Daniel
Manda o esquema para nós, nunca é demais saber qualquer coisa, principalmente barata, pra dar uma vitalizada no bom e velho BF :wink: .
Um abração
alexandre
Versão Imprimível
Daniel
Manda o esquema para nós, nunca é demais saber qualquer coisa, principalmente barata, pra dar uma vitalizada no bom e velho BF :wink: .
Um abração
alexandre
Bom, tão aí.
Algumas ressalvas sobre o circuito mais simples:
1. o resistor R1 deve ser de no mínimo 2W. Senão é cheiro de queimado na certa.
2. O transistor Q3 pode ser o BUX80, BU2508A, BU2525A ou equivalentes. Estou usando o BU2508AF (R$ 7 em Brasília), que também serve. Caso não tenha esses, peça por um transistor que aguente pelo menos 500V e 8A.
3. As trilhas do circuito impresso que vão à bobina e ao negativo devem ser beem espessas. Mais do que as minhas, vou fazer um reforço com fio e solda no final.
4. De preferência monte o transistor Q3 num dissipador de calor, dá pra achar relativamente fácil em sucata (como o meu).
5. Como não testei no carro ainda, não sei se acontece: se o circuito ficar ligado na alimentação, porém sem comutação no platinado (ex, chave virada na ignicao) , depois de um tempinho o transistor passa a conduzir a corrente através da bobina, resumindo, ele ESQUENTA PRA KCT e pode queimar depois de um certo tempo nessa condição. Quando tiver tudo acertado posso mandar notícias, ou se alguém manja do assunto, dê os toques pra gente!
É isso aí.. quem tiver a coleção da Saber Eletrônica, pode procurar a número 261 de 1994 que lá tem o artigo completo.
Falows!
Estes circuitos são extremamente simples e funcionais. Agora, tem que caprichar no dissipador de calor para evitar queima dos componentes. Há muitos anos, revistas como a Antenna e a Nova Eletrônica apresentavam diversos destes circuitos. Todos bastante simples e funcionais.
Eu, na verdade, utilizei uma ignição eletrônica já pronta vabricada pela VW, vedada, com a carcaça com dissipador, etc.
Custou uns R$ 130,00 no site da Rural: http://ruralwillys.tripod.com/vendas/acessorios.htm.
Só que agora eles não tem disponibilidade para venda deste produto, mas dá para ver a cara dele.
[]s
Bem, não querendo desanimar ninguém, mas eu já montei esse esquema mais simples da Saber e não funcionou ... Revisei todas as ligações e chequei os componentes, mas nada ! :(
O único que funcionou foi um outro circuito, que inclusive enviei a placa p/ o Mauro, pois depois instalei o GM-151, que já tem ignição eletrônica original.
Depois mande notícias se esse circuito da Saber funcionou. Comigo, ele não quis "conversa" ... :)
Abraços
OláAlexandre :D
Coitado do bom e velho BF, devemos levar em consideração que, se temos um jeep hoje é porque o velho BF é que nos trouxe!!! E o que fazemos?? ?Simplesmente descartamos como uma peça inutil e obsoleta.
mas vamos ao que interessa, no Portuga (em Guarulhos ou na Feira 4x4-as quintas feiras no Ibirapuera) tem o distribuidor prontinho para instalar no seu bom e velho BF, e já vem com o cabo, você só precisa correr atrás do módulo da ignição (qualquer desmanche de carro velho tem).
Segundo o pessoal do Portuga, qualquer módulo de 6 ou 8 pinos (não me lembro ao certo) cabe nesse distribuidor.
A última vez que fui na feira o distribuidor tava 200 latinhas, o módulo você vai gastar +- 60 latinhas no ferro velho (mas não fala que é para jeep senão os caras esfolam :evil: , fala quue para um carro bem velho!!!)
Saudações
Mattheus
MattheusCitação:
Postado originalmente por mattheus
Valeu a dica, mas quero esclarecer que não desprezo o BF, tanto que não pretendo usar outro motor. Para o meu uso este tá muito bom :wink: .
Quanto a comprar peças em ferro velho, sempre ligo antes é peço o preço, senão quando chego, geralmente com meu carro de uso diário que é uma GM Silverado, o preço dobra :evil: , quando sabem que é p/ Jeep triplica :evil: :evil: e se descobrem que sou Médico aí perdem a noção :evil: :evil: :evil: . Tem que estar esperto e saber bem o preço da peça nova :wink: .
Um abração
Alexandre
Oi, Pessoal.
Coloquei na seção de download uma materia completa para a montagem deo circuito de ignição eletrônica que saiu na resvista Nova Eletrônica de janeiiro de 1985.
Abraços.
Sergio Antunes.
Ô, Sérgio. Tu é do tempo da Nova Eletrônica, é? :lol: :lol: :lol:
Fala Cicero.
Pois é. Tem as suas vantagens pois consigo as revistas que não existem mais hehehe.
:lol: :lol: :lol: Mas a cabeça é de moleque mesmo.
Abraços
Sergio Antunes.
:D Fala Pandur !!! :DCitação:
Postado originalmente por Flávio Pandur
Cara, tua ignição está sendo guardada com todo cuidado! Quero terminar logo a reforma do meu Nissan Patrol e instalar nele mesmo sua ignição! Ainda não comprei a caixinha porque não me concentrei nesta parte ainda, mas quando instalar eu de mando um e-mail, certo? Mais uma vez muito obrigado ! :P
Bom pessoal, eu tenho vários esquemas de ignição eletrônica aqui comigo. Tenho esquemas de ignição transistorizada comum e tbm de ignição eletrônica por descarga capacitiva. A por decarga capacitiva é que é o "ouro", mas o problema é que precisamos construir um pequeno transformador, e não tenho habilidades e nem quem faça pra mim. Eu não entendo de eletrônica, talvez quem entenda do assunto possa nos dizer se é possível a utilização de um transformador "comercial". Posso escanear os esquemas e mandar para quem quizer, ou colocá-los no meu site. Alguém se interessa ????? :?:
[]'s querendo ajudar e ao mesmo tempo pedindo ajuda...!
Mauro, dá uma olhada lá atás que eu postei um circuito por descarga capacitiva que já contei o inversor..
Fala Mauro.
Esses circuitos de ignição eletrônica são bem simples. Quanto ao inversor tambem é facil de fazer o problema é encontrar um trafo descente.
Manda o circuito que você tem pra gente dar uma olhada.
O que eu mandei para a seção de download eu não montei, mas pelo que vi deve funcionar; só que não e por descarga capacitiva e portanto não tem uma faisca tão potente mas protege o platinado e mantem as faiscas na maneira certa independente da rotação do motor.
Abracos.
Sergio Antunes.