Amigo Naldinho, estou sem palavras...
O mecânico que fez "isso ai" não em conhecimento nenhum referente a jeep.
Já que procurou ajuda do Forum, te darei duas idéias:
1º desfaça toda essa mer## que foi feita, aproveite que as sapatas originais estão no lugar e volte do jeito que estava, só vai precisar de equipamento para remover a sapata que foi soldada. o resto vc mesmo faz e pelo histórico dos mecas que tem porai essa é a melhor solução para vc poder usar teu jipe logo.
2º depois de estudar bastante sobre SPOA, começe a "importar" todas as peças para faze lo corretamente.
OBs. Não ande com o jipe nestas condições , realmente a chance de acidente é grande
Um abraço
foto de como ficou o angulo do diferencial, positivo.
direçao para direita e para esquerda.
patrola pura...
Vejam na seta inferior o quanto o pino mestre está fora do alinhamento
E na seta superior bumpsteer ao vivo.
Cara, faz um favor pra vc mesmo, tira esse jumelão e coloque um par de tamanho original com buchas novas, retire algumas laminas do feixe ou troque logo o feixe e mande prensar pra ficar quase plano e pra finalizar mande corrigir o caster desse eixo.
Conselho é de graça. Desfaz a lambança, estuda bem o assunto e faz direito depois.
Não sei porque vc fez SPOA, mas pelos seus pneus eu acho que vc não precisa disso.
Conselho é de graça. Desfaz a lambança, estuda bem o assunto e faz direito depois.
Não sei porque vc fez SPOA, mas pelos seus pneus eu acho que vc não precisa disso.
[]'
acho que vc tem razão, se é pra fazer SPOA que pelamordedeus num seja só estética, se for pra isso, é preferivel investir em feixes de toyota antes que são mais usuais e esteticamente mais bontios do que adaptar algo sem nenhuma base somente pra ficar bonito...
aliás o bonito ai (que não ficou) pode sair caro (impagável se considerar o acidente que pode gerar).
Se não vai passar alagados enormes, se não vai colocar pneus 35 pol. pra cima, se não vai colocar eixos de rural pra melhor estabilidade eu acho que é bom nem tentar SPOAR a coisa eheheh
sei que não é necessário os eixos de rural, mas pela largura do original ficaria meio "bambo" a coisa
... se nao tem experiencia teórica intao o correto é fazer 1000 vezes até conseguir, só q se for para mim esperar um meca que intenda pelomenos 10% de 4x4 aqui no PARÁ, melhor mesmo eu comprar um carrinho de rolemã e desser barranco a baixo.
Naldinho, cara... as coisas nao sao bemmmmm assim.... veja o Elmer, que mora em Roraima, ou mesmo eu, que tou aih perto (Palmas - TO). Tanto aqui, como aih, temos um problema sério com mecanicos, peças e tudo mais... o problema de testar 1.000 vzs até consequir é que tem coisas como limpador de para-brisas, filtro de ar, sistema elétrico, bancos que podemos tentar até acertar... mas tem outras como freios, direção, suspensão... que nao dá, pois um erro e vc já era... nao vai viver pra tentar novamente sacou? quando mais vc testar estas coisas, menos chances terá de viver para ver o resultado... por isso é melhor ir com calma.
Eu conheço sua cidade... sei que aih tem muito meca que sabe fuçar em Pick-up (alias, nem vi carro pequeno ai, só L-200 pra cima! rsrsrs), entao vejo que os caras estao "meio" habituados com utilitários médios e pesados.... a única coisa que eles tem que aprender é como ADAPTAR as coisas....
Realmente, pelas fotos que vc postou, a coisa tá séria! primeiro pq o jeep ficou muuuuuuuuito alto (alto até dmais para os eixos que vc usa), segundo pq o eixo dianteiro tá muuuuuuuuuuuuuito errado....
Pra vc nao perder o serviço todo do mecanico.... verifica como está o eixo traseiro primeiro... veja se está tudo alinhado e tudo mais.... retira umas laminas (veja aqui no fórum as melhores combinações das laminas do feixe, vc pode tirar intercalando os tamanhos, para que o feixe fique homogeneo no escalonamento das molas) e se as molas ficarem quase ou totalmente retas, ótimo pra vc! o duro é que vc vai ter que ir tirando aos poucos... e montando pra ver como fica... se for pra "chutar" um número, deixa com umas nove laminas... (aeh! pessoALL, ajuda aqui, pois nao uso mais estes feixes!!!)
No dianteiro também, a mesma coisa... diminui a quantidade de laminas e veja se elas voltam a ficar no arqueamento correto até quase ficarem retas.... os teus jumelos dianteiros nao sao originais, sao modelos maiores que os originais, dá uma procurada que eu acho que aqui no fórum tem o tamanho correto deles.
Tira o cardan dianteiro fora e foca sua atenção na incinação do eixo... se vc tiver outro jeep original pra tirar medidas, melhor (pois o meca pode entender melhor), mas se nao tiver, encontra aqui no fórum o angulo de cáster correto (que pode ser medido até pelo angulo da chapa que prende o castelo do munhão), depois, manda o meca tirar as soldas novamente e soldar o eixo com o angulo de cáster correto....
Só que tudo isso nao é o seu maior problema... vc vai ter que comprar (via internet) ou entao mandar fazer (se tiver um EXCELENTE torneiro mecanico) um Hi-Steer para ligar seu braço de direção (aquele que vai do munhão direito até o setor de direção). Sem ele, nada feito! vc nao vai conseguir esterçar para a direita.... veja um tópico chamado "Uma idéia para estabilizar o Hi-Steer", tem um monte de coisa sobre esta peça!
Depois de tirar laminas do feixe, depois de trocar os jumelos, depois de voltar o cáster para o angulo original, depois de instalar o Hi-Steer, depois de TESTAR pra ver se ficou bom, daih, SO DEPOIS vc vai ter que colocar o cardan no lugar... vendo o tamanho que ele vai ter que ficar (quase certo que vai ter que mudar o tamanho do cardan)...
Cara, jeep é assim mesmo! tem que ter paciencia pra fuçar e "manha" pra usar... é isso que mais diferencia um Jipeiro de um motorista...
E aih? vc só fica aih mesmo no Pará? ou aparece dvz em quando no Tocantins? hehehe Ou será que já foi de Jeep até Juarina, ou mesmo até Colinas do Tocantins? rsrsrss
Galera estou sem palavras, acho q em toda minha vida nunca foi dado tanta atençao pra mim, rsrs ...
vcs sao realmente incriveis, concordo ET. em relaçao a enumeras tentativas erradas, chances de tentar dinovo "morte" e taus, porem vc ah de convir que nao me meti a besta de ir pra fora da estrada com ele assim, vim logo pedir ajuda aos mestres! e sobre as dificuldades que temos aqui no norte, L200 vc esta certo mesmo, aqui tem muitas, porem nao sao adaptadas, eh tudo comprado novo, mecanico bom aqui é luxo, estou triste pacas, pois gostei da estetica do jeep, imponencia diria, soh que notei a kgada quando tirei da oficina, e se nao tirasse o filho da #$%# do chefe dos mecanicos iria acabar colocando meu jeep na rua! o cara tirou 420,00 em 2 dias de trabalho e me disse q tava levando prejuizo, fico puto com isso... mais larga ele de mao.
pelo que me parece devo desfazer o serviço e começar dinovo, é dolorido pensar nisso, mas, nao saio com ele enquanto nao tiver a segurança de dirigibilidadeadeadeadeadeadeade. ET, conheço sua cidade e suas rotatorias, rsrs, gostei daih, inclusive tenho um tio meu que foi praih essa semana, quem sabe vcs nao trocam uma ideia aih, e meu jeep soh trafego aqui mesmo, tenho um rancho a 37km na beira do rio pau d'arco, e nosso belissimo prefeito nao arrumou a estrada esse ano, intao jah viu, pra lah soh de 4x4, 1:30 hr de viagem, uffa...
o cardã foi alongado alguns centimetros, parece q no final terei q fazer dinovo modificaçoes nele ne!?
outra pergunta, nao teria como eu apenas modificar o eixo? rotacionando ele? pra ser mais especifico, apenas as pontas, pois nunca mexi nesta parte, "como se fosse novidade pra vcs" Elmer na tua regiao tambem é complicado peças e mao de obra?
jesuismariajosé por favor muda isso já... essa barra ai por baixo de roda a roda (isso gera acidente em trilha muito cuidado).
o cara rotacionou o eixo pra acertar o cardan, masss esqueceu do caster...
primeiro gostaria de uma pequena explicação, vc diz q o problema da barra por baixo de roda a roda? vc diz esta barra estabilizadora eh? pois pode quebrar e BUMMMMMM. certo?
segundo esqueceu do caster, terceiro oq eh caster? quarto tem soluçao? rsrs
Vamos lá.
Essa barra q liga uma roda a outra, não é uma barra estabilisadora.Ela faz parte do sistema de direção do teu jeep.
Repare que da caixa de direção sai um braço (chamado pitman) que liga em uma das rodas.Quando vc esterça a direção ela aciona esse braço, que faz uma roda virar, que por estar ligada a outra por essa barra faz ambas virarem.Sacou ?
Essa barra que vai do pitman para a roda, deve ser o mais paralela possível com aquela que liga uma roda a outra.Senão, ocorre esse problema de em qualquer buraco o teu jeep mudar sozinho de direção.
No seu jeep essas duas barras estão fazendo um put@ ângulo, o que está completamente errado.
Em tempo esse efeito na direção, chama-se bumpsteer
Essa barra que vai do pitman para a roda, deve ser o mais paralela possível com aquela que liga uma roda a outra.Senão, ocorre esse problema de em qualquer buraco o teu jeep mudar sozinho de direção.
No seu jeep essas duas barras estão fazendo um put@ ângulo, o que está completamente errado.
Em tempo esse efeito na direção, chama-se bumpsteer
[]'
ok, intedi, agora a pergunta...
no caso poderia fazer uma breve correçao alongando o braço do pitman até mais em baixo, para tirar este angulo? ou nao resolveria, pois mesmo que eu corriga o eixo voltando-o para o padrao, o pitman ficara mais alto.