Algumas ressalvas sobre o circuito mais simples:
1. o resistor R1 deve ser de no mínimo 2W. Senão é cheiro de queimado na certa.
2. O transistor Q3 pode ser o BUX80, BU2508A, BU2525A ou equivalentes. Estou usando o BU2508AF (R$ 7 em Brasília), que também serve. Caso não tenha esses, peça por um transistor que aguente pelo menos 500V e 8A.
3. As trilhas do circuito impresso que vão à bobina e ao negativo devem ser beem espessas. Mais do que as minhas, vou fazer um reforço com fio e solda no final.
4. De preferência monte o transistor Q3 num dissipador de calor, dá pra achar relativamente fácil em sucata (como o meu).
5. Como não testei no carro ainda, não sei se acontece: se o circuito ficar ligado na alimentação, porém sem comutação no platinado (ex, chave virada na ignicao) , depois de um tempinho o transistor passa a conduzir a corrente através da bobina, resumindo, ele ESQUENTA PRA KCT e pode queimar depois de um certo tempo nessa condição. Quando tiver tudo acertado posso mandar notícias, ou se alguém manja do assunto, dê os toques pra gente!
É isso aí.. quem tiver a coleção da Saber Eletrônica, pode procurar a número 261 de 1994 que lá tem o artigo completo.
Falows!