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  • #1
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por sraposo Ver Post
    Vale lembrar que estas bombas elétricas comumente são capazes de manter uma pressão significativamente mais alta sob vazão considerável do que aquela que deve existir na entrada de combustível do carburador.
    Sim. É por isso que quem instala essas bombas, que fornecem de 3 a 5 bar (45 a 72 lbs/pol2), obrigatóriamente necessitam da válvula reguladora (dosadora), essa válvula vermelha aí na foto (é um dos modelos disponíveis).
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #2
    Usuário Avatar de 4X4GARAGE
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    gostaria de contribuir tb,acho que deveria ter uma mang com grande poder de deformação logo apos a bba eletrica,pq desta mang,para que ela faça a função do diafragma da bomba mecanica,onde fara a função de acumulador e regulador de pulso na rede e ajudara a bomba a nao ficar ligando toda hora,poderia ser somente uma mangueira com o diametro externo pelo menos 3 vezes maior que a original!
    vai uma ideia!
    []s

  • #3
    Citação Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    gostaria de contribuir tb,acho que deveria ter uma mang com grande poder de deformação logo apos a bba eletrica,pq desta mang,para que ela faça a função do diafragma da bomba mecanica,onde fara a função de acumulador e regulador de pulso na rede e ajudara a bomba a nao ficar ligando toda hora,poderia ser somente uma mangueira com o diametro externo pelo menos 3 vezes maior que a original!
    vai uma ideia!
    []s
    Pois é, também acho que em um motor CC, o liga/desliga constante vai força-lo muito mais do que deixa-lo trabalhar direto e com pressão na saída em torno de 10% da nominal.
    No lugar de ligar e desligar, o ideal seria fazer um PWM, mas isso já envolve uma eletrônica mais pesada e complicada.
    Eu limitaria a pressão na entrada do carburador em +- 0,1 / 0,2 bar, e isso pode ser feito sem grandes enjambrações, somente dimensionando corretamente a tubulação de retorno para o tanque...

  • #4
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Rafaminc Ver Post
    Eu limitaria a pressão na entrada do carburador em +- 0,1 / 0,2 bar, e isso pode ser feito sem grandes enjambrações, somente dimensionando corretamente a tubulação de retorno para o tanque...
    Válvula reguladora ou dosadora para isso, tem de sobra no mercado. Acontece que era essa a minha montagem. Depois da 4 bomba pifadas pois o carvão sumiu, me toquei que o carvão é tão pequeno que não dura mesmo. Preferí esse sistema simples de controle.
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  • #5
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Mestre Leopoldo

    Estavamos sentido sua falta por aqui..

    Li atentamente as suas dicas e achei bem interessante o mecanismo de acionamento.. Eu utilizo bomba eletrica tb mas faço ela ligar qd apaga a luz do óleo..

    Oq fiquei aqui matutando é até que ponto a bomba ficando ligada o tempo todo interfere na queima dela.. Nos carros injetados ela não permanece o tempo todo ligada tb?? Ou pelo fato do dosador reduzir a pressão dela faz trabalhar mais forçada?? Eu nao sei como é o funcionamento interno de uma bomba mais esse liga-desliga nao vai forçar ela tb??

    Essas 4 bombas duraram qt tempo?? To pensando em comprar uma bomba reserva pra mim, a minha ja tem um ano de serviço ..

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
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  • #6
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    Maior torque do motor da bomba é exigido quando a pressão na saída dela aumenta. Como o carburador trabalha com pressão bem mais baixa do que a pressão normal de trabalho, a válvula reguladora de pressão trabalha mais aberta do que fechada, desviando o combustível para o tanque a maior parte do tempo. O rotor da bomba acaba trabalhando com rotação maior porém com carga bem mais baixa.

    Falta descobrir o que é mais danoso à bomba: trabalhar continuamente com rotação (apesar da carga baixa) ou ficar sendo ligada frequentemente e tendo seu enrolamento submetido a repetidas correntes de surto.

    Abraço!
    Sérgio Raposo - Motor Spice ignições especiais

  • #7
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por rodrigo.hoffman Ver Post
    Essas 4 bombas duraram qt tempo?? To pensando em comprar uma bomba reserva pra mim, a minha ja tem um ano de serviço
    A holley durou 7 anos. Quando queimou o coletor, a reposição custava 350,00 em SP e a delphi 109,00 aqui em SJC. Obvio que comprei a delphi (china), acreditando numa certa similaridade, mas já foram 3 bombas, uma a cada semestre. Para descobrir o que acontecia, abri a bomba de corpo selado. O tamanho do carvão aparentemente explicaria tudo.
    Contudo, esse sistema de controle eu montei na semana passada, porque a que está lá já dá sinais que vai probrejo já já. Como eu vou investir em uma bomba eletrica diferente, suspeitei que seria a hora de "sair inventando coisas desse tipo"
    Eu tenho um outro carro, moderno, e percebí que quando ligo a chave a bomba trabalha até pressurizar a linha e depois ela se desliga. Não é o tempo todo roncando como no jeep sem esse sistema.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pict0001.jpg   -pict0003.jpg  
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  • #8
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
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    Leopoldo, sempre preciso em suas dicas...

    Veja como ficou meu jeep aí na minha assinatura.
    Tem muita coisa inspirada das tuas dicas desde de 2004...

  • #9
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Acabei de ver. Parabéns, haja trabalho, ..... que nunca termina.
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  • #10
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    A holley durou 7 anos. Quando queimou o coletor, a reposição custava 350,00 em SP e a delphi 109,00 aqui em SJC. Obvio que comprei a delphi (china), acreditando numa certa similaridade, mas já foram 3 bombas, uma a cada semestre. Para descobrir o que acontecia, abri a bomba de corpo selado. O tamanho do carvão aparentemente explicaria tudo.
    Contudo, esse sistema de controle eu montei na semana passada, porque a que está lá já dá sinais que vai probrejo já já. Como eu vou investir em uma bomba eletrica diferente, suspeitei que seria a hora de "sair inventando coisas desse tipo"
    Eu tenho um outro carro, moderno, e percebí que quando ligo a chave a bomba trabalha até pressurizar a linha e depois ela se desliga. Não é o tempo todo roncando como no jeep sem esse sistema.
    Leopoldo

    Sendo assim então da pra concluir que o problema são as bombas de má qualidade, já que a holley durou 10X mais que as outras...

    Meu carro (Uno) tb faz essa pressurização na linha qd vira o contato mas depois que o carro pega eu continuo ouvindo ela trabalhando o tempo todo sem folga, como acontece com o jeep..

    Vc qd anda com o jeep percebe o liga-desliga??

    [ ]´s
    Rodrigo Hoffman Arnoni
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  • #11
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Até o fim de semana passado, sempre ouvia aquele ronco chato de bomba o tempo inteiro. Agora, ela está intermitente com o controle. Se eu paro o jeep no sinal, ela trabalha um pouco e para. Se eu acelero, fica mais contínuo, mas menos que antes.

    Sob a qualidade da bomba, não posso afirmar, pois teria que analisar o sistema do kaddet. Mas eu queimei uma holley.

    Por hora, desconfio que o problema é ela trabalhar contínuamente, pois não sei de reclamações do pessoal que tem o kaddet.

    O pessoal do forum que utiliza pode dar relatos adicionais.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
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  • #12
    Usuário Avatar de valdir rainer
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    Gostaria de saber qual é o problema de ter uma bomba de combustível mecânica,sendo que uma bomba mecânica chega as vezes a durar mais do que uma elétrica,no meu jeep mesmo ja estou usando a bomba mecânica a quase 3 anos e sem problemas.
    Acho que se o motor não for turbo não tem necessidade.

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