Powered by vBulletin

sistema de injeção monoponto no OHC

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/02/2009, 18:34
    cRiPpLe_rOoStEr
    o motor ohc ja foi produzido em taubaté para exportação com versões injetadas e turbo... por causa da lei da informática não era possível vender esses motores no brasil, ja que a injeção era importada...
  • 02/02/2009, 18:52
    rubensx
    tem a opção mais "plug n play"

vai num desmanche comrpa o cabeçote, coletor com TBI, bicos, chicote e centrald e injeção da Ranger 2.3

passa a mão nas chaves de boca e mãos à obra, coloca tudo no lugar e saia feliz com seu 2.3 injetado lindão original ford ;-)

nume squece que são 2 velas por cilindro e tem de mexer no distribuidor de resto só alegria
  • 01/05/2011, 20:11
    rodrigo.hoffman
    Pessoal

O tópico ta com poeira mas resolvi reabrir pq gostaria de saber se alguem ja fez a instalação de alguma injeção monoponto no OHC.. Acompanhando o topico do Recruta http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...a-zero-11.html eu fiquei bastante entusiamado.. Antes que alguem venha aqui dizer que nao vale a pena, melhor trocar o motor ja vou adiantando que nao tenho intenção de trocar ele :discordo:..

Troca de motor acarreta em um monte de coisas, desde documentação, flanges, cardas, sistema de arrefecimento, eletrica e por ai vai e ai um motor que saiu R$ 2.000,00 vai acabar ficando uns R$ 5.000,00...

A ideia é seguir a receita do Rodrigo, para ter um aumento de potencia .. Sei que nao vai ser nenhum aumento absurdo, mas uns cavalinhos com certeza se consegue

[ ]´s quem sabe futuramente injetados :pensativo:...
  • 04/05/2011, 14:29
    Robertux
    Meu OHC está ficando pronto. Se não der mais nada errado ele fica pronto este final de semana, tá dificil de acreditar mas desta vez acho que vai. Por enquanto ele está totalmente original, com o carburador H34, de corpo duplo e ignição eletrônica original, mas a idéia de injetá-lo com uma monoponto não me sai da cabeça. Vou deixar o bolso se recuperar um pouco e a idéia da injeção amadurecer mais. Se a monoponto ficar boa acho que vai com ela mesma, se não, estou pensando em um cabeçote da Ranger, mas qualquer uma das duas opções para daqui a uns dois anos.
  • 06/05/2011, 22:51
    chinelao4x4
    Que duvida cruel , em breve terei problemas com meu ohc, refazê-lo , injetar com cabeçote da ranger, e mais igniçao eletronica , ou, trocar por um motor ap, comprar flange, embreagem, adaptaçoes , dificuldades, encrencas, turbinar futuramente, documentaçao, etc...
    Acho que no ohc, vai uns 3500 á 4000 mil reais
    e no ap tambem.... OU ESTOU ERRADO ?
    se for isso, vou pelo meu ohc, que saberei direitinho como vai estar depois de pronto,
  • 18/06/2011, 01:51
    Robertux
    Andei pesquisando sobre a adaptação de injeção monoponto em motores originalmente carburados e parece que não é tão dificil. Não fica tão boa quanto a multiponto, mas melhora em muito se comparada ao carburador, principalmente quanto à manutenção e desempenho e é bem mais simples e barata de instalar e configurar.

A maioria que encontrei foi feita em motor de Opala 4 e 6 cilindros. Para o 6 clindros, com carburador Solex H34, o mesmo que o meu motor OHC usa, o pessoal usou a TBI do Monza 44/mm, portanto, se essa TBI é suficiente para o GM 4.1, acho que é mais que suficiente para o OHC, e, já que era utilizada no 1.8/2.0 do Monza, também não tem perigo de ser excessivamente grande para o 2.3.

A central utilizada foi uma MegaSquirt, que, pelo que entendi, é uma central feita em casa a partir de esquema disponibilizado gratuitamente na internet, mas acho que uma Pandoo ou Fueltec resolveriam mais facilmente o problema. A vantagem dessa MegaSquirt seria, em princípio, o custo mas exige um bom conhecimento em eletrônica (é necessário fazer uma placa de circuito impresso dupla face e exige boa prática com solda de componentes eletrônicos delicados). Não sei se o módulo do próprio Monza não daria certo, vou pesquisar mais um pouco.

Os censores não são muitos e aparentemente fáceis de instalar e relativamente baratos.

Bom esse foi meu primeiro contato com injeção eletrônica. Meu amigo, que refez meu Jeep comigo injetou e turbinou um BF 161. Segundo ele ficou animal mas não aguentou a rotação e fundiu rapidinho, se não me engano com menos de 1500 km. Hoje ele tem um AP MI turbinado. Vou conversar com ele e ver o que ele fala.

O problema é que nós moramos em Piracicaba, eu trabalho em São Paulo e ele em Paulínea, então fica meio complicado a gente se encontrar. Enquanto estávamos reformando meu Jeep nós nos encontrávamos no final de semana para trabalhar no Jeep, mas agora que terminamos está mais dificil, até porque nós terminamos o Jeep no limite da paciencia das esposas, tanto a minha quanto a dele, então precisamos dar um pouco de atenção à elas nos finais de semana, pelo menos por um tempo.
  • 18/06/2011, 07:47
    4X4GARAGE
    eu colocaria primeiro direto com o modulo do monza msm,dai depois veria a necessidade da programavel
    []s
  • 18/06/2011, 12:18
    rodrigo.hoffman
    Bom

Depois do ultimo post eu andei lendo bastante sobre o assunto.. Pensei em varias possibilidades e cheguei a algumas conclusões:

• Realmente não e dificil adaptar uma tbi monoponto do monza no coletor, que ira suprir perfeitamente o motor.. Essa tbi minha nas S10 monoponto tb e como o Roberto falou o pessoal usa pra alimentar o 6cc do Opala, então..
    • Usar o módulo do monza não dá.. O modulo dele tb controla a parte de ignição (ponto, curva de avanço, etc) e tb teria que adaptar o distribuidor do monza.. acho que seria muito trabalhoso com o risco de não ficar bom.
    • A unica injeção monoponto que não controla a parte de ignição vieram nos motores AP 2.0 conhecida como Bosch Le Jetronic.. Essa acho que da pra arriscar apesar de ser uma injeção denominada "burra".. Dessa maneira a parte de ignição continuaria a cargo do sistema antigo..
    • Acho que pra ficar um serviço bem feito, tem que com um módulo programavel (fueltech, pandoo, etc), não tem jeito.. Aqui tb não escapa de adaptações de distribuidor ou roda fônica
    • Não esquecer que quem estiver disposto a encarar essa empreitada não pode esquecer de alterar toda a linha de combustivel, bomba eletrica, dosador, etc...

Eu não desiste do projeto, so to esperando juntar umas LTs $$$ pra adquirir o FT200 da fueltech, que no meu caso é compativel com o atual sistema de ignição (DIS) que tenho e nao quero desfazer.. Esse módulo permite só o controle da parte de injeção, ou dos dois juntos (alimentação e ignição)

Depois dessa parte da instação e que veem a parte boa..

O ajuste :pensativo:.. Funcionar com certeza vai, mas será que vai ser o funcionamento ideal :parede:..

Enquanto isso vamos continuar pensandoo :pipoca:...

[ ]´s
  • 18/06/2011, 18:45
    Robertux
    Beleza Rodrigo, vamos continuar pesquisando e trocando informações, assim em breve o Fênix e o Lasanha estarão livres dos arcaicos carburadores sem a necessidade da troca do cabeçote pelo da Ranger, afinal esse cabeçote está parecendo cabeça de bacalhau.
  • 25/12/2011, 20:35
    Mário RED JEEP
    E aí, alguém fez progressos? Estou acompanhando.
  • 28/12/2011, 15:19
    Rodolfo Ourique
    Citação:

Postado originalmente por Mário RED JEEP Ver Post
    E aí, alguém fez progressos? Estou acompanhando.

X2...acompanhando de longe...rs
  • 28/12/2011, 22:44
    Toscano
    Recentemente instalei o TBI do monza em meu OHC 1976. Tô utilizando um módulo da HARDWARE PERFORMANCE (RODA FÔNICA). Tô utilizando um bico do monza álcool. Opnião: Ainda estou em fases de ajuste. Mas o carro fica muito brabo a aceleração rápida é outra coisa (antes utilizava um H-34 associado com uma ignição estática) O carro pega da mesma forma à toda hora quente ou frio! Tô alcançando fácil fácil 6000/6500 RPM (estou limitando pela central!!) num motor todo original.... A adaptação do TBI é muito simples e o custo relativamente baixo....
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:35.