x
Convex Datacenter
Página 16 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 678910111213141516171819 ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 192 de 217
    Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por mali9ski Ver Post
    quanto ao R/L provavelmente não é o motivo de girar pouco ou vibrar, o ideal é até 0,3 então como fica abaixo....

eu tenho um Ap 2100 em bloco baixo para funcionar com virabrequim do 2.0 e pistão de 84mm e chegar perto de 2100 usamos bielas do MD 270 de 136mm retrabalhadas o R/L ficou com 0,34 mas os pitões e bielas foram equalizados todos com o mesmo peso a vibração ficou bem pequena até 6000 rpm's ele passa facil dessa rotação e chega muito rapido nela mas fica perigoso para os pitões e então eu limito em 5500 rpm por segurança.... e não fica como uma maquina de lavar roupa fuiciona normal apenas uma pequena vibração digonal que da para centir na subida de rotação....

o problema do 2.7 que chamam de 2.8 não alcançar deve ser a alimentação de ar combustivel que aumenta e o cabeçote o carburador e o escapamento ou talvez o filtro não permitem rotações maiores.....

se der uma trabalhada nos pistões e bielas uma trabalhada no cabeçote e escapamento uma taxa generosa no alcool e um conciente na gasolina e alimenta-lo bem deve ficar um motor de dar agua na boca de bão e se feito no caprixo durar bem pois o opala se não faltar a agua e oleo funciona pra sempre...hahahah

nós temos uns pedaços de opala por aqui, eum virabreuim do 153 em vista, meu pai quer um desses para o willys dele, se conseguirmos montar ou quando conseguirmos motar posto o resultado final, pena que tera que ser gasolina e carburado no 3e se fosse mais barato uma injeção para ele, sairia com uns 14 de taxa no alcool ai ia ficar com um torque do cão.... quase um fogão 6 bocas.....hahahah
    dentro disso que vc falou, não noto no meu motor uma vibração estranha...mas foi tudo balanceado.

em termos de rotação, eu giro fácil até 6000 rpm (com comando 294), ele dá uma embolada entre 2000 e 3000, mas eu acho que é da carburação que ainda não tá 100%. e to aqui com os duendes me perturbando para usar um DD da motor spice e ver até onde eu ganho alterando o ponto (to usando ignição CDI com bobina de gol MI, mas com distribuidor de opala gasolina).

abs
    4X4 Brasil
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Agradecimentos: 7
    Eu tinha um 2.8... com comando 288 girava fácil mais de 7 mil rpm... isso que o motor foi montado tudo com peças usadas... abandonei o motor a pouco mais de 2 anos e estou com outro bloco ( esse legalizado ), onde na parte de baixo a unica diferença é o tamanho do pistão, que não me lembro a medida, mas é a ultima retífica, depois só inluvando...( obs: não foi por opção )

Todos que conhecem meu motor consideram ele muito forte pro tamanho que tem, e o " segredo " esta no cabeçote e carburação...

Ele tem um cabeçote super trabalhado com Balanceiros Roletados, Lump Port nas admissões, Válvulas maiores (da Blaser) • Molas triplas •Dutos trabalhados e reabertos em ângulo • Câmaras de Admissão e escape equalizadas e etc... uso um comando SamCams 278 e para alimentar uso uma Weber 40 IDF...

O motor tbm gira fácil aos 7 mil... eu limito ele em 6.600 e to sempre usando o corte nas trilhas... pé no fundo... e até hoje é só alegria... os 6 caneco que não forem preparados passam vergonha....

Do meu ponto de vista, não vale a pena todo o trabalho de mexer na parte de baixo do motor, querendo faze ele 3.0 ou algo parecido...

Quem quer um motor opala 4 forte, se preocupa em cabeçote e carburação.... vale muito mais a pena o investimento....

Fica a dica....
    Christian Ullmann

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post
    Eu tinha um 2.8... com comando 288 girava fácil mais de 7 mil rpm... isso que o motor foi montado tudo com peças usadas... abandonei o motor a pouco mais de 2 anos e estou com outro bloco ( esse legalizado ), onde na parte de baixo a unica diferença é o tamanho do pistão, que não me lembro a medida, mas é a ultima retífica, depois só inluvando...( obs: não foi por opção )

Todos que conhecem meu motor consideram ele muito forte pro tamanho que tem, e o " segredo " esta no cabeçote e carburação...

Ele tem um cabeçote super trabalhado com Balanceiros Roletados, Lump Port nas admissões, Válvulas maiores (da Blaser) • Molas triplas •Dutos trabalhados e reabertos em ângulo • Câmaras de Admissão e escape equalizadas e etc... uso um comando SamCams 278 e para alimentar uso uma Weber 40 IDF...

O motor tbm gira fácil aos 7 mil... eu limito ele em 6.600 e to sempre usando o corte nas trilhas... pé no fundo... e até hoje é só alegria... os 6 caneco que não forem preparados passam vergonha....

Do meu ponto de vista, não vale a pena todo o trabalho de mexer na parte de baixo do motor, querendo faze ele 3.0 ou algo parecido...

Quem quer um motor opala 4 forte, se preocupa em cabeçote e carburação.... vale muito mais a pena o investimento....

Fica a dica....
    Christian,

acho que meu motor até chega no 7 mil (também tenho válvulas de blaser e um cabeçote levemente trabalhado) só que aqui no rio não tenho trilha para andar com essa disposição toda...preciso ir mais na maciota (pelo menos um pouco). mas que aquele 4 cilindros assusta os desavisados, assusta...ainda mais com aquele barulho da weber 40 sugando o ar....é impressionante a disposição que ele sobre de giro...

meus duendes da vez estão na ignição e talvez, no futuro, uma megasquirt com uma tbi de monza efi. apesar de não tão bonita quanto a weber, acho que ganho um pouco em confiabilidade.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Dae Leonardo...

Realmente, um opala 4 com cabeçote trabalhado e principamente um weber 40, fica forte, assusta quem não conheçe a força que esse motor pode ter...

Nossas trilha tem bastante obstáculos de pé no fundo, mas tbm tem lugares que precisa de torque, andar na manha... é ai que o 4 cilcindros preparado se destaca, pois fáz os dois e muito bem...

Meu primo tem um opala 4 injetado, MPFI com Fueltech... ficou muito bom... mas eu não acho que vale a pena é muito caro... prefiro minha weber 40... que é muito confiável por sinal...

É ilusão achar que a injeção vai deixar o motor confiável... se der problema no meio da trilha, eu mesmo abro o carburador e limpo ele ( unica coisa que pode acontecer a um carburador ) e na injeção o que fazer??? o que deu problema??? qual sensor???

Mas voltando ao opalinha 4, o comando que você usa é 294, mas sabe qual Lob-c, levante e etc.??? que marca é?
    4X4 Brasil
    Christian Ullmann

Usuário Avatar de mali9ski
    Entrada
    25/05/2010
    Local
    Itaiopolis Santa e Bela Catarina/AC
    Agradecimentos: 3
    Dae Leonardo...

Realmente, um opala 4 com cabeçote trabalhado e principamente um weber 40, fica forte, assusta quem não conheçe a força que esse motor pode ter...

Nossas trilha tem bastante obstáculos de pé no fundo, mas tbm tem lugares que precisa de torque, andar na manha... é ai que o 4 cilcindros preparado se destaca, pois fáz os dois e muito bem...

Meu primo tem um opala 4 injetado, MPFI com Fueltech... ficou muito bom... mas eu não acho que vale a pena é muito caro... prefiro minha weber 40... que é muito confiável por sinal...

É ilusão achar que a injeção vai deixar o motor confiável... se der problema no meio da trilha, eu mesmo abro o carburador e limpo ele ( unica coisa que pode acontecer a um carburador ) e na injeção o que fazer??? o que deu problema??? qual sensor???

Mas voltando ao opalinha 4, o comando que você usa é 294, mas sabe qual Lob-c, levante e etc.??? que marca é?
    o problema do ''maldito carburador'' é o alcool rodar redondo no alcool só com um muito filé e achar um filé não é facil e novo é caro e vai continuar sendo carburador.....

para mim torque é taxa e taxa é alcool, eu tenho injeção no meu motor tem uns duendes de vez em quando mas o motor funciona até de ponta cabeça redondo sempre e também muito redondo no alcool......

injetar um opala ainda é muito caro mas eu acredito que com 4 bicos e modulo programavel compense, a ideia é montar carburado mas a meta é injetar.....

um comando 294 não acha que é muito bravo, e os seus tuchos são hidraulicos ainda, eu tenho cagaço de fazer girar e por comando alto com tuchos hidraulicos.....

eu ficaria com um 274 como o amigo disse ou proximo......
    GAIOLA 4X4 SÓ NÃO PASSA NA BLITZ.................http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...la-4x4-27.html

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Dae Leonardo...

com certeza...esse pessoal com opala 6c original fica assustado...fora que é muito leve. tá o ideal para o meu jotinha, só trocaria ele por um motor mais moderno, injetado, pq com certeza funcionaria mais suave e seria mais econômico.

se vc olhar naqueles tópicos milagrosos do "kit de injeção para opala" vendidos no fórum ha alguns anos atrás vai ver que eu fui um dos infelizes compradores. aprendi duas grandes lições sobre isso: 1) só coloco uma injeção programável em um jipe se eu mesmo fizer todo o serviço e regulagem (da outras vez eu fiz o serviço mas não consegui a regulagem). 2) injeção programável é megasquirt o resto é adaptação para uso em pista, fora que a instalação da fueltech é sempre caixa preta.

não sei a marca, sei que é nacional e foi feito em cima de um comando original a álcool. as especificações dele são: 294º (tanto na admissão quanto no escape), Lob Center: 114 e Levante: 7,4mm (tanto na admissão quanto no escape).

tudo isso para quase 13 de taxa e rodo no álcool.

o problema do ''maldito carburador'' é o alcool rodar redondo no alcool só com um muito filé e achar um filé não é facil e novo é caro e vai continuar sendo carburador.....
    mas vc acha coisa boa nova ou em bom estado. tem umas weber agora que são feitas em antimonio e nem precisam de niquelação para aguentar o álcool. com certeza é muito mais barato que injetar.

para mim torque é taxa e taxa é alcool, eu tenho injeção no meu motor tem uns duendes de vez em quando mas o motor funciona até de ponta cabeça redondo sempre e também muito redondo no alcool......

injetar um opala ainda é muito caro mas eu acredito que com 4 bicos e modulo programavel compense, a ideia é montar carburado mas a meta é injetar.....
    eu tb tenho essa "sensação" de que o motor funciona redondo sempre e não tem preocupação de regulagem e limpeza de carburador no meio da trilha...mas tem que conhecer muito bem o sistema para consertar se der merda. pelo menos os carburadores tem [pouca] gente que conhece ainda.

se vc vai mesmo montar injetado, eu te dou algumas sugestões:

1) monta carburado primeiro, com um carburador velho mesmo...qq um (que alimente seu motor)...deixa o carro funcionando...no meu caso eu montei com um 446 sucata e ele funcionava razoável (só não dava para ir p trilha). a injeção não é plug and play...não existe isso. eu instalei..tentei acertar e desisti por desconhecimento, não existe fórmula mágica ou acerto padrão.

2) mesmo que vc parta para uma injeção de marca (pandoo, fueltech, his, etc) leia todos os manuais da megasquirt. eles te explicam bem como funciona o lance da injeção (ainda que vc seja mecânico e entenda, esse é um mundo novo). não acho que valha a pena pensar em 4 bicos e mesmo sequencial, o ganho é mínimo em rotações médias/altas. além disso, o custo é maior (afinal são 4 bicos) e a adaptação é mais complicada. uma tbi de monza com 1 bico álcool e uma bomba de gol gti dão conta desse motor com sobra.

3) não ache que vai ligar uns fios e sair andando. injeção programável exige paciência e [muitos] testes. muito mais que carburadores. já ouvi um amigo dizendo que viu um opala 4c álcool com uma mega e não estava bom...se não estava bom, é pq o acerto não foi bom...pq o sistema funciona de acordo com a disposição e conhecimento do cara que tá acertando. se é o dono do carro, ok...se ele está pagando alguem para acertar, a brincadeira começa a ficar cara e o cara desiste.

em pista (onde essas injeções dão um banho) é muito mais fácil de acertar, há muito menos nuances na aceleração...mas para andar em trilha o acerto é bem mais complicado.

a minha idéia para o futuro é: montar uma tbi de monza com um bico em um coletor de opala e deixar guardado...comprar um módulo e fazer uns testes....bem devagar, mantendo de um jeito que eu possa voltar atrás quando eu quiser, sem muito custo.

um comando 294 não acha que é muito bravo, e os seus tuchos são hidraulicos ainda, eu tenho cagaço de fazer girar e por comando alto com tuchos hidraulicos.....

eu ficaria com um 274 como o amigo disse ou proximo......
    por mim, eu teria um comando original, mas eu comprei o motor assim. e vou te falar...ele não embola e tem uma disposição animal para funcionar.

eu tinha tuchos mecânicos, mas voltei pros hidráulicos (tive que trocar e precisava ser rápido, o mecânico tinha esses à mão). o carro tá mais silencioso e tá cortando mais cedo...mas eu não preciso acelerar até 7000 rpm na trilha mesmo...

o carro está na oficina resolvendo umas coisinhas. quando voltar vou tentar colocar uns vídeos no youtube.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    não sei a marca, sei que é nacional e foi feito em cima de um comando original a álcool. as especificações dele são: 294º (tanto na admissão quanto no escape), Lob Center: 114 e Levante: 7,4mm (tanto na admissão quanto no escape).

tudo isso para quase 13 de taxa e rodo no álcool.

por mim, eu teria um comando original, mas eu comprei o motor assim. e vou te falar...ele não embola e tem uma disposição animal para funcionar.

eu tinha tuchos mecânicos, mas voltei pros hidráulicos (tive que trocar e precisava ser rápido, o mecânico tinha esses à mão). o carro tá mais silencioso e tá cortando mais cedo...mas eu não preciso acelerar até 7000 rpm na trilha mesmo...
    Realmente, com esse Lob-c de 114 o motor quase não embaralha, com certeza esse seu comando foi feio por encomenda, quase unico pois até o momento não tinha conhecimento de um comando com essas especificações...

Eu usava tbm 13:1 a álcool, mas hoje eu uso gasilina com 11:1 de taxa... e ta mais forte do que era antes...mas não é só por causa da taxa e combustível... é toda a preparação em si...

Forte abraço!!!
    Christian Ullmann

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Realmente, com esse Lob-c de 114 o motor quase não embaralha, com certeza esse seu comando foi feio por encomenda, quase unico pois até o momento não tinha conhecimento de um comando com essas especificações...

Eu usava tbm 13:1 a álcool, mas hoje eu uso gasilina com 11:1 de taxa... e ta mais forte do que era antes...mas não é só por causa da taxa e combustível... é toda a preparação em si...

Forte abraço!!!
    pois é, animal esse comando....

eu pensei seriamente em mudar para a gasolina. mas só se trocasse o cabeçote...aí já é mais despesa que eu não to a fim. o que tá mexendo com os duendes é a ignição...ela tá boa, mas não sei o que eu ganharia com uma curva mais agressiva.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    pois é, animal esse comando....

eu pensei seriamente em mudar para a gasolina. mas só se trocasse o cabeçote...aí já é mais despesa que eu não to a fim. o que tá mexendo com os duendes é a ignição...ela tá boa, mas não sei o que eu ganharia com uma curva mais agressiva.

abs
    Se ta bom no álcool deixa assim mesmo... eu adarova meu jeep a álcool... eu deixava ele sempre com excesso em baixa, era muito bom o cherio que dava... heheheh quem parava atrás ficava bebado... hehehehe

Troquei pra gasolina porque faço trilha na argentina e lá não tem álcool...

Quanto a ignição, vi num post anterior que vc comentou sobre o DD da MotorSpice...

Eu usei em meu jeep o DD, elimina completamente toda a ignição, funciona muito bem, fica bom... mas tive dificuldade de acertar o ponto por causa do comando, dificultando a partida do motor em virtude da centelha perdida, mas depois que pegava, era uma maravilha...

A solução foi partir para um DIS sequencial... ele usa 4 bobina, uma para cada vela, fica muito bom tbm... sem falar na imunidade a água... que muitos acham ser a unica função, mas não é... a principal funcão é o remapeamento e centelhamento mais forte. exatamente o que você procura...

Infelizmente tive problemas elétricos em meu jeep que cabaram por danificar o DIS tbm, hoje ele esta com o Sérgio para reparos, mas recomendo para quem estiver interessado... é bom....

Forte abraço!!!
    4X4 Brasil
    Christian Ullmann

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Se ta bom no álcool deixa assim mesmo... eu adarova meu jeep a álcool... eu deixava ele sempre com excesso em baixa, era muito bom o cherio que dava... heheheh quem parava atrás ficava bebado... hehehehe

Troquei pra gasolina porque faço trilha na argentina e lá não tem álcool...

Quanto a ignição, vi num post anterior que vc comentou sobre o DD da MotorSpice...

Eu usei em meu jeep o DD, elimina completamente toda a ignição, funciona muito bem, fica bom... mas tive dificuldade de acertar o ponto por causa do comando, dificultando a partida do motor em virtude da centelha perdida, mas depois que pegava, era uma maravilha...

A solução foi partir para um DIS sequencial... ele usa 4 bobina, uma para cada vela, fica muito bom tbm... sem falar na imunidade a água... que muitos acham ser a unica função, mas não é... a principal funcão é o remapeamento e centelhamento mais forte. exatamente o que você procura...

Infelizmente tive problemas elétricos em meu jeep que cabaram por danificar o DIS tbm, hoje ele esta com o Sérgio para reparos, mas recomendo para quem estiver interessado... é bom....

Forte abraço!!!
    trilha na argentina?! deve ser muito maneiro.

pela minha conversa com o sergio (ele é super atencioso em tirar todas as dúvidas), eu já partiria para um DD sequencial e com centelha perdida (além do avanço a vácuo). com o sequencial o carro pegava fácil?!

já estou decidido a comprar, só falta pegar o carro com o mecanico. pedi para ele dar uma olhada no carburador para ver se melhorava esse buraco na transição do gicle de baixa para o de alta.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

Usuário Avatar de KitiU.
    Entrada
    25/06/2008
    Local
    Horizontina/RS
    trilha na argentina?! deve ser muito maneiro.

pela minha conversa com o sergio (ele é super atencioso em tirar todas as dúvidas), eu já partiria para um DD sequencial e com centelha perdida (além do avanço a vácuo). com o sequencial o carro pegava fácil?!

já estou decidido a comprar, só falta pegar o carro com o mecanico. pedi para ele dar uma olhada no carburador para ver se melhorava esse buraco na transição do gicle de baixa para o de alta.

abs
    Sim, as trilhas na argentina são muito legais... gosto mais de fazer trilha lá do que por aqui...

Quanto ao DD/DIS... o normal e ter centelha perdida, no caso de um motor 4 cilindros, se usa duas bobinas de pálio ou uno...

Essas bobinas tem duas saidas, no caso do 4 cilindros, por ex: uma bobina ( a bobina 1) centelha ao mesmo tempo na vela do primeiro e do quarto cilindro e a bobina 2, centelha ao mesmo tempo nas velas do segundo e terceiro cilindro,

Foto do motor com DD em anexo!!KIT 3.0 PARA MOTOR GM151-motor_com_dd.jpg

No meu caso, ou por incopetência minha na instalaçãou ou por falta de paciência em acertar, não consegui achar um ponto adequado afim de evitar estouros ocasionados pela soma de centelha perdida mais comando, e isso dificultava a partida do motor

Em conjunto com o Sérgio da Motor Spice, resolvi partir par um DIS sequencial, onde é usado 4 bobinas MI, logicamente uma para cada vela, eliminando o fator centelha perdida...

E ainda esse DIS é plug and play, ou seja, para ser sequencial ele precisa de um sensor para saber a ordem de explosão, par isso somente o comando poderia passar essa informação e como no opala o comando é no bloco, a solução foi usar o Distribuidor para saber essa ordem de explosão... já que precisava do distribuidor, optamos por usar a bobina impulsora para saber a rotação no motor e não mais o sensor na polia...

Bem com certeza o Sergio consegue explicar muito melhor o funcionamento do DIS e DD, pois estamos figindo do assunto do tópico...

Ah... plug and play, porque você só troca a tampa por uma com o sensor, o rotor por outro que fornece sinal ao sensor, usa o sinal da bobina impulsor ( os dois fios que saem do distribuidor) e demais intalação do DIS e sai andando, sem se preocupar...

Espero ter ajudado

Forte abraço!!
    4X4 Brasil
    Christian Ullmann

Usuário Avatar de leogc
    Entrada
    28/01/2004
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Sim, as trilhas na argentina são muito legais... gosto mais de fazer trilha lá do que por aqui...

Quanto ao DD/DIS... o normal e ter centelha perdida, no caso de um motor 4 cilindros, se usa duas bobinas de pálio ou uno...

Essas bobinas tem duas saidas, no caso do 4 cilindros, por ex: uma bobina ( a bobina 1) centelha ao mesmo tempo na vela do primeiro e do quarto cilindro e a bobina 2, centelha ao mesmo tempo nas velas do segundo e terceiro cilindro,

Foto do motor com DD em anexo!!KIT 3.0 PARA MOTOR GM151-motor_com_dd.jpg

No meu caso, ou por incopetência minha na instalaçãou ou por falta de paciência em acertar, não consegui achar um ponto adequado afim de evitar estouros ocasionados pela soma de centelha perdida mais comando, e isso dificultava a partida do motor

Em conjunto com o Sérgio da Motor Spice, resolvi partir par um DIS sequencial, onde é usado 4 bobinas MI, logicamente uma para cada vela, eliminando o fator centelha perdida...

E ainda esse DIS é plug and play, ou seja, para ser sequencial ele precisa de um sensor para saber a ordem de explosão, par isso somente o comando poderia passar essa informação e como no opala o comando é no bloco, a solução foi usar o Distribuidor para saber essa ordem de explosão... já que precisava do distribuidor, optamos por usar a bobina impulsora para saber a rotação no motor e não mais o sensor na polia...

Bem com certeza o Sergio consegue explicar muito melhor o funcionamento do DIS e DD, pois estamos figindo do assunto do tópico...

Ah... plug and play, porque você só troca a tampa por uma com o sensor, o rotor por outro que fornece sinal ao sensor, usa o sinal da bobina impulsor ( os dois fios que saem do distribuidor) e demais intalação do DIS e sai andando, sem se preocupar...

Espero ter ajudado

Forte abraço!!
    entendi. talvez eu tenha me enrolado na hora de ler os emails que trocamos (eu e sérgio), mas no fim, eu teria essa ignição sequencial, pelo mesmo motivo que vc, comando muito alto. enfim, esse é uma coisa que ainda vou fazer, mas primeiro quero deixar o carro acertado.

abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Trilha do Telegrafo
      Por Rodrigo Lopes no fórum Trilhas
      Respostas: 263
      Última resposta: 03/10/2018, 16:30
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    3. Usando duas baterias no veículo
      Por du no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 100