x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 43

Tópico: Alternador

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 2

Tchê,
    Na dúvida leve a viatura até um auto-elétrico.
    Para a instalação de um alternador com regulador eletrônico deve-se fazer o seguinte:
    O cabo que está conectado ao pólo positivo da bateria deve ser conectado ao borne B+ do alternador, normalmente o mesmo se apresenta na forma de um parafuso montado sob uma superfície de material isolante, situando-se na parte posterior da carcaça. Em alguns casos o cabo pode estar conectado ao motor de partida.
    No borne menor com marcação D+ deve-se conectar o fio que vai até a lâmpada indicadora de carga (AMP).
    As conexões utilizadas junto ao relê regulador/disjuntor podem ser eliminadas ou devidamente isoladas.
    Saliento, na dúvida deixe para um profissional, mas não é nada complicado e que demande muito tempo de oficina.

Sds.

Re: salada

Citação Postado originalmente por leopoldo
    Outra coisa que está me deixando confuso é esse conceito de amperagem da bateria......bateria tem:

DDP......12V
    máxima amperagem fornecida: 450.....AH
    Vamos considerar que essas especificações são de uma bateria:
    55 AH
    12 V
    425 Amperes de pico maximo.

Assim essa bateria pode fornecer 330 Amperes que eventualmente um guincho pode precisar, mas só por no máximo teoricos 10 minutos.(330/55 = 6, 1 hora = 60 minutos, 60/6 = 10 minutos).

Outra coisa que está me deixando confuso é esse conceito de amperagem da bateria......bateria tem:
    DDP......12V
    máxima amperagem fornecida: 450.....AH
    Uma bateria é composta por células e qualquer célula de energia tem uma tensão nominal típica. No caso das baterias de chumbo-ácido a tensão nominal da célula é de 2,3 Volts. Como uma bateria (automotiva) tem 6 células a tensão nominal do conjunto é de 13,8 Volts, só que este nível de tensão existe sómente quando a célula está com 100% de carga, valor que decai naturalmente até se estabilizar em algo próximo e ligeiramente superior a 12 Volts, daí o termo "12 volts" como um genérico, termo que se não está errado também não está totalmente correto.

"Máxima amperagem fornecida" é a capacidade de pico da bateria, é a máxima corrente que os elementos internos suportam, e não é expresso em Ah (ampére/hora) e sim em A (ampére) mesmo porque este valor dificilmente supera alguns poucos minutos de utilização.

Por exemplo, uma bateria que tem como valores 42 Ah e 450 A significa que tem uma capacidade de fornecer 42 Ampéres pelo período de 1 hora, ou então 84 Ampéres por meia hora, ou então 168 Ampéres por 25 minutos, até o limite de 450 Ampéres que é a corrente de pico. O inverso também é verdadeiro, tem como fornecer 21 Ampéres por duas horas, 10,5 Ampéres por 4 horas e assim por diante, lembrando que estes valores são teóricos e que na prática existem muitos outros fatores que influenciam na capacidade nominal de descarga, mas servem como referência de capacidade.

Ok. Achei um cara que instala por 30 pilas... estou indignado com a reforma do alternador atual que foi perdida.
    Baita abraço
    Dmark

Usuário
    Entrada
    24/07/2004
    Agradecimentos: 0
    Desde as primeiras mensagens, fiquei com uma dúvida:

O meu alternador é Bosch, 65Ah, e vive sujo. Conforme foi dito, devo fazer uma soluçao de querosene e thiner, na proporção de 8 para 2. Toda vida utilizei a razão de 4 para 1. Será que é por isso que nunca fica limpo ???? Precisarei comprar baldes maiores ????? Como gastarei tanta mistura ???? Alguém quer comprar ??? Alguma luz, por favor.........

Agradeço desde já as ajudas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços elétricos!!!

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Citação Postado originalmente por Reginaldo Jacaré
    Desde as primeiras mensagens, fiquei com uma dúvida:

O meu alternador é Bosch, 65Ah, e vive sujo. Conforme foi dito, devo fazer uma soluçao de querosene e thiner, na proporção de 8 para 2. Toda vida utilizei a razão de 4 para 1. Será que é por isso que nunca fica limpo ???? Precisarei comprar baldes maiores ????? Como gastarei tanta mistura ???? Alguém quer comprar ??? Alguma luz, por favor.........

Agradeço desde já as ajudas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços elétricos!!!

Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

Citação Postado originalmente por Sukys
    Uma bateria é composta por células ......
    Sukys, muito obrigado pela explicação......mas não era bem esse o motivo de dúvida.......é justamente o porque existe tanta tanta confusão com essa história de alternador/bateria.

Acho que a comparação com o sistema hidráulico é a melhor maneira de explicar a ligação bateria - alternador - consumo.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Entrei no mérito da célula só como um pitaco a mais justamente por causa da confusão que muita gente faz quando o assunto é bateria/alternador e carga/descarga.
    No mais, utilizar hidráulica para exemplificar o funcionamento da elétrica sempre foi uma boa maneira para ilustrar o funcionamento da coisa, pelo menos enquanto conceito.

Abraços,

Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP

é justamente o porque existe tanta tanta confusão com essa história de alternador/bateria
    Leopoldo,
    Prá mim gerou confusão saber que existe alternador de até 140 A, e o alternador do meu carro tem 30A. Faz sentido? O meu carro tem AC, VE, TE, CD, desemb do vidro tras, etc, etc, e outras bujigangas elétricas. Nunca tive problema. Mas se tem de 140A, alguma necessidade tem que ter. Veículos que nem o meu e que tenham injeção eletrônica necessitam tão mais corrente? Pode ser. Ou será que a informação da corrente máxima informada para a Hilux (30A), é que tá errada? Pode ser. Isso me causou confusão.
    Além disso, não tinha certeza absoluta sobre a forma de conectar o multímetro, para aferição da "correnteza" . Mas nisso fui gentilmente confirmado pelo Tio, Keko, e Alessandro. Neste "findi" vou medir a corrente máxima. Na pior hipótese vai queimar o multímetro.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5

potencia.

Luca, na verdade, em alguns modelos passa da casa de 200 A.

E desconfio que possa haver algo de errado no seu. Carros com injeção, ar, trios elétricos etc... e mais um monte de troços novos veem acompanhados de alternadores de 90 para cima. Uma dica é a correia. correias em V são para alternadores de até 90 A. Acima, é a correia serpentina....consome uma boa potência do motor para girar um alternador dessas á plena carga. Num desmanche, a dica para se achar um desses, fora o modelo do carro, é a correia. Eu por exemplo uso do Omega, é um bosch de 140. Tirei a correia serpentina e coloquei uma corria em V. De vez em quando ela canta, aí tem que tirar o pé. Veja melhor a placa/etiqueta do seu alternador ; explore melhor com lanterna e espelho e na dúvida, ligue na concessionária e pergunte ao setor de peças. Tire a sua duvida.

Quanto ao multímetro....eu não sou eletronico....pode ser que ele queime mesmo, então compre um bom amperímetro de carro mesmo e ligue em série.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Usuário Avatar de tio
    Entrada
    01/08/2004
    Local
    São paulo/SP
    aconselho tambem a nao usar o multimetro.
    ao invés de comprar um amperímetro , vá até um auto eletreico e peça para ele testar e te mostrar como funciona.Se vc pegar um cara legal , vc vaiver como é simples.
    Qto ao alternador de 30amp , para carros com ar , etc , acho pouco

PS .: CONSEGUI......APOS 6 MESES DE BRIGAS COM O DETRAN , SAIU HOJE OS DOCUMENTOS DO MEU JEEP
    QUERO FAZER TRILHAAAAAAAAA
    UM ABRAÇO A TODOS

Usuário Avatar de Alessandro Henrique
    Entrada
    02/06/2004
    Local
    Porto Alegre/RS
    Luca,
    Cuidado ao se tentar verificar a corrente máxima! Existe a grande possibilidade de você destruir o multímetro, e até de se queimar!
    Também é importante tomar cuidado pois o motor está em funcionamento e o acesso ao alternador e bornes por vezes é difícil.
    Normalmente os multímetros disponíveis no mercado são capazes de realizar medidas de até 10 A, raros os que chegam a 20 A !
    Mas por que motivo você quer saber a corrente máxima? Ela já é conhecida pelos dados do alternador.
    Por vezes, o alternador possui uma grande capacidade de fornecimento de corrente justamente para poder repor rapidamente a carga da bateria, situação como estas são comuns em veículos que utilizam motores grandes ou a diesel.
    O fato de o veículo possuir muitos ítens elétricos e um alternador de pequena capacidade não significa que o mesmo possa trabalhar por um período longo sob regime de sobrecarga, já que a possibilidade de se acionar tudo que é dispositivo elétrico ao mesmo tempo ser remota. Nestes casos a bateria está por lá e pode ajudar... Se ajudar a lâmpada de carga se ilumina...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Lista de adaptações de peças para Samurai.
      Por salvaro no fórum Suzuki
      Respostas: 1786
      Última resposta: 11/06/2025, 17:29
    2. Geral no Alternador Ranger
      Por Edintruder no fórum Ford
      Respostas: 17
      Última resposta: 27/06/2016, 10:17
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100
      Última resposta: 04/03/2015, 21:21
    4. alternador com 4 pinos (conectores)