Essa (a curiosidade) vai ser sua principal ferramenta !
A 2ª, é a "força de vontade" . . .
Postado originalmente por Naldinho.4x4.Habeck
" ... disseram q meus jumelos nao sao originais! intao sao mairoes? ... gostaria de saber oq ganho e o q perco com os jumelos ... grandes pquenos? como disse o ET, devo intao usar o mesmo, porem soh mudar a furação incurtando ele ... "
Naldinho, existem muitos "artifícios para "erguer" um Jipe. Uns mais adequados que outros, e alguns - apesar de usual - são totalmente desaconselhaveis . . .
"Jumelão" é um deles... Pelas fotos, me parece que os seus são maiores que os originas, mas a galera dos Willis já já confirma isso pra você, inclusive postando o tamanho original !
O problema dos Jumelos longos, primeiramente, é que o ganho em altura com ele não é proporcional ao tamanho maior, e sim, geralmente "metade", pois ele tende a forçar o feixe pra baixo desarqueando-o e diminuindo o ganho obtido. Ou seja: Além de quase não adiantar (para erguer o Jipe), ele traz outros inconvenientes, como forçar mais os pontos de fixação no chassis e nos próprios feixes, podendo ocasionar trincas (Jumelo maior = "alavanca" maior = maior pressão nesses pontos); por forçar os feixes, também tendem a deixar o Jipe mais duro, o que não é só prejudicial ao conforto, mas também ao curso da suspensão; outra que, por ser maior, a tendência modificar seu ângulo de trabalho, já que - apesar de forçar as molas - elas não vão compensar essa maior "distância" sem modificar a angulação... Resultado? Alteração na geometria da suspensão, podendo ocasionar Shimmy . . .
pesquiso sim! me reservo o direito de ficar chateado, quando alguns experts, masters, e etc... dizem q pra mim nao saber nada, ainda tenho q aprender muito! isso foi pesado,
Naldinho
Fui eu que disse isso.Vc no dia que chegou aki, não sabia NADA sobre suspensão de jeep.Hoje vc aprendeu um pouquinho, mas é muito pouquinho mesmo.Eu estou nessa a alguns anos e posso dizer com orgulho que sei a diferença entre uma suspensão de feixe e outra helicoidal.
Aprendi muita coisa, mas muita coisa mesmo.E não sei nada.
Se tivéssemos passado a mão na sua cabeça, vc poderia ter se matado ou matado alguém com esse jeep.
Temos por aki alguns mestres, e se vc for humilde, com eles poderá aprender muito, como fizemos eu e a maioria dos que tentaram te explicar sobre SPOA.
A decisão, de desmontar ou corrigir o que tá feito no seu jeep, é só sua.Pensa no uso que vc vai dar e daí resolve qual a melhor configuração.
Mas não fique achando que vc é burro.Vc cometeu os mesmos erros que todos que iniciam no off road.Jumelos altos.arquear mola, fazer spoa sem saber, etc
A vantagem, é que existe esse fórum pra vc aprender, no nosso tempo não tinha e fomos nós mesmos que fazendo mil cagadas fomos aprendendo e colocando aki todas as nossas experiencias e com isso ajudando a criar o maior fórum sobre off road do Brasil.
A vantagem, é que existe esse fórum pra vc aprender, no nosso tempo não tinha e fomos nós mesmos que fazendo mil cagadas fomos aprendendo e colocando aki todas as nossas experiencias e com isso ajudando a criar o maior fórum sobre off road do Brasil.
rubensx, obrigado cara, concelho é de graça sim! mais o pior cego é aquele q nao quer ver! e concerteza eu acato o concelhos de todos, inclusive sobre nao andar no jeep assim, em corrigir logo, e taus, eu realmente nao sabia nada sobre suspençao, nadinha mesmo, agora to quase sabendo nadão, mais jah é um começo, vcs sao feras, e simplismente falam sem papas na lingua, e é exatamente isso q nos inesperientes precisamos... e estatistica nao quero virar...
Sergio rocha, sou humilde cara, pode notar no que eu disse, e me corrigir se estiver errado, e digo!... vc esta certissimo cara! e digo mais, tenho plena conciencia sobre o forum, eu daria uma nota 10 pra vcs criadores, moderadores, patrocinadores, usuarios anonimos, "MIRIN", masters, experts, e essa bagaceira toda, jah participei de outros foruns, porem nunca jamais em nenhum outro desta galaxia, quiça do universo, chegou a me dar 0,1% de atenção, e solução para todo e qualquer tipo de questão, duvida, and so on...
parabens a todos, nota 10 para cada um, desde criticas, puxao de orelha, concelhos, atenção, dicas, e todo tipo de comentario aqui postado neste topico, e Elmer, fiquei com medo de vc fechar esse topico assim q criei, mais como nao havia achado nada parecido resovi dar minha cara a tapa e criar, ah, aquele topico q vc fechou sobre suspenção independente, cara foi mau, eu havia errado, acho q queria falar sobre 4 links, tipo pra mim passar em pisca caixa de ovo! sabe como é ne?! carroceria reta, pneu lah em baixo, quase rock crawling, EU POSSO TA FALANDO BESTEIRA, mais acho q intendeu!
obrigado galera, obrigado mesmo, gostaria de convidalos para serem amigos! quem topa? me convidae!
ah, jah comecei a refazer a Kgada, estou SPUANDO, é o melhor mesmo, parte trazeira jah esta em baixo, amanha dianteira!
Ah! uma pergunta...
Qual o motor Diesel que vc colocou na sua viatura?
Cara quando comprei ele jah estava diesel...
aih busquei busquei busquei, e achei...
é um TK, Termo King, o mesmo usado em caminhoes frigurificos...
a adaptaçao q foi feita nele ficou até boa, tem 4 cilindros pequeno, porem, a caixa de marchas foi aproximada, ficou umas 2 polegadas mais pra frente, quase encosta no painel quando engato a Ré ou 3ª, o cambio é de 3 marchas, intao de primeira quase nao anda, segunda ele quase apaga quando engata, e terceira ele soh mantem a velocidade, vi em outro topico aqui, q isso é de fato normal pra cambio de 3 marchas, acharia muito bom um de 4 marchas, willys ou toyota, bem isso eu nem sei se dah pra adaptar, inclusive tem um cara vendendo um cambio 4 marchas willys por 300,00, e cambio do niva, por 800,00 "ferro velho", mais é outro assunto...
o jeep nao tinha potencia, intao levei pra regular bomba-injetora e os bicos, o cara fez uma alteraçao nos elementos colocou do caminhao 1113, ele ficou bem melhor, e gastando um pouquinho mais, se alguem tiver interessado em fazer esse tipo de adaptaçao com esse motor, é soh me falar, q eu tiro algumas fotos e posto... blz?
... a caixa de marchas foi aproximada, ficou umas 2 polegadas mais pra frente, quase encosta no painel quando engato a Ré ou 3ª, o cambio é de 3 marchas, intao de primeira quase nao anda, segunda ele quase apaga quando engata, e terceira ele soh mantem a velocidade, vi em outro topico aqui, q isso é de fato normal pra cambio de 3 marchas...
Sem querer mudar o foco do tópico, se esta sua caixa é a original do jeep 3 marchas, deve ter ido muito para frente mesmo! embora nao tenha sido vc quem montou o conjunto, se um dia for "arrumar", vc pode compensar a diferença de distancia entre o motor e o cambio com uma fange entre a capa seca e o cambio... mas para isso vc teria que abrir seu cambio para alongar o eixo piloto e daih vai gastar uns $$ com isso... no final, voltam as alavancas para o lugar.
Quanto às relações de marcha... bom, acho que se o seu motor nao é tao potente, vc pode usar uma relação de diferenial mais curta para compensar...
ET. só não sei qual relação de diferencial colocaria, mais vou pesquisar pra ver como é isso! porem se quiser dar uma dica agradeço. vlw pela ideia free sobre correção no cambio!
invejei de vc ET, e resolvi colocar um banner na assinatura tambem, rsrsrs.