x
Convex Datacenter
Página 8 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 85 a 96 de 103
    Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Agradecimentos: 2

Achei esse circuito de CDI...é mais atual, é de 1997.

vejam aí:

Capacitor Discharge Ignition Circuit (CDI)

The CDI ignition circuit produces a spark from an ignition coil by discharging a capacitor across the primary of the coil. A 2uF capacitor is charged to about 340 volts and the discharge is controlled by an SCR. A Schmitt trigger oscillator (74C14) and MOSFET (IRF510) are used to drive the low voltage side of a small (120/12 volt) power transformer and a voltage doubler arrangement is used on the high voltage side to increase the capacitor voltage to about 340 volts. A similar Schmitt trigger oscillator is used to trigger the SCR about 4 times per second. The power supply is gated off during the discharge time so that the SCR will stop conducting and return to it's blocking state. The diode connected from the 3904 to pin 9 of the 74C14 causes the power supply oscillator to stop during discharge time. The circuit draws only about 200 milliamps from a 12 volt source and delivers almost twice the normal energy of a conventional ignition circuit. High voltage from the coil is about 10KV using a 3/8 inch spark gap at normal air temperature and pressure. Spark rate can be increased to possibly 10 Hertz without losing much spark intensity, but is limited by the low frequency power transformer and duty cycle of the oscillator. For faster spark rates, a higher frequency and lower impedance supply would be required. Note that the ignition coil is not grounded and presents a shock hazard on all of it's terminals. Use CAUTION when operating the circuit. An alternate method of connecting the coil is to ground the (-) terminal and relocate the capacitor between the cathode of the rectifier diode and the positive coil terminal. The SCR is then placed between ground and the +340 volt side of the capacitor. This reduces the shock hazard and is the usual configuration in automotive applications.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cdi_121.gif  

Fabiano,

Se este circuito é de uma ignição CDI eu nasci na China e me chamo Ju Ha Kin.

Procure pela Internet por "tesla generator" e encontrará dezenas de circuitos semelhantes.

Abraços,

Citação Postado originalmente por escoria
    ...por que você não aproveita que já tem um produto desenvolvido...
    Primeiro porque meu estoque de peças específicas para este circuito está zerado (trafo, que era confeccionado por encomenda, circuito impresso idem, componentes importados, etc.) e são coisas que não se compra na base da unidade.

Segundo porque era uma ignição desenvolvida para motores preparados que requerem uma faísca bem avantajada, e nenhum dono de jipe equipado com platinado vai querer gastar 800 reais em uma ignição super-dimensionada para o carro que tem, e realmente não faz o menor sentido.

E por ultimo, como já comentei, circuito prá carro só se for microprocessado. Já tem coisa saindo do forno (para painel) de custo acessível e que talvez interesse para alguns. Quando estiver pronto comento mais alguma coisa.

Abraços,

Usuário Avatar de Fabiano-SL
    Entrada
    15/03/2004
    Local
    São Leopoldo/RS
    Agradecimentos: 2
    Fala Sukys!

Poderia me explicar melhor este "tesla generator", pois pelo texto é CDI e achei muito semelhante ao circuito cdi das revistas....

[]'s

Fabiano,

Gerador Tesla é o nome que se dá aos circuitos do tipo que postou, que tem como UNICA finalidade a geração de alta tensão. Este circuito funciona pelo PRINCIPIO da descarga capacitiva, é verdade, mas daí chamar este circuito de ignição para motor vai uma grande distância.

Mesmo sem analisar o circuito, se prestar atenção no texto perceberá que atua em frequência fixa (gera 10 faíscas por segundo, de forma contínua e imutável) e o próprio texto determina que a fonte não aguenta coisa maior, ou seja, nem serve como base para uma ignição automotiva.
    Só para ter uma idéia, considerando um motor 4 cil. estes 10 Hertz equivalem a uma frequência de disparo da ignição quando o motor está a 300 RPM.

Abraços,

KCT???

Sukys, como vc chegou à essa conclusão q ele só gera 10 faíscas por segundo???

[]'s curiosos

Existem três formas para se chegar a esta conclusão:

1ª forma, baixo grau de dificuldade : conhecer alguma coisa de eletrônica e observar que entre a entrada e a saída do inversor lógico da familia 74C (pinos 1 e 2, respectivamente) existe uma realimentação resistiva. Inversor com realimentação já é o suficiente para torna-lo auto-oscilante, só que a frequência dependerá exclusivamente da capacitância interna ao pino de entrada do CI, que é extremamente baixa, e teriamos como resultado uma frequência relativamente elevada, que para ser calculada haveria a necessidade de ter o Data Sheet do inversor. Só que no circuito existe um capacitor, conectado entre terra e a entrada do inversor, e o valor deste capacitor será somado ao valor do capacitor da entrada do próprio CI (capacitores em paralelo tem a capacitância somada) que diga-se de passagem é de valor muito pequeno (capacitância do CI). Oras, como o capacitor conectado ao circuito tem o valor de 1uf e como a capacitância na entrada do CI é muito baixa, para efeitos de simplificação pode-se considerar somente o valor de 1uf.
    Um detalhe interessante é que a frequência gerada tem um controle de duty cicle, onde - considerando a saida do inversor - o ciclo negativo terá um tempo determinado pela constante RC formada pelo capacitor e pela soma dos valores dos dois resistores em série, e no ciclo positivo terá um tempo determinado pela constante RC formada pelo capacitor e pelo resitor de 10k, exclusivamente, já que o resistor de 510k possui um diodo em paralelo e que no ciclo positivo ficará diretamente polarizado, neutralizando desta forma a atuação do resitor de 510k no calculo da constante de tempo.
    De cara dá para perceber que o ciclo positivo será, aproximandamente, 50 vezes menor que o ciclo negativo, já que a relação entre os valores resistivos de carga e descarga do capacitor é mais ou menos esta, e tem que ser assim senão o SCR ficará em condição de disparo por um período muito longo, sobreaquecendo o capacitor que está em série com a saída do trafo, capacitor este que, em conjunto ao outro capacitor e aos dois diodos, formam um dobrador de tensão.
    Para não me estender mais, fazendo uso de um cálculo muito complicado, que é o calculo de constante RC, a soma dos períodos de carga e descarga do capacitor nos dá o período total, e como a unidade sobre o período nos dá a frequência, chega-se fácilmente à conclusão de que a frequência será de 10Hz.

2ª forma, médio grau de dificuldade : ir até uma loja de componentes eletrônicos e comprar todos os componentes, um protoboard para montagem experimental, ferro de solda, solda, alicate, fonte de alimentação e um osciloscópio ou frequencímetro. Montar o circuito e, se tudo correr bem, observar a frequência que se encontra no pino 6 do CI.

3ª forma, altíssimo grau de dificuldade : ler o texto que o Fabiano postou e observar que lá pelas tantas está escrito: Spark rate can be increased to possibly 10 Hertz without losing much spark intensity.

Numa boa, mas essa não deu prá resistir.

Quando vi o circuito pela primeira vez fiz apenas uma análise rápida (o suficiente para saber do que se tratava) e dei uma passada de olhos pelo texto (me atendo em uma ou outra informação) e ao comentar sobre as 10 faíscas por segundo (ou 10 Hertz, o que dá na mesma) assumi que o texto está correto em relação ao circuito.
    Mas o que escrevi lá no alto não está errado, é possível determinar a frequência de oscilação via constante RC, mas nem perdi tempo fazendo isso.

Sabe aquele lance do mecânico que dá uma olhada no motor e outra olhada nas especificações técnicas e manda de cara: "deste motor eu dobro a potência"?
    Com anos de janela qualquer um faz isso, ainda mais se o texto já dá a dica.

Abraços,

Orelhada minha, não li o texto, apenas vi o circuito

[]'s

Usuário
    Entrada
    21/06/2008
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Mauro B. Ver Post
    Fala Danniel, Sérgio e ALL !!!

Eu já tinha esse circuito da Nova Eletrônica . Quanto ao inversor, os arquivos que tenho tbm os contém, e indicam o número de voltas que devem ser enroladas sobre um núcleo de ferrite. O problema continua sendo o mesmo: temos que construí-lo. Aqui na minha casa não tenho como. Já fui a dois caras que enrolam transformadores e eles se negaram a enrolar o transformador desses circuitos, dizendo que é de muita precisão e não querem arriscar. Fiquei na mão . O único problema para eu construir um circuito de descarga capacitiva é essa droga de transformador... A "solução" (pelo menos pra mim) é substituirmos por um já pronto, mas eu não entendo dessas coisas... Sergio, vc diz que é fácil de fazer...como eu poderia fazer?

Pessoal, eu coloquei no meu site todas as matérias que tenho sobre ignição eletrônica da década de 60. Tenho da década de 70 e 80 tbm, que logo vou escanear e avisar vocês. Os circuitos de descarga capacitiva são quase todos da década de 70. Vou escanear tudo e colocar no site. o endereço é http://www.oficinadojipe.kit.net/ig.html . Escaneei bem grande para facilitar a leitura e a visualização dos circuitos. Eu acho uma ótima leitura. Espero que gostem! :P

Vou ver se até o fim da semana eu coloco os circuitos da década de 70 pelo menos, que são os que tem os circuitos "capacitivos". Estou torcendo para que vcs consigam dar uma "solução" para este transformador...

[]'s
    Oi aqui e Marcos Oliveira , o nucleo de ferrite e o E42 .
    Voce acha na loja cepar aqui de Curitiba .
    Sou tecnico em eletronica formado pelo CEFET Pr. dede 1.986,
    pesquiso faz anos essas igniçoes . Possuo alguns esquemas , ja montei

algumas .
    Utilizo hoje em um carro VW, uma comprada de aproximadamente
    220mj(mili jaules ) para dar um exemplo : a igniçao de um Mi 1.8 e de
    aproximadamente 8mj.

O que eu posso dizer na pratica e que se torna um motor extremamente
    forte , melhorado tudo arrancada ,economia de combustivel, velocidade
    retomada, na minha opiniao e otima .
    Meu email: Mapotz@hotmail.com
    Estou pesquizando uma la do EUA , dizem que tem umas mais forte .
    Esta que eu uso e da Cmracing . Do Cezar Marques .

Usuário
    Entrada
    21/06/2008
    O trafo Usa nucleo E42.
    Mapotz@hotmail.com
    Tecnico Em Eletronica Cefet Pr. desde 1.986
    gostaria de receber alguns circuitos desta igniçoes.
    Utilizo uma em um carro e Otima se quiser mais infomaçoes me mande um email
    Obrigado .
    Marcos Oliveira

Usuário
    Entrada
    04/07/2008
    bicho por favor voce pode me mandar o esquema da ignição a descarga capacitiva

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
      Última resposta: 09/08/2009, 18:11
    2. Ignição Eletronica
      Por mdarui no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 23/07/2009, 21:46

Permissões de Postagem