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  • #649
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Como disse o Rodrigo, a suspensão nunca vai arriar os dois lados por igual. Mas vc pode colocar uma cinta limitadora pra segurar a bola do diferencial.

    Tem que montar os feixes corretamente e o eixo inicialmente sem cunhas pra simular corretamente, nas fotos parece que ta só com o feixe direito aí não da pra saber se vai abrir isso tudo.

    []'s

  • #650
    Usuário Avatar de Chevi
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    Rodolfo, na traseira estou instalando as molas traseiras da Toy com jumelos revolver, daí o aumento de curso ter sido tão grande. Se tivesse utilizado as molas dianteiras da Toy, que são até menores do que as originais traseiras do jeep, o curso não teria aumentado tanto (mas para mim não faria sentido ).

    Fernandão, hoje de manhã mesmo passei para o mecânico um e-mail com as duas primeiras sugestões que você também me passou. Acredito que retirando o tambor do freio de mão abrirei espaço suficiente para compensar o espaço a mais que toma a junta CV. Não vou aumentar o chassi, isto é certo. Se for necessário posso até vir a jogar o suporte das molas um pouco mais para traz, mas também não acho esta uma solução fácil, pois a alavanca que tal extensão fará no final do chassi pode ser grande ocasionando quebras...

    Enfim, o lance agora é começar a procurar a junta CV, alguma sugestão? Uma opção seria algo como o link abaixo, precisando antes tirar a medida correta:

    Rubicon Express Part RE1898-155 - CV Drive Shaft

    [ ]s
    Chevi
    Willys Assombroso CJ-5/58 4.1 - Clarck CL2205E - Colossus Max - XRC10 Comp
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  • #651
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Como disse o Rodrigo, a suspensão nunca vai arriar os dois lados por igual. Mas vc pode colocar uma cinta limitadora pra segurar a bola do diferencial.

    Tem que montar os feixes corretamente e o eixo inicialmente sem cunhas pra simular corretamente, nas fotos parece que ta só com o feixe direito aí não da pra saber se vai abrir isso tudo.

    []'s
    Elmer,

    Os dois feixes estão no lugar mas o eixo está solto ainda, não fixado com os grampos. Sem girar um pouco o eixo, não dá nem para pensar (analisando a suspensão aberta), pois como o cardã é curto o ângulo fica muito fechado.

    Mas ainda não colocamos o jeep no piso e isso me preocupa, pois ainda não sei qual é a altura em repouso. Certamente isto será analisado antes de fixar definitivamente o eixo.

    Estamos pensando em não usar cunhas, ao invés disso reposicionar a "base" do eixo, para que o pino do feixe possa encaixar dentro da base do eixo. Antes da instalação do kit já tinha uma cunha calçando o eixo, como aparece nas fotos, mas desta forma o pino do feixe fica apenas na cunha, e não entra na base do feixe, o que pode facilitar uma rotação do eixo (sei lá, estou pensando na ignorância que posso vir a fazer na trilha hehehe).

    Valeu! Conforme for andando a "obra", vou passando aqui os erros e acertos...

    [ ]s
    Chevi
    Willys Assombroso CJ-5/58 4.1 - Clarck CL2205E - Colossus Max - XRC10 Comp
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  • #652
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    Dei uma passada ontem na oficina para ver a evolução dos trabalhos.

    O diferencial traseiro já foi girado e calçado. Desistimos da ideia de cortar e ressoldar os suportes originais pois o risco de ficar desalinhada a nova fixação.



    Molas de Toyota no CJ-cal-os-diferencial-02.jpg

    Tivemos que fazer um ajuste no suporte dos amortecedores dianteiros, da parte que fica junto às molas, pois na placa enviada pela Molas FF o amortecedor ficaria muito para fora e pegaria no pneu quando virasse o jogo da direção.

    Ainda falta fixar novamente a tubulação de freios, instalar os novos mangotes de freio (maiores), comprar e instalar os novos amortecedores.

    Ainda não tomei a medição como quero, mas aparentemente os amortecedores traseiros (Rancho 5000) não precisarão ser substituídos. A distância entre os suportes com a suspensão totalmente aberta (jeep suspenso) é apenas 1 cm maior do que a distância olhal-olhal aberto.

    Já na dianteira, não tem como manter os amortecedores que lá estão (se não me engano de MB 608). Com a suspensão toda aberta (jeep suspenso) está dando 57 centímetros de olhal a olhal.

    Ainda vou fazer a medição da suspensão aberta e fechada levantando-se apenas uma das rodas e tomando as medidas para verificar os valores exatos dos amortecedores. Vou procurar, também, as medidas do amortecedor traseiro da Ranger 97, sei que já vi esta medida em algum lugar aqui no forum.
    Chevi
    Willys Assombroso CJ-5/58 4.1 - Clarck CL2205E - Colossus Max - XRC10 Comp
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  • #653
    Ainda bem que nao é SPOA, senão o diferencial ficaria na posição 12h.

    ()'s
    CJ5 - V6 4.3 Vortec
    Quando eu era pequeno tinha medo de injeção, hoje tenho medo de carburador !

  • #654
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por Chevi Ver Post
    Dei uma passada ontem na oficina para ver a evolução dos trabalhos.

    O diferencial traseiro já foi girado e calçado. Desistimos da ideia de cortar e ressoldar os suportes originais pois o risco de ficar desalinhada a nova fixação.



    Molas de Toyota no CJ-cal-os-diferencial-02.jpg

    Tivemos que fazer um ajuste no suporte dos amortecedores dianteiros, da parte que fica junto às molas, pois na placa enviada pela Molas FF o amortecedor ficaria muito para fora e pegaria no pneu quando virasse o jogo da direção.

    Ainda falta fixar novamente a tubulação de freios, instalar os novos mangotes de freio (maiores), comprar e instalar os novos amortecedores.

    Ainda não tomei a medição como quero, mas aparentemente os amortecedores traseiros (Rancho 5000) não precisarão ser substituídos. A distância entre os suportes com a suspensão totalmente aberta (jeep suspenso) é apenas 1 cm maior do que a distância olhal-olhal aberto.

    Já na dianteira, não tem como manter os amortecedores que lá estão (se não me engano de MB 608). Com a suspensão toda aberta (jeep suspenso) está dando 57 centímetros de olhal a olhal.

    Ainda vou fazer a medição da suspensão aberta e fechada levantando-se apenas uma das rodas e tomando as medidas para verificar os valores exatos dos amortecedores. Vou procurar, também, as medidas do amortecedor traseiro da Ranger 97, sei que já vi esta medida em algum lugar aqui no forum.
    Chevy,

    Não querendo "descer a lenha", mas esse calço ficou meio estranho..... Na boa, se cortar e re-soldar fosse problema, não haveriam Jeeps "Spoados" .... nada que uma trena e uma maquina de solda não resolvam.

    Sem contar que o tempo que o cara perdeu pra fazer um negocio desses

    ()´s
    Denis

  • #655
    Usuário Avatar de maico lapschies
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    chevy,
    esse "calço" está soldada na sapata original? se não tiver, irá soltar fora.

    arranca isso fora. corta a sapata, e solda na posição correta.



    []'s sem calços

  • #656
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
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    Retire com cuidado as sapatas, mantenha encaixada no pino da mola, gire, alinhe e ponteie.
    Tire as medidas, teste e depois solde pra valer.
    Simples e muito mais seguro que esse calço.

    Achei que ficou com um angulo muito acentuado, talvez afete a lubrificação.
    No minimo reposicione o furo da tampa mais pra cima, com isso vai caber mais óleo.

    []'s - ainda achando melhor levar o eixo mais pra tras.

  • #657
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    Chevi boa noite.
    Porque, vc precisou fazer esse calço gigante?
    Vc chegou a apoiar o peso do jeep nas molas para ver como iria ficar?
    Qual é o tamanho do cardã?

    Isso ta muito estranho...

    T+
    Murilo Beltrame

  • #658
    Usuário Avatar de Chevi
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    Esse é o lado bom do Forum, dá pra limpar as cagadas antes de tirar o jeep da oficina

    Vou falar com o mecânico na segunda. Ele também não não colocou o jeep no chão, na verdade o que fez foi levantar o eixo com um macaco até o jeep começar a levantar do elevador. Neste teste o angulo em que ele colocou o diferencial fez sentido, mas vou pedir para ele descer o carro todo e apoiá-lo sobre as próprias rodas, assim dá para ver como ficará na posição de repouso. Depois, levanta novamente arranca os tijolos sob o eixo e os solda.

    Apenas para confirmar... Aqueles calços monstruosos tem o furo embaixo para ficar "preso" no pino do feixe de molas e na parte de cima tem um pino, tal qual o do feixe de mola, para evitar que o eixo corra (pois este também tem a cavidade para trava). Ainda assim vocês acham que vai dar zica?

    Valeu pelos comentários!
    Chevi
    Willys Assombroso CJ-5/58 4.1 - Clarck CL2205E - Colossus Max - XRC10 Comp
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  • #659
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    Zica pode ser que não, mas eu acho q esse calço não é necessário. Olha quantos jeeps usam esse sistema ( inclusive o meu) e não precisou mexer com isso.



    T+
    Murilo Beltrame

  • #660
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    Citação Postado originalmente por M-Beltrame Ver Post
    Zica pode ser que não, mas eu acho q esse calço não é necessário. Olha quantos jeeps usam esse sistema ( inclusive o meu) e não precisou mexer com isso.



    T+
    Murilo, vou medir depois o tamanho do cardã também. Tenho instalado o motor 6 cil 4.1 e uma caixa de F1000, logo o cardã foi "um pouco" encurtado.

    Valeu!
    Chevi
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