sem querer me intrometer, mas vou aproveitar sua deixa , quando comecei a reformar o Brucutu (CJ 1980) a primeira coisa que eu pensei foi : o motor vai ter que ser grande ! então a primeira ideia foi instalar o famoso 302 V8 Ford mas quando vi um na trilha desanimei pois o carburador do cara era um edelbrock zerado e engasgava pacas em inclinações ,e segundo o piloto era um problema dos v8 que ele não conseguia resolver ou seja não achava carburador que desse conta da fome do bichão em grandes inclinações ,mas mesmo assimfui atraz de um pra mim mas a dificuldade de encontrar um V8 que não tivesse sido "malhado" em algum mavecão por ai por um preço razoavel, e a oportunidade de aprender um pouco de injeçãome fizeram comprar um gm 4.1 mpfi (que tb não é nenhum motorzinho ) e tava muito bom a um preço legal ,mas nunca pude tirar a prova se tem esse defeito (se é que se pode chamar assim o correto seria caracteristica) nos V8 ou era papo do cara e o dele que tava mal regulado ???
Na grande maioria dos casos, quando um motor carburado apresenta falhas quando está inclinado, não é por falta de combustível, pelo contrário, ele está afogado.
Isto ocorre porque o combustível dentro da cuba do carburador se desloca para uma das extremidades, e a boia abaixa, liberando a passagem de mais combustível pela agulha, afogando o motor, seja ele V8, V6, L6, L4...basta ter carburador.
Um meio de tentar evitar isto é baixando o nível da cuba, "regulando" a boia.
Existem carburadores que são mais propensos a este tipo de falha(Webber IDF) e outros mais "tolerantes", como o 2E e o 3E...
Eu utilizo uma Webber 44IDF, deixei o nível da cuba a aproximadamente 1/3 da capacidade máx., mas em compensação utilizo uma agulha de grande vazão.
Devasso CJ-X 58
Toy Land Cruiser FZJ-105 01
C 10 4.8 Automatic4 73
ahh kra ... diz a tua opiniao ... os prós e os contras ...
Vantagem???
Só se for filho de dono da petrobras.
Bom, quando eu coloquei o V8 no meu jeep, primeiro tinha sido uma doação de um conhecido que não queria mais ver "aquilo" encostado no fundo da garagem, depois, era o mais potente motor à disposição no mercado (depois do motor do Dodge Charger RT) e sem contar que tinha toda uma linha de acessórios como bomba de ar condicionado, bomba de direção hidráulica prontos, câmbio mecanico de 3 ou 4 marchas ou o cambio automático. Era só pegar em desmanches......nada de adaptações e ainda sobrava espaços vagos a serem preenchidos.
E além disso, era o que eu tinha na mão para poder rodar com os 9.00x16, considerado naquela época como impraticáveis de se colocar no jeep e no final, se voce coloca um desses no seu jeep, acaba gostando do ronquinho dele, põe um monte de coisa dependurada na polia dele e ele nem chia, etc....torra uma grana em montar tudo....
Hoje, tem toda uma opção de motores que a 13 anos não havia.
Hoje, se fosse partir do ZERO, provávelmente colocaria ou o 6 em V da Ranger ou o 6 em linha da Chevy.
Essa história de qual motor colocar no jeep, vai muito do seu gosto pessoal e do $$$$ na mão.
Meu conselho:
Não se guie pelo motor mas pergunte-se:
Nesse câmbio com reduzida que eu tenho ou quero comprar, qual motor posso colocar?
Sobre o esgazopamento, isso ocorre com qualquer motor carburado.
O único motor que trabalha até de lado é o injetado.
Para o V8 tem o kit holley pro-jection, víu que motor legal ?
Aproveitando que o tópico é sobre motores 6cc eu deixo aqui minha pergunta.
Qual a melhor carburação para o BF 161 e que seja de fácil adaptação?
Acho muito legal o motor do Opala 4.1, é um motor com dotes invejaveis, mas adoro meu BF e não gostaria de troca-lo, porém aquela carburação é muito simples, consome muito e tudo mais. Queria fuçar um pouco na minha mecanica sem ter que mudar muito a cara dela.
Será que estou pedindo muito?!? Sou chato né?!?
Abração a todos.
Eu passei por essa romaria , a poucos meses, e coloquei o carburador "2 E" e fiquei muito satisfeito, + econômico, melhor desempenho, não falha(engasga) de jeito nenhum e não engole o caroço tão facilmente.
Finalmente alguém respondeu muito bem minha pergunta. Mas eu queria saber que mudanças vc precisou fazer.
Foi só colocar essa base que vc fez, ou tem mais alguma mudança?
Preciso das medidas dessa base pra poder fazer uma igual. Será que poderia fazer ela mais baixa pra ocupar menos espaço, ou isso afetaria o desempenho?
Como esse tópico não é sobre carburadores e Sim motores vc pode me passar por MP mesmo.
Eu passei por essa romaria , a poucos meses, e coloquei o carburador "2 E" e fiquei muito satisfeito, + econômico, melhor desempenho, não falha(engasga) de jeito nenhum e não engole o caroço tão facilmente.
Ops!
De que carro é esse 2E?????? Seria um 2E de motor AP (santana, gol)?
Tá meio escuro nas fotos, mas tá parecendo 3E ou então tá cheio de "badulaques" pendurados...
com o "3E" também deve ficar muito bom, talvez até melhor, não sei, mas a peça que eu fiz é composta daquela parte branca, o pescoço de tecnil, o adaptador do carburador "3E" para corsa turbo(segundo o especialista ) E UMA TIRA DE CELERON que fica entre o coletor e o pescoço de tecnil.
Eu recomendo, e relatei aqui no Forum passo a passo desde a Injeção eletrônica áo carburador "2E"
Só dou um conselho quem busca uma potência "bem" maior que a ORIGINAL, não perca tempo e nem dinheiro, troque logo o seu motor sai bem mais barato , agora se você gosta do desempenho do BF 161 e ficaria contente com uma melhora de 10 a 15 % em força e velocidade, e 1 a 1,5 Km/Litro de economia vai em frente é uma boa pedida, pois acaba com as pequenas falhas no motor e as engasgadas em rampas/barrancos/subidas "bem" íngremes, enfim é o que se chega mais perto da perfeição sem comprometer a durabilidade e conservando todos os outros componentes originais do motor(exceto o carburador), neste motor tão confiável e robusto .
Não esqueçam que os 90 cv do BF 161 são cv SAE, potência BRUTA, medidos pela norma da década de 60.
No Itamaraty o motor era o 3000 e tinha declarados 130cv SAE brutos.
No Maverick, a Ford declarava 116 cv SAE brutos no motor 3000, alegando que havia "revisto a calibragem dos dinamômetros". Na verdade foram feitas algumas modificações, emespecial no cabeçote e na alimentação.
Os 118 cv do 4.1 GM a gasolina até 1989, são cv ABNT, potência LÌQUIDA, equivalentes à norma DIN e próximos à SAE atual. Ou seja esse motor dá uns 140 cv brutos. a partir de 1990 a potÊncia líquida passou a 121 cv ABNT.
O 250S tinha 127 cv ABNT na última série (1988). Os primeiros (1974) tinham 153 cv DIN ou 171cv SAE
O 4.1 a álcool tinha 132cváBNT até 1989 e 134 cv após 1990. O que dá uns 160 cv brutos, mais ou menos.
o 4.1 da Silverado tem 138 cv ABNT e o SFi do Omega tem 168cv ABNT.
Portanto, depois de toda essa sopa de normas (ABNT,DIN,SAE antiga, SAE nova) a conclusão é que mexer num BF para chegar perto de um 4.1 GM não compensa, pois a diferença de potência é muito grande.
Concordo com vc Marcelo, eu tenho um BF 161, tenho conciencia que não compensa mexer nele pra ganhar grande potencia, mas sou feliz com ele, só quero eliminar alguns defeitos que o motor tem, a carburação é uma delas.
Não quero montar um monstro, meu motor anda bem e nunca me deixou na mão, ando numa média de 80 a 90 Km/h com ele, ja dei 120 de final e ele é muito forte de saída, desenvolve bem até uns 60, a partir dai precisa de um pouco de paciencia.
São gostos diferentes, se um dia eu precisar de mais que um bom carburador e uma boa distribuição eu passo pra outro motor.
Espero que entenda, gosto é igual C#%@, cada um tem um.
Não discordei de você não.
Na verdade, o que eu quis dizer é que, se alguém quer ter um Jeep para estrada e poder ter potência e torque à vontade e gosta do seiszão GM, como eu também gosto, deve mais é usar um motor desses, se tiver bala para fazer isso.
O BF original é perfeitamente adequado para quem tem um uso como o seu e também se mete no barro. Só considerei que se alguém quer um Jeep que ande bem forte, é mais produtivo colocar logo o 4100, ao invés de "fuçar" no BF e acabar estragando o que ele tem de melhor: a durabilidade e a curva de torque plana e em baixos regimes.
Uma sugestão para o BF, que pode ser mais barata que um 2E, inclusive na manutenção: o Solex SEIE, que foi usado no Maverick 6, na A20/C20 e também no Opala 6 até 89.
É um carburador de corpo duplo também, adequado para motores de maior cilindrada e que custa bem mais barato, além de suas peças serem mais em conta.
Calma Marcelão, não to bravo não, só gosto do meu BF, obrigado pela dica do carburador, mas estava vendo e acho que com o 2E os resultados são melhores.
Mas fico feliz em saber que não sou só eu que gosta do BF nas trilhas.