é muito simples:
ou a roda está empenada ou ao torquear as porcas não fez muito em cruz e ele está um pouco mais apertada em um que em outra porca ou entre o cubo e a panela tem contaminação
Versão Imprimível
é muito simples:
ou a roda está empenada ou ao torquear as porcas não fez muito em cruz e ele está um pouco mais apertada em um que em outra porca ou entre o cubo e a panela tem contaminação
Olá Leopoldo
Como sempre, muito atencioso com as perguntas dos navatos:concordo:, muito obrigado por isso.
Vamos lá: Antes do alinhamento não estava raspando. Hoje vou retirar a roda, a pinça e reapertar para ver a questão das porcas.
O que é contaminação; sujeira?
Quando recoloquei a roda, refiz as sedes dos parafusos do munhão e cortei (o torneiro fez) os parafusos novos. Depois de um tempo (2 semanas resolvi alinhar o jeep devido a um deslocamento danado que tinha quando chegava a aproximadamente 60km) - isso já acontecia antes de eu ter perdido a roda!
Lendo o forum aprendi a fazer o alinhamento. Ficou excelente, mas passei a escutar um pouco da pinça raspando na roda. Sei que ao alinhar, todo o munhão da direção e o suporte da pinça viram (e dos dois lados).
Pergunta: se a roda estiver deslocada dá pra consertar né já que ela é de aço. Tem aquelas borracharias especializadas em concertar rodas correto?
Também, caso ela estivesse empenada não deveria raspar só em um certo ponto?
Obrigado pela atenção
Chrisitan
1- sujeira entre as peças pode causar desalinhamento.
2- Isso eu não enhtendí ... explioca melhor
3- vc quer dizer shimmy ?
4- deslocada ou torta ? se ela estiver deslocada ela raspa por igual em um certo ponto ao longo da roda, fazendo um risco. Se estiver torta, pega somente em em um lugar ou uma região.
5- isso depende da roda e de como está, mas quem conserta isso é uma oficina especializada em alterações e consertos de rodas, tipo: auto rodas santa rita, la em sto amaro, sp.
Caro Leopoldo
Não consegui desmontar hoje pois fui passear com a patroa e os herdeiros voltando tarde. Durante o passeio, percebi que quando eu freiava ou nas acelerações o barulho de raspar passava. Acho que é mesmo questão de apertos nas porcas.
2- Quando comprei no ferro velho, as sedes dos parafusos que fixam a panela e o suporte de pinça no eixo estavam espanadas. Pedi para um mexanico aqui fazer uma revisão mas acho que ele me enganou e só levou meu dinheiro. Na minha segunda trilha (leve), na metade do caminho perdi a roda, encontrei a graxa cheia de lama, rolamentos bem marcados, a cruzeta arrebentada e roletes espalhados por dentro da "bola", ou seja, não teve revisão nenhuma. Tive que eu mesmo preparar o munhão e os parafusos já que não encontrei parafusos compatíveis já prontos.
3 quanto ao shimmy, ainda não sei definir bem isso. Se fossemos comparar com carro normal, o shimmy seria aquela trepidação quando voce está a 100 por hora e diminui depois dos 140? Aí faz o alinhamento e melhora...?! Se é isso, vou dizer que a trepidação do jeep era tão grande que parecia que ele pinoteava na frente dando pancadas na direção (uso amortecedor na direção de passat). Depois do alinhamento passou isso!
Amanhã se tiver um tempinho vou desmontar
Atenciosamente
Christian
4 - raspada por completo mas o barulho é intermitente
Resolvido
O Leopoldo tinha razão. Era contaminação... Desmontei, limpei e posicionei novamente com mais carinho desta vez. Parou de raspar.
Agora vou tentar resolver o outro problema...
Valeu cara, obrigadão
Christian
Olá, estou criando esse tópico com a intenção debater um sistema mais eficiente para regular as sapatas de freio dos nossos CJ's que não possuem freio à disco. Com isso partir da idéia de confeccionar um sistema que não precisasse ficar regulando aquele parafuso infernal, que quase nunca dá certo, e sempre fica uma roda mais pesada que a outra fazendo com que o carro fique puxando. Sei que a maioria dos opinantes vai dizer: "põe logo freio à disco!", mas infelizmente eu gosto do meu sistema de freios, apesar de problemático, mas no meu caso o único problema, ou o maior problema é a regulagem do mesmo, então fui bisbilhotar numa auto peças os sistemas de regulagens que outros carros utilizam e com um espelho + sapatas + cilindro de roda, tudo montado, porém fora do carro (é claro), levei à casa de peças e vi que o sistema de regulagem de freio da pampa, dá mais ou menos do jeito que eu imaginei fazer no jeep, consta de uma peça com aquela velha conhecida catraca, mas com uma peça que, sabendo fixar, se torna uma regulagem automática. E pra não ficar atrás, hoje passei numa grande oficina aqui da minha cidade pra fazer um balanceamento de rodas e lá vi uma L-200 triton com a roda traseira aberta, e fui curiar, chegando perto vi que o sistema é exatamente do jeito que eu imaginei fazer no jeep, com a regulagem do mesmo jeito, então é uma mão na roda. Semana que vem colocarei a idéia na prática, e para os que se interessarem colocarei fotos de passo à passo da adaptação e os respectivos resultados.
Aguardo adeptos para discutir possíveis erros.
Abraços à todos!
Pablo
CJ-3A - 1951 - Oligator.
Pablo, bom dia.
O jeep tem essa opção; é o sistema de freio da F-75 com o esquema de regulagem automátca do landau, ou o kit do landau. As peças são intercambiáveis. Portanto, se tem um landau ou eixos traseiros de landau em algum desmanche ai, a sua solução está pronta.
É possivel que algum outro veículo desses mais modernos tenha o kit pronto. É só olhar os eixos traseiros dessas toyotas, pajeros, etc. ... tem 5 prisioneios na panela (de freio)? é candidado!
Grande Leopoldo, muito obrigado por contribuir com a idéia, é bom saber que o Landau é intercambiável, mas aí eu terei que trocar os espelho também né isso? pra ficar o conjunto completo do Landau?
Assim o custo seria alto e a mão de obra quase equivalente.
Semana que vem estarei entrando de cabeça na minha idéia e se der certo postarei aqui as fotos, e se der errado frustramente também colocarei algo e o porquê que não deu certo!!!
Estou aceitando mais opiniões ou colaborações!!!
Abraços à Todos!
Pablo
CJ-3A - 1951 Oligator!
E aí, ficarei aguardando as fotos, passo pelo mesmo problema da regulagem das sapatas.
Abraço :concordo: