Postado originalmente por
Dodger
Esse aqui é um BF-184 de maverick, mas pra quem fala que num da pra turbinar um BF, esse aí o cara falou que fica um canhão e já tá com turbo a bastante tempo.
Lá no forum da maverick tem um rapaz que fez o trabalho de conclusão de curso de engenharia sobre o motor BF-184 e modificações nele pra melhorar o desempenho. Tô copiando e colando aqui pq pode ser de interesse pra vc's
"Pessoal.... acabei de terminar meu trabalho de conclusao do Curso de Engenharia Mecanica, baseado na "retifica e melhoramentos em um motor de Maverick 6 cilindros".
Posso trazer algumas novidades.
1°) Rebaixar 1mm do cabeçote, como ja foi falado, pode se obter uma taxa
insignificante. Baseado neste forum, o cabeçote foi rebaixado 1mm. Foi feito mediçoes com oleo de motor na camara de combustao, juntamente com a nova junta do cabeçote (que é uma coisa que as vezes as pessoas esquecem de acrescentar, TEM 1,4MM DE ALTURA).
Rebaixado 1mm do cabeçote, foram feitas tres mediçoes de volume:
-1˚ Medição: 73,5〖cm〗^3
-2˚ Medição: 73〖cm〗^3
-3˚ Medição: 70〖cm〗^3
Média das medições: 72〖cm〗^3.
Sabendo o diâmetro do novo pistão, que é 79,858 mm, e que pelo manual técnico da Ford, o curso do pistão é de 101,6 mm, calculamos o volume no cilindro com a seguinte fórmula:
V=((π.D^2)/4.Curso do pistão), logo:
V=((π〖.7,9858〗^2.10,16)/4)=508,89〖cm〗^3
Para a taxa de compressão, temos a seguinte formula:
Tc=(V+υ)/υ, onde:
-Tc: taxa de compressão.
-V: Volume do Cilindro.
- υ: Volume da Câmara de combustão.
Logo, temos:
Tc=(508,89+72)/72=8,06
Ou seja, uma taxa de 8,06:1. Logo, rebaixado 1mm do cabeçote,
conseguimos apenas 8,06:1.
Pode-se utilizar a intuiçao, se com 1mm rebaixado, saiu de 7,7:1(original) para 8,06:1, pode-se deduzir que tirando mais 1mm teriamos 8,42:1 e mais meio milimetro teriamos 8,6:1. Após um concenso meu e de meu mecanico, levamos o cabeçote para a retifica e
tiramos mais 1,5mm,
totalizando 2,5mm rebaixados.
Ja com o cabeçote montado no motor, com os devidos torques nos parafusos do cabeçote, foi injetado oleo na camara de combustao, através dos orificios das velas, preenchendo todos pistoes e camaras de combustao.
Fazendo esta analise mais detalhada, chegamos ao volume de 63,5〖cm〗^3. utilizando os mesmos parametros anteriores para curso de pistao de diametro de cilindros, temos que:
Tc= (V+υ)/υ
Tc=(508,89+63,5)/63,5=9,01
Ou seja, uma taxa de 9,01:1.
Conclusão: Obteve-se uma taxa de compressao de 9,01:1 tirando 2,5mm do cabeçote Standard.
2°) Carburador:
De acordo com AFMM, e muito correta a afirmaçao dele, o duto de admissao do cabeçote 3000 do Maverick, é muito estreito, possuindo aproximadamente 43mm. Para isso, leve o cabeçote em algum lugar que possuam uma fresa universal, na minha cidade Ijui, levei na empresa Indumaq, eles cobram 50 pila a hora de fresa ou 25 píla no minimo...com um chorinho...e 10 minutos de serviço.ele me fez 20 pratas. O duto de admissao foi aberto de 43mm para 49,5mm para a colocaçao do carburador DFV 446 de um Dodge Charger (com full pace). Realizado este serviço, foi feito em uma fundiçao de aluminio uma flange onde é fixa nos dois prisioneiros originais do coletor, e nessa flange existe mais 4 prisioneiros para o carburador 446.
3°) Igniçao: foi colocada a tradicional igniçao eletronica do mercado livre. Ficou muito bom, ainda quero pesquisar mais sobre velas. O vizinho do mecanico tinha o coletor de descarga do itamaraty, mas o desgraçado nao vende. Quero por dois canos atras do carro, mas com a saida tradicional do motor.
Quem quiser mais informaçoes, posso mandar por email, uma copia do meu trabalho em PDF.
O resultado?? 2,5mm rebaixados do cabeçote, igniçao eletronica um DFV da nisso:
[/URL]