Rapaz, meio que desencanei dessa bagaça.. mas pelo menos descori o porquê dele nao funcionar direito..
Aqui em casa eu fazia o teste com uma fonte, nem tãõ boa mas também nenhuma porcaria. O inversor funcionava direitinho e carregava o capacitor.
Mas qdo ligava na bateria, que é Corrente continua pura, ele se negava a funcionar. Ou tem algum componente com especificacao diferente (coisa pequena, dentro da tolerancia do fabricante) ou entao o projeto deles nao funciona memso.
Uma saída é usar um oscilador baseado em circuito integrado (tipo o 555) que faria a comutacao pro transformador. Comecei a mexer com isso mas parei, to mexendo mais com mecanica ultimamente (e eu devia estar estudando... esses hobbys..)
Mas caso eu decida fazer o meu, to pensando em usar um sensor magnetico e abandonar de vez o platinado. esses dias que fui comprar o filtro de ar de um chevette vi que ele usa o mesmo módulo e sensor do opala 6cil, o unico problema é colocar uma "margarida" dentro do distribuidor do BF, no lugar do eixo de cames. porem a vantagem é que nao precisa cortar/soldar o eixo e as curvas de igniçao permanecem as mesmas.
Eu usei a ignição normal, só montei o circuito eletronico que é ligado no sistema original....tudo funcionou ok! até agora nao deu problemas... mas acho melhor colocar tudo eletronico mesmo e acabar com o platinado!
mas acho melhor colocar tudo eletronico mesmo e acabar com o platinado!
Sem dúvida !
Porém, ao invés de se adquirir um distribuidor sem-platinado (remanufaturado) e módulo eletrônico....custo estimado R$ 500-600.....
será que alguém comercializa kit para trocar o "miolo" de um distribuidor convencional, objetivando transformá-lo para funcionar sem-platinado junto a um modulo eletrônico ?
Me-disseram que a firma Crestana&Crestana andou comercializando kits em torno de R$150 para transformação de distribuidor convencional - procede ?
Tche, meu carro já tem ignicao eletronica, o que dá diferenca é a ultilização do CDI, um amigo tem uma ignicao da CMRACING que é uma droga como essas ai da revista. O correto é usar um Capacitor, desenvolvido para isso e não capacitores em série, mas isso para obter o máximo de performance. Para nos usando capacitores em serie vai ficar SHOW.... mas tem que ser CDI.....
dá muita difenca, ele regula o carro com CDI e sem CDI e se nota muuuito a diferenca...
abraços
Daniel
A que comecei a fazer, barrei no trafo... nao saia faisca no secundario...
Xisla, Conheço pesoalmente as ignições CDI, porque eu os contruía nos velhos tempos !
Nesses, o descarregamento de um capacitor de 1 micro-Farad carregado até 300 Volts DC produz uma centelha bem mais poderosa.
Porém, é aconselhável que o dimensionamento da bobina seja adequado ao nível mais elevado de tensão (cerca de 30/40 kV) do secundário.
Outrossim, o próprio SCR precisa aguentar o tranco do capacitor de 300 V descarregando sua eneergia através do primário da bobina, e o conversor 12 V / 300 V a um curto-circuito franco nos seus terminais de saída......cada vez que o platinado abre.
E o circuito do disparo do SCR imune às interferências externas e ao bounce dos contatos do platinado.
Por isso, mais cedo ou mais tarde vai pedir arrego, e portanto, é interessante que seja fornecido com chave possibilitando reverter ao sistema convencional de ignição. OK ?
O sistema construído pelo colega - e descrito acima - é simplês e superior ao sistema convencional, porque poupa os contatos do platinado da comutação do corrente (5-10 Amps) fluindo pelo primário da bobina. Assim, o platinado opera mais confiávelmente, embora o transistor comutador agora carrega o piano (comutando dito corrente). Contudo o performance ao longo do tempo é mais constante e previsível. O desgaste do platinado em sistema convencional provoca fatalmente o desencadeamento de eventos que acabam por deteriorar a ignição.
Novamente, é interessante que seja equipado com chave para a finalidade descrita acima.
Para alguns funciona e para outros não porque este circuito da revista é muito elementar e deve ser visto mais como um "demonstrativo teórico" do que circuito prático, já que faltam inumeros refinamentos que garantam sucesso tanto no funcionamento quanto na vida útil do circuito.
Ola.. sukys, voce desenvolvia este tipo de circuito certo??? Nao tem nenhum por ai sobrando para me vender??? Eu ja vi o da CMRACING funcionando e melhorou bastante um GOL 1.0 sente-se a diferenca...
Estava com as mesmas duvidas,já comprei os componentes e vou montar este fim de semana o sistema postado pelo maurico d'arezo vou copiar a mensagem dele:
Olá Klaus,
No meu Jeep também queria colocar uma ignição para poder superar o problema de platinado sem nenhuma qualidade, como não achei uma com um preço razoável, e usada não confio muito, optei por um meio termo, fiz uma "ignição" como está descrito no link ( http://www.trilha4x4.com.br/dica33.htm ) como a função do platinado é apenas de servir de interruptor para gerar pulsos de eletricidade e o contato liga/desliga constante gera faíscas causando desgaste, então o circuito que é apresentado serve como um interruptor eletrônico, o platinado gera um pequeno pulso no circuito e esse se encarrega de passar a corrente maior, preservando assim o contato mecânico por muito tempo, e se um dia pifar é só mexer na chave e tudo volta ao sistema original, para mim está funcionando muito bem, já faz uns 8 meses que fiz, e se não me engano gastei uns R$ 20,00.
A única alteração que fiz foi na caixa que é montado o esquema, por coincidência, eu estava na época trocando um reator de uma luminária de lâmpada fluorescente e por sorte a caixa desse reator era de alumínio e bem feita, abri essa caixa removi tudo o que tinha dentro, e coloque o meu circuito, ficou perfeito, parece que é ignição industrializada, ninguém acredita que é Tabajara.
É lógico que ainda continuo vulnerável a mergulhos.
Um abraço.
Maurício.