
Postado originalmente por
KitiU.
Sim, as trilhas na argentina são muito legais... gosto mais de fazer trilha lá do que por aqui...
Quanto ao DD/DIS... o normal e ter centelha perdida, no caso de um
motor 4 cilindros, se usa duas bobinas de pálio ou uno...
Essas bobinas tem duas saidas, no caso do 4 cilindros, por ex: uma bobina ( a bobina 1) centelha ao mesmo tempo na vela do primeiro e do quarto cilindro e a bobina 2, centelha ao mesmo tempo nas velas do segundo e terceiro cilindro,
Foto do
motor com DD em anexo!!
No meu caso, ou por incopetência minha na instalaçãou ou por falta de paciência em acertar, não consegui achar um ponto adequado afim de evitar estouros ocasionados pela soma de centelha perdida mais comando, e isso dificultava a partida do
motor
Em conjunto com o Sérgio da
Motor Spice, resolvi partir par um DIS sequencial, onde é usado 4 bobinas MI, logicamente uma para cada vela, eliminando o fator centelha perdida...
E ainda esse DIS é plug and play, ou seja, para ser sequencial ele precisa de um sensor para saber a ordem de explosão, par isso somente o comando poderia passar essa informação e como no
opala o comando é no bloco, a solução foi usar o Distribuidor para saber essa ordem de explosão... já que precisava do distribuidor, optamos por usar a bobina impulsora para saber a rotação no
motor e não mais o sensor na polia...
Bem com certeza o Sergio consegue explicar muito melhor o funcionamento do DIS e DD, pois estamos figindo do assunto do tópico...
Ah... plug and play, porque você só troca a tampa por uma com o sensor, o rotor por outro que fornece sinal ao sensor, usa o sinal da bobina impulsor ( os dois fios que saem do distribuidor) e demais intalação do DIS e sai andando, sem se preocupar...
Espero ter ajudado
Forte abraço!!