-
Aí Alexandre,
Ontem estive na feira do Ibirapuera, e encontrei muita coisa boa e barata.
Uma delas é o kit completo de ignição (distribuidor, cabo, e módulo) por 240 latinhas :D :D , só precisa usar a sua tampa original. O produto parece ser bem feito, tem boa aparência, e tem garantia.
E se você der uma choradinha o cara ainda dá um desconto.
A loja R.A. 4x4 fica em Guarulhos, na Av.Dr. Timóteo Penteado, 2630, Vila Galvão, Tel. 6497/2205 falar com o Roberto.
Uma coisa que achei engraçado :twisted: ( e totalmente sem noção) é que ao lado do estande da R.A. o cara estava vendendo o mesmo kit por 750 latinhas??? :? Vai entender.
[]´s
mattheus
-
:D Fala Danniel, Sérgio e ALL !!! :D
Eu já tinha esse circuito da Nova Eletrônica :) . Quanto ao inversor, os arquivos que tenho tbm os contém, e indicam o número de voltas que devem ser enroladas sobre um núcleo de ferrite. O problema continua sendo o mesmo: temos que construí-lo. Aqui na minha casa não tenho como. Já fui a dois caras que enrolam transformadores e eles se negaram a enrolar o transformador desses circuitos, dizendo que é de muita precisão e não querem arriscar. Fiquei na mão :cry: . O único problema para eu construir um circuito de descarga capacitiva é essa droga de transformador... :? A "solução" (pelo menos pra mim) é substituirmos por um já pronto, mas eu não entendo dessas coisas... :cry: Sergio, vc diz que é fácil de fazer...como eu poderia fazer?
Pessoal, eu coloquei no meu site todas as matérias que tenho sobre ignição eletrônica da década de 60. Tenho da década de 70 e 80 tbm, que logo vou escanear e avisar vocês. Os circuitos de descarga capacitiva são quase todos da década de 70. Vou escanear tudo e colocar no site. o endereço é http://www.oficinadojipe.kit.net/ig.html . Escaneei bem grande para facilitar a leitura e a visualização dos circuitos. Eu acho uma ótima leitura. Espero que gostem! :P
Vou ver se até o fim da semana eu coloco os circuitos da década de 70 pelo menos, que são os que tem os circuitos "capacitivos". Estou torcendo para que vcs consigam dar uma "solução" para este transformador... :)
[]'s
-
Naquele circuito ele usa um transformador comum de 9V + 9V e 3A. No esquema não diz qual deve ser a tensão do primário, diz apenas que deve dar de 500v a 800v. Como o oscilador trabalha entre 200Hz e 2kHz, não sei se um transformador comum de 220v serviria. O melhor jeito de descobrir isso é montar o circuito com um transformador comum, descobrir a tensão da saída e ir numa casa que enrole transformadores e pedir para aumentar o número de espiras no secundário, de modo que a tensão fique próxima a esses valores..
[]'s chocantes..
-
1 Anexo(s)
To mandando o artigo completo que saiu na revista.. às vezes o texto responde várias dúvidas
-
Olá Mauro e Daniel.
Mauro o inversor nada mais é que um oscilador para poder transformar a corrente continua da bateria em corrente continua pulsante (isso é necessário pois um transformador não funciona com corrente continua; tem que ser alternada ou continua pulsante) e depois passa por um transformador que vai elevar essa tensão. Ou você faz um trafo com núcleo de ferrite ou usa um convencional para essa função.
Daniel o transformador de 9+9 deve servir sem alteração pois esta sendo usado para uma tensão de bateria de pelo menos 12Vcc e com uma freqüência superior aos 60Hz da rede o que vai fazer com que o mesmo tenha um melhor rendimento. Caso seja insuficiente, pode-se tentar um trafo de 6+6 ou ate 3+3 (imagine que se um transformador que você joga 220V no primário e sai 3V no secundário, fazendo o inverso ou seja jogando 3 no primário sairia 220 no secundário.... agora se ao invés de 3 eu jogasse 12????? fora a freqüência) O importante é a corrente do secundário que quanto maior melhor, porem mais consumo e maior o tamanho do transformador. Um trafo feito especialmente para isso teria um volume menor, e o núcleo de ferrite é melhor para freqüências mais altas.
Assim que tiver um tempo disponível, vou montar esse circuito feito com o trafo de 9+9 para ver o que da.
Abraços.
Sergio Antunes.
-
Era exatamente isso que quis dizer, Sergio! :D
Também tô pensando em montar ele, só pra ver o que dá..
Acho que aqueles capacitores de 470nF vão servir, pq o BF tem rotação baixa (em média, depende do pé.. hehe).. Deve dar tempo pra eles carregarem direitinho, não acha??
Froids que o CJ fica na fazenda, só vou lá de vez em quando.. Devo ir na semana que vem, se rolar conto pra vcs.. com direito a fotos! :wink:
mais []´s chocantes
-
:D Fala pessoal !!!! :D
Estou aqui para avisar para vc's que já coloquei no meu site ( http://www.oficinadojipe.kit.net/ig.html ) todas as matérias da década de 70. Ou seja, vários circuitos da ignição por descarga capacitiva. :roll:
Como tbm já estão no site todas as matérias da década de 60, sugiro antes a leitura do matéria de abril/69.
Pela parte teórica do CDI, a matéria da revista ITA ENGENHARIA, de nov/70, é uma boa. Os circuitos que achei mais interessantes foram o de dez/75 e o de dez/76, por terem poucos componentes. Pelo texto, parece que o de dez/76 tem o menor consumo de corrente. :P
Sérgio, Danniel e All: qual a opinião de vc's?????? :shock:
[]'s
-
Aí, Mauro
Eletrônica Popular, Antenna, Monitor.... isto me lembra os tempos de colégio :lol: :lol: :lol:
Estes circuitos funcionam bem para o que se destinam. Agora, não se pode pensar que o veículo fai ficar uma fera que não é por aí. O que se nota com o uso destes circuitos é uma vida maior do sistema elétrico e menos falhas.
[]s
-
Fala Cicero.
Parece que não sou só eu que é do tempo da Nova Eletrônica né??? :lol: :lol: :lol: :lol:
Abraços.
Sergio Antunes.
-
Eu fazia montagens eletrônicas a partir dos circuitos da Eletrônica Popular e da Antenna. A Nova Eletrônica é recente!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
Eu montava radinho com transistores de germânio!!! :lol: :lol: :lol:
[]s
-
Povo...
Montei a bagaça... O único porém é que comprei o SCR errado, então ele não descarrega com o sinal do platinado.
Mas que até aí funciona, isso funciona... Inclusive levei um choque de 530 V :twisted:
Usei aquele transformador de 9 + 9 mesmo..
Comprando quase tudo, inclusive placa, percloreto, caixa, transformador.. ficou mais ou menos 60 latinhas...
Se der tempo, amanhã é só montar o SCR certo, tacar na caixa, ir pra fazenda e socar na viatura!
Abraços e inté!
-
Fala Daniel.
Qual SCR você usou??? Eu estou achando que não vai disparar mesmo.
Tenta colocar um diac no lugar dos diodos que vão no gate do SCR, ou experimenta inverter esse diodos.
Sergio Antunes.