com 4 pinos que ninguém sabe como liga (dois eletricistas não se dispuseram a ligar os fios).
Já descoberto:
1. O pino da lâmpada já descobri, é o 4º pino.
2. Um dos pinos PODE ser o positivo q vem da chave de ignição (q liga o motor).
3. Um dos pinos PODE ser de RPM do motor.
4. O único pino que acende a lâmpada é o da luz, o 4º pino. Os outros pinos não aceram a luz, ou seja, não dão sinal "negativo".
5. O positivo q vai à bateria é separado destes 4 pinos, ele é um parafuso convencional... (pelo o menos isto né??)
Falta descobrir:
1. O alternador vai funcionar só com o pino da lâmpada conectado?
2. O pino positivo da chave de ignição é obrigatório? Como descobrir qual é?
3. Se eu der a conexão positiva nos outros 3 pinos (um a um), pode queimar os circuitos internos?
Obrigado pela ajuda
Daniel