Bem desde que comecei a fazer parte aqui do fórum, justamente em busca de informações, logo percebi que vocês entendem bastante e sempre ajudam todos que são menos experientes assim com eu...
Contudo, por mais que o cara leia divesras vezes os tópicos, ainda ficam duvidas, pois existem sempre opinões distintas e até contraditórias sobre cada assunto, e os menos experientes não conseguem absorver essas informações com clareza...
Como por exemplo essa história do jumelo na frente ou atraz...
Sei que não existe uma "receita de bolo" e mesmo que existi-se cada padeiro segue a receita e faz do seu jeito!! então acredito até que vocês ja responderam várias vezes a mesma pergunta aqui no fórum...
Bom é óbvio que cada um de vocês tem suas profições, vida particula e tudo mais, contudo existiria a possibilidade de se entrar num consenço e formular uma "receita de bolo" para esse tópico, um resumo de tudo o que ja foi dito aqui e que realmente é verdade, para que não fiquem dúvidas quanto como é certo, como é melhor!
Não me entendam mal, não é cobrança nem nada é só uma sujestão!
vou tentar postar algo bem explicativo aqui, não prometo que vai ser hj porque to cheio de serviço na firma, mas assim que possível vou elaborar minha receita.
vou tentar postar algo bem explicativo aqui, não prometo que vai ser hj porque to cheio de serviço na firma, mas assim que possível vou elaborar minha receita.
Uma das primeira alterações que realizei no meu CJ-5 foi a instalação de jumelos um pouco maiores.. não me lembro exatamente porque. Os originais estavam velhos e meio tortos, mas porque colocar jumelos novos maiores ? Em alguns anúncios de venda de Jeeps, eu observei na época que isso de "jumelos grandes" era algo que se apresentava como uma melhoria. Aí acho que por isso fui levado a colocar jumelos maiores também... mas hoje estou vendo que talvez não tenha sido uma boa opção, sem mexer nos pontos de fixação dos suportes dos jumelos aos chassis, e mantendo feixes originais.
O fato é que sem mexer em mais nenhum outro componente, os jumelos maiores tendem a ficar num ângilo de quase 90 graus em relação à longarina do chassis, e isto parece fazer com que a suspensão como um todo fique mais dura. Pelo menos é o que está me parecendo em função dos últimos posts deste tópico.
A dúvida agora, é... como corrigir essa situação ?
recolocar jumelos com tamanho original ?
mudar o ponto de fixação nas longarinas dos suportes dos jumelos ?
colocar molas mais comprimdas ?
Tudo para fazer com que os jumelos fiquem a 45 graus e as pancadas na suspensão (e na coluna, principalmente dos caronas) diminuam.
coloque jumelos ORIGINAIS e não mexa nos pontos de fixação, apneas olhe se as molas estão muito arqueadas pois pode ser um fator tambem, se os pontos de fixaçãoe stiverem originais mantenha assim (se os feixes forem tb)
Caso opte por trocar as molas por kits de toyota (solução melhor que existe, vale a pena cada centavo) ai sim vc muda os suportes que deverão ter 1,05m de olhal a olhal ok? Todos os kits jogam o jumelo pra frente por simples facilidade de instalação, mas se puder e tiver $$$ coloque como o original do CJ5 (jumelos atrás da roda) pois melhora e muito no conforto
Caso contrário se não for mudar, apenas volte aos jumelos de tamanho original. Mas dê uma olhada nessas molas se não estão arqueadas (que ando nessa situação podem deixar os jumelos retos) demais e pode ser esse o problema.
Rubens,
quanto a arqueação das molas... já nem sei mais dizer.
Vou consultar o "terapeuta" do meu CJ, pois foi mexido sim.
Foram removidas algumas lâminas, e se não me falha a memória deram um arqueada.
O resultado foi que, antes caída para o lado do motorista - o que eu associei ao fato do proprietário anterior ser um tanto robusto e as molas estarem cansadas -, agora está caída para o lado do carona, a carroceria. Mas não me lembro exatamente o que foi feito. A primeira coisa que farei será voltar os jumelos de tamanho original e verificar o resultado. Depois vou vendo o que fazer de acordo com o que obtiver.
Mas como posso avaliar se as molas estão muito ou pouco arqueadas ?
mas se estiverem cansadas as molas e vc vai ter de trocar, molas, jumelos, talvez grampos tb....
pega o kit de toyota vc nào se arrepende, é menos problemas e dura muito
se vc lembra que arquearam já te prepara que memso com os jumelos originais se for arqueado continuará duro e jumelos retos por causa do angulo dos olhais.
Caras... o gasto não é pequeno, mas tenho como suportá-lo - principalmente se o resultado for mesmo bom. Estou estudando bem a questão, porque não quero me precipitar mais, como em outras mexidas que fiz no Jeep e com as quais não fiquei plenamente satisfeito. Levar a um bom posto de molas é uma idéia boa. Assim que eu descobrir um na região de Saquarema/Maricá/Araruama, eu farei isso. Por enquanto acho que vou só trocar os jumelos, e com muita sensibilidade verificar os resultados. Vou selecionar uns quebra-molas mais radicais - o que aqui em Saquarema não é nem um pouco difícil - para fazer testes antes e depois de mexer nos jumelos. Acho que será possível ter uma idéia do resultado, mesmo que as molas não ajudem muito.
Caras... o gasto não é pequeno, mas tenho como suportá-lo - principalmente se o resultado for mesmo bom. Estou estudando bem a questão, porque não quero me precipitar mais, como em outras mexidas que fiz no Jeep e com as quais não fiquei plenamente satisfeito. Levar a um bom posto de molas é uma idéia boa. Assim que eu descobrir um na região de Saquarema/Maricá/Araruama, eu farei isso. Por enquanto acho que vou só trocar os jumelos, e com muita sensibilidade verificar os resultados. Vou selecionar uns quebra-molas mais radicais - o que aqui em Saquarema não é nem um pouco difícil - para fazer testes antes e depois de mexer nos jumelos. Acho que será possível ter uma idéia do resultado, mesmo que as molas não ajudem muito.
Abraços a todos...
Dae Julinot...
Cara aqui na minha região, o pessoal pegou a mania de colocar molas elicoidais junto com o feixe de molas...
O negócio é + ou - assim... se usa as molas trazeiras do gol bolinha, claro que cortadas no tamanho certo... dae é feito um copinho que caiba dentro da mola, um em cada lado... essa mola vai entre o chassis e o eixo!!!
Vou ver se consigo algumas fotos... mas é uma solução para molas cansadas e deixa o jeep retinho... e fica muito bom para andar na cidade e interior...
Antes de por as molas de Toy no meu jeep, eu também usava assim, pois meu jeep era muito ruim de andar e ficava sempre torto por causa de molas cansadas... sem falar que foi uma solução barata, pois as 4 molas do gol, mais os suportes aqui pelo menos foi mais barato do que 2 mola mestre novas....
Ve ai se isso te ajuda, conversa com teu mecânico, quem sabe sai bem barato e conforme o uso do jeep vale muito a pena...
E ser for gastar, nem pensa muito... coloca logo um kit de molas Toy...
...
O negócio é + ou - assim... se usa as molas trazeiras do gol bolinha, claro que cortadas no tamanho certo... dae é feito um copinho que caiba dentro da mola, um em cada lado... essa mola vai entre o chassis e o eixo!!!
Vou ver se consigo algumas fotos... mas é uma solução para molas cansadas e deixa o jeep retinho... e fica muito bom para andar na cidade e interior...
.
Ah não, kit fess é assunto pra outro tópico, por favor não estrague o conteúdo daqui