Não se ofendam pelo meu preconceito para com os defensores dos câmbios automáticos. Pra mim, jipe é um veículo esportivo, e neles, somente cabem transmissão manual. Muito menos num jipe de uso eminentemente para lazer. Acho que neste fórum, poucos têm que trabalhar de jipe. É um vício meu, câmbio manual. Me parece mais entusiasmante a pilotagem com câmbio manual. Eventualmente, em veículos de elevadíssimo torque, máquinas que operam com grandes cargas, pode se justificar. Até economicamente, visto a redução da manutenção de todos os elementos da transmissão. Tem gente aqui que vai precisar de altatíssimas reduções, e velocidades muito baixas. Aí, se justifica. Não parece ser o perfil do Keko, e outros. É muito mais uma questão de modismo e “achismo”. Tô errado, Billj?
Não era de minha intenção diminuir ninguém. Foi como se eu estivesse troçando alguém que torce para o time de futebol adversário. Sabe? Velejador x lancheiro, Trolleiros x CJteiro´s, e outros exemplos? Mas “uricei” vocês. Sem ofenças. Idéias. Tragam-nas.
A imagem que os usuários de fora-de-estrada passam (vide pesquisas e matérias na imprensa), é de alguém que não cabe em padrões comuns (anda fora da estrada, né?). Não é o jipeiro uma pessoa que gosta de espaço aberto, não tem muita frescura, não se importa com lama, não tem medo de ficar sozinho no meio do nada, com o carro quebrado, enfim, sabe sair do enrosco? O jipe pode até ser bonito, “motorzão mesmo”, rodas enormes. Mas câmbio automático? Sei não ...
Obs1 : Parabéns Leopoldo. Vi seu jipe, e percebi que vc gosta de mecânica. Eu também.
Obs2 : Vou abrir um tópico no Fórum Geral 4x4 Brasil, agora, sobre este assunto. Acho que o assunto pode “agitar” a comunidade. Te encontro lá? Gostaria que você defendesse melhor a tua idéia.
Obs3: Este tópico do 302 V8 é interessantíssimo. Eu tenho um monte de dúvidas sobre o Jeep com 302 V8. E vou te questionar. Se você permitir, gostaria um dia de ver seu carro.
Obs4: Não, nunca desmontei um câmbio automático, por falta de oportunidade. Mas, como bom estradeiro, se tiver oportunidade, faço até transplante de coração.
[]'s Breve, Engesa FII. Se der, com V6 F250