Fala Mauro!!
Gostei da idéia da trava. Veja como instalei os jumelos, a posição tá correta??
Versão Imprimível
Fala Mauro!!
Gostei da idéia da trava. Veja como instalei os jumelos, a posição tá correta??
:D Fala Mestre!!!
:o Home véio!!! Vc montou errado!!!! :shock: O jumelo tem que ficar para dentro, entre o feixe e o chassi!!! Olha um pouco atrás, no tópico, que tem um desenho... :wink:
[]'s
Fala Flávio !!! :DCitação:
Postado originalmente por Flavio Ramos
Cara, os jumelos estão instalados ao contrário! :shock: O "bico" deve ficar direcionado para o eixo. É só inverter! :wink:
Tem uma coisa: Sabe o grampinho em "U" que fica na extremidade do feixe??? Pois bem, eu acho que vc deve cortá-lo na altura da ultima lâmina, ou seja, deixar ele apenas na lateral do feixe. Isso é para o jumelo poder "deitar" sobre o feixe quando em máxima compressão, como na foto que está em anexo....entendeu? Alguém discorda??? :shock:
Eu achei um pouco grande esse jumelo! Acho que eles poderiam ter feito um pouco menor. :o
Tem mais uma coisa: como vc fixou o jumelo na dianteira do jipe??? Me parece que vc penas atravessou um parafuso no suporte antigo...é isso mesmo??? :?
[]'s
Maurão, realmente eu apenas fixei o jumelo no suporte dianteiro com um parafuso, algum problema?
Giovani, ainda não coloquei a danada da cunha. Assim que eu colocar digo o resultado.
Pessoal, mais uma vez valeu o socorro!!!
Só mais uma dúvida, em que vai influenciar a posição dos jumelos com o bico voltado pro eixo ou a maneira que eu instalei???????????
Mas já tô mudando, é só uma dúvida!!!!!!
Oi Flávio ! :DCitação:
Sim, tem problema sim. Já foi dito nesse tópico como vc deve instalar os jumelos. Assim como qualquer outro veículo, os jumelos são instalados em um suporte que contenha um cilindrinho, e nesse cilindrinho entra uma bucha. Foi assim durante toda a história do automóvel! :lol: É é assim que vc deve fazer.
Vc deve estar se perguntando "mas que cilindrinho eu vou arranjar para fazer esse suporte do jumelo??" . Uma boa alternativa é usar um olhal de uma lâmina mestra de jeep mesmo. Dê um jeito de conseguir uma lâmina mestra do feixe do jeep, qualquer um. Dái, vc corta as pontas da lâmina de forma que fique como a figura abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ar...uporte_407.gif
A parte reta da lâmina deve ter uns 10 ou 12cm. Como são apenas dois suportes desse que vc vai ter que fazer, vc só vai precisar comprar uma lâmina mestra.
Agora que vc já tem o cilindrinho junto com o pedaço da lâmina, vc deve instalá-lo, mas para isso vc deve retirar o suporte antigo do chassi! Pegue então uma esmerilhaderia e corte os dois rebites e a solda lateral. Bata forte com uma marreta e ele sai fora. Vc deve ter percebido que ficaram dois furos no chassis, de cada lado. Pois bem, faça esses mesmos dois furos em cada pedacinho de lâmina do feixe, exatamente nas mesmas posições. Depois de feitos os furos, é só parafusar no local!!! Se quiser vc pode soldar as laterais, o que acho interessante! O desenho acima já mostra os dois parafusos!
Agora é só colocar a bucha, o jumelo e sair andando!!!!! VC ENTENDEU ISSO TUDO????
Os jumelos devem ser instalados daquela forma para não torcer o feixe em compressão quando o eixo torce.Citação:
[]'s
Maurão, que aula arretada!!! Melhor que isso só receita de bolo de macaxeira. Depois te dou um retorno do resultado. Valeu mano!!!!
Agora vou ressucitar esse topico :lol:Citação:
Postado originalmente por mauro2br
Por que que o feixe nao pode torcer em compressao :?:
Quais as desvantagens em ter o feixe torcido em compressao :?:
Abracos ressucitadores de topicos
Oi Régis !!! :DCitação:
Postado originalmente por regis
O feixe pode torcer sim, eu não disse que não pode! O que eu disse foi que os jumelos revolver instalados da forma indicada evitam a torção do feixe que está em compressão, porém só na metade que tem o jumelo. Para o feixe que está em distenção, o jumelo revolver não evita em nada a torção!
É sempre bom que o feixe sofra apenas flexão, e não torção. As vantagens disso é um maior curso de suspensão e uma vida maior para o feixe (evita fadiga).
No site http://www.aor4x4.com/orbit-eyepoly-eye.htm vc vê umas rótulas que se instalam no lugar das buchas nos olhais. Elas são justamente feitas para se evitar a torção. :D
http://www.aor4x4.com/patgoe1pds.jpg
[]'s
Sou novo nestes foruns e estava lendo este tópico aí surgiu uma curiosidade, será que esse tipo de jumelo funcionaria bem utilizando-se amortecedores mecânicos iguais aqueles da OMP?
[]s
Graaande Mauro :DCitação:
Postado originalmente por mauro2br
Foi por isso que eu perguntei por que que o feixe nao pode torcer em compressao ... pois vc tinha dito que o jumelo tem que ficar pra dentro pra evitar a torsao dele em compressao.
Concordo que a flexao do feixe aumenta a fadiga nele.. agora.. se deixarmos o jumelo travando a torsao do feixe em compressao... acho que isso ta mal formulado....
Se o jumelo revolver nao "torcer" com as molas em compressao, quem vai torcer sao as molas e buchas (que eh o que acontece em jipes normais hoje)... diminuindo assim o curso... mas aumentando a vida util dessa mola...
Abracos
So pra completar... acho que a posicao do jumelo nao faz diferenca... a unica diferenca que tem eh se ele estiver embicado pra fora do chassis e se vc pegar alguma parede na sua frente.. a tendencia vai ser desse jumelo abrir com a forca da parede... e pode ate ir danificando ele com o tempo....
No meu caso pretendo usar ele embicado pra fora... pois ajuda com as molas maiores.
Abracos