só por curiosidade como ficariam esses jumelos em um cj com SPOA ???sera que torce perigosamente?? vale a pena testar??
Versão Imprimível
só por curiosidade como ficariam esses jumelos em um cj com SPOA ???sera que torce perigosamente?? vale a pena testar??
Se vc quiser andar na rua esquece.... ou tem que travar eles... ou colocar barra estabilizadora pra "tentar" melhorar... mas que vai piorar muuuito isso vai..Citação:
Postado originalmente por Beto Lacerda
Sem contar nas alteracoes de cardan que tem que ser feitas.. pois provavelmente o cardan vai chegar em fim de curso....
Tambem sem contar que o amortecedor precisa ser GRANDE o suficiente pra lidar com essa possibilidade de curso maior
Acho que com SPOA vc pode até soldar os terminais de direção, pois nao vai dar pra virar curva mesmo.... hehehe :twisted: o bixu pode capotar até estacionando hehehehe (foi mal o exagero, mas nao podia perder a piada.... )
era como eu imaginava mesmo , nem sempre duas coisas que funcinam em separado qdo. misturadas aliam as qualidades nesse caso acho que os defeitos de cada alteração iriam se somar perigosamente superarando qqer possibilidade de melhoria, mas agora fica outra duvida , SPOA parece ser mais simples de " fazer" do que esses jumelos (muita gente ja quebrou a cabeça ,testou ,mudou e hoje basta "copiar" um bem feito, a receita basica achei lendo msgs. diversas nesse forum ) mas qual da mais curso ??? qual torce mais (quando falo torce, pensem naquelas erosões tipo caixa de ovo onde eu sem bloqueio de dif. normalmente sinto falta de um curso melhor)??outra duvida o tal "body roll" ocasionado por esses jumelos não seria facilmente resolvido com o uso de amortecedores mais firmes (ficaria mais dificil eles abrirem )
não manjo nada de suspenção mas é um chute
Eaee Régis !!! :D
Voltei de férias e estou querendo tirar o atraso....então: vamos lá denovo! :P
Beleza, num ponto chegamos a um consenso: caso o feixe torsa, isso dimunui o curso. Mas vc disse tbm que isso ocasiona um aumento da vida útil da mola. Tem certeza??? Eu acho que a torsão do feixe é mais prejudicial do que aumento da flexão.Citação:
Postado originalmente por regis
É difícil a gente afirmar uma coisa ou outra sem saber a intensidade de cada uma, mas imagine o todo o peso do jipe em um feixe que torse e flete (menos), e esse mesmo peso em um feixe que apenas flete (mais). Qual será que dura mais? Como vc entende bem mais do assunto que eu, podes dizer melhor, mas minha intuição indica que o 2° caso é menos prejudicial, pois a flexão é o movimento "natural" do feixe, enquento que a torsão não!
E aí Régis, vamos considerar um CJ5 SPOA, sendo um deles com jumelos originais e outro com jumelos revolver, ambos sujeitos ás mesmas situações: em qual deles o feixe durará mais???
Faz diferença sim! Quando instalado da forma convencional (com o bico para dentro) o jumelo consegue "girar", enquanto que instalado na outra posição ele não consegue "girar". :shock:Citação:
[]'s
Seja bem vindo novamente ... estava sentindo falta das suas respostas :lol:Citação:
Postado originalmente por mauro2br
Eu nao entendo TANTO do assunto nao... tem muuuuuuuita coisa pra aprender a respeito... tudo o que eu sei foi gracas a pesquisa e trocas de ideias como essa que estamos fazendo.Citação:
Esse foi um lapso de memoria.... estava tentando escrever para ficar menos complicado... mas minha cabeca acabou dando no.... acho que ta faltando cerveja :lol: :lol: :lol: esse foi um tipico caso de as maos serem mais lentas que o pensamento
Vc ta certo... se o Jumelo torcer e a mola nao, a vida util da mola aumenta.
Aqui eu ja tenho que discordar. Por que que com o bico pra fora ele nao gira?... eh logico que se ele tiver uma superficie de apoio na mola eh mais facil de girar... mas se a mola estiver exercendo forca de torsao suficiente sobre ele, ele vai girar sim.Citação:
Abracos concordantes e discordantes
Eaeeeee Régis !!! :DCitação:
Bah, eu não tenho certeza não, mas eu fiz um desenho para exemplificar as duas situações! A linha vermelha é apenas o braço do jumelo que não gira. O verde é o braço que pode girar. Representei no desenho em que sentido o eixo verde gira. Tbm foi representado como o feixe torce.
Bom, penso que o jumelo só irá torcer quando o eixo de giro do jumelo ficar paralelo ao do feixe, certo? E isso só acontece quando o jumelo é montado com o bico para dentro.
Acho que para montar o jumelo com o bico para frente e fazê-lo girar, somente será possível se vc montá-lo com o eixo de giro na parte de cima....Régis, é dessa forma que vc estava pensando em montar??? :shock: :P ...ou será que eu escrevi besteira... :oops:
[]'s
Corretissimo grande Mauro!
A parte que gira tem que estar em cima... se nao nao gira.
Abracos
da uma olhada no que vi no ibira, o dono não deu muitas informações, mas disse "passo em tudu us lugar sem problema" e saiu andando, se fica instavel ele não respondeu , mas que tem jipe (no caso um samuca , mas acho que pode se chamar um samuca de jipe :mrgreen: )andando com spoa e revolver tem. e o dono apesar d não querer comentar muito , se disse satisfeito.
a montagem esta correta ???
Não! :D Mas a resposta já está no tópico! :wink:Citação:
[]'s
foi o que pensei , nesse caso o jumelo só abre mas não gira certo ??Citação:
e quanto ao jumelo revolver + spoa, provavelmente aqueles amortecedores estão limitando o curso não ???
É isso aí! :D Detalhe: o giro do jumelo revolver instalado da forma correta se dá somente no lado do feixe comprimido! :wink:Citação:
Bah, isso não consigo responder daqui! Fico te devendo! :(Citação:
[]'s