:D Grande Flávio!!!Citação:
Postado originalmente por Flavio Ramos
:D E o cáster home véio???? Vc pôs as cunhas entre o eixo e as molas???
[]'s
Versão Imprimível
:D Grande Flávio!!!Citação:
:D E o cáster home véio???? Vc pôs as cunhas entre o eixo e as molas???
[]'s
Giovani, pra falar a verdade já fiz a cunha, porém não instalei. A direção tá tão louca que eu não acredito que as cunhas vá resolver o problema, mais vou instalar as danadas amanhã e depois te digo se resolveu. Só lembrando meu problema: depois que instalei os jumelos revólver o jeep(cj5 com direção de passat) perdeu a dirigibilidade, quando em movimento a direção fica louca véi!!!!!!! Tu acha que as cunhas vão resolver?????
Oi Flávio !!! :DCitação:
Vc entendeu errado! Eu não perguntei se o jipe ficou mais baixo...eu perguntei se a parte dianteira do feixe de molas ficou mais baixa :shock:
O negócio é o seguinte: vc disse que ainda não colocou as cunhas, certo? Pois bem, para vc ver se seu problema é cáster vc deve comparar seu jipe como estava antes de como está hoje. É o seguinte: antes, quando original, a distância entre o centro do olhal dianteiro e o chassi, era de 4" (10cm). E a distância entre o centro do olhal traseiro e o chassi era de mais ou menos 2"(5cm).
Bom, para vc manter o cáster correto sem o uso de cunhas, o que vc aumentar na distância entre o olhal e o chassi na frente terá de fazer o mesmo atras! Só! Ou seja: o que aumentar na frente tem que aumentar atrás! :shock:
Olhe o desenho abaixo: se vc só aumentar a distância entre o chassis e o olhal dianteiro do feixe, sem fazer o mesmo na parte de tras, seu feixe vai abaixar na frente, e aquele angulo de 3° alí, vai diminuir, até podendo inverter, dependendo do tamanho do jumelo! Foi por isso que eu perguntei se seu feixe tinha abaixado na frente! :shock: :wink:
Flávio, esse seu jumelo articulado for muito comprido, mesmo quando comprimido, eu acho que ele deve ser instalado o mais perto do chassi, apenas soldando um "cilindrinho" na parte de baixo do chassi. Dái vc mede a diferença entre olhal e o chassi e compara com o que era antes, e daí sim pode modifica o suporte traseiro para que fiquem de acordo! :wink:
Bom, tem mais coisas, em que cada caso é um caso, mas é basicamente isso!
Espero ter ajudado! :P
[]'s
IMHO, tambem acho que o problema dele é de cáster, mas acredito que é muito mais fácil e barato ele colocar as cunhas do que mexer nos suportes das molas.
Ramiro !!! :DCitação:
Postado originalmente por ramiro_eli
Pode ser mais fácil, mas é pior! Apenas botando o "jumelão" na frente, sem mexer atrás, o que acontece:
:arrow: Vc perde ângulo de entrada, e para quem tem jumelos articulados, e provavelmente vai querer andar em erosões, e esse ângulo de entrada reduzido pode prejudicar bastante :wink:
:arrow: Todas as pancadas quem vai aguentar praticamente todo o tranco é a parte de trás do feixe, concorda? Como vc abaixou a frente, consequentemente vai levantar a fixação traseira. Logo, o feixe vai ficar inclinado, e em todas as pancadas que o eixo for receber, a parte de trás do feixe vai querer "fletir" (entortar)!!! Agora, tu somas isso com o teu menor ângulo de entrada... resultado: mais pancada e feixe sendo sobrecarregado!
O sistema de jumelo na frente naturalmente já força bastante a parte de trás do feixe. Se tu inclinar ele mais ainda, mais ainda vai forçar. E como ele está inclinado, mais probabilidade ainda de vc pegar ele direto 'de frente', e essa sim é a porrada!
Se se tem dúvidas de que jumelo na frante é "quebrador de feixes", basta ver que tem mais Rurais e cj3 com feixes quebrados do que o cj5... :wink:
Cunha é mais barato e mais fácil de fazer do que os suportes. Mas não é mais barato que um ou dois feixes de molas. Sem contar que feixe inclinado para frente deixa o jipe mais desconfortável... 8)
[]'s
:D Grande Mauro!!!Citação:
Postado originalmente por mauro2br
:D Concordo contigo, em parte... Se tem uma coisa que é quebradora de chassi, é suporte de mola muito grande, distanciando o feixe do chassi!!! :wink:
:D Claro que jumelão abaixa o feixe. A altura é dividida, metade levanta o jeep e metade a mola abaixa... Mas aumentando o suporte fixo, ele terá que girar a carcaça do diferencial, para o cardã não escapar e nem enforcar a cruzeta. :wink:
:D Eu digo para pôr as cunhas e ver se resolve o problema da direção. E vá para as trilhas! Depois é só analisar os resultados, vantagens e desvantagens do "jumelo articulado"! :wink:
:D Faça isso Flávio, e depois nos conte os resultados, podemos encontrar juntos uma solução para cada problema posterior... :wink:
[]'s
Fala Giovani !!! :DCitação:
Postado originalmente por Giovani
Sim, é verdade, suporte de feixe grande força mais o chassi. Mas vamos ver mais ou menos quanto seria aumentado, para ver se seria muito grande mesmo: Vamos supor que o jumelo articulado tenha uns 14cm de comprimento (quando fechado). Acho que não deve ser mais que isso (Flavião???). Com o "cilindrinho" que for soldado no chassis, a gente soma a esse valor uns 1,6cm (raio). Isso dá 15,6cm. Esse valor seria para o caso em que tudo ficasse na vertical, bonitinho, mas como o jumelo fica inclinado para frente, subtraímos 2cm supondo que fique 30°, resultando numa distância total do olhal ao chassi de 13,6cm.
A distância entre o olhal e o chassi quando original (na frente) é de 10cm. A diferença então dá em 3,6cm. É esse valor (3,6cm) que deverá ser aumentado atrás!!! Não acho que é um valor tão grande assim, a ponto de compremeter o chassi...! :shock:
Como esse valor 3,6cm não é muita coisa, acho que tanto faz aumentarmos o suporte traseiro ou por cunhas para corrigir, mas eu fico com a 1°opção porque acho que 3,6cm faz mais diferença pro feixe do que para o chassi! :P
Mas esse é o caso descrito ACIMA!!! Não sei se o Flávio fez assim (soldando o cilindrinho no chassi). Talvez ele tenha feito com os suportes originais do jumelos traseiros, daí a coisa muda....vamos ver: 14cm do jumelo mais + 5cm do suporte - 2cm da inclinação = 17cm.
Dái já não são mais 3,6cm de diferença, são 7cm! :shock: Daí eu já acho demais só pondo cunhas... :cry:
Eu acho que aumentar 3,6cm do suporte fixo não é muito para trazer tantos problemas a ponto de ter girar a carcaça do diferencial para o cardan não escapar e tbm não enforçar a cruzeta...e visto tbm que problema maior não será na cruzeta do diferencial, mas na cruzeta da caixa, e nesta, pouco ou nada de diferença fará :shock: 8)
[]'s
Pessoal, achei um site que tem o jumelo articulado. Não sei se é o mesmo que estamos falando mas não custa dar uma olhada.
http://ww.rc4x4.com.br
[]`s
Oi Fábio !!!
Tbm é um jumelo articulado. Só não é tão bom quanto os "revolver" porque esse aí do site não tem uma articulação extra, que faz o feixe não torcer. :wink:
[]'s
Qual é o preço de 04 jumelos revolver? quem vende? ou fabrica?
O jumelo revólver custa R$ 80,00 a unidade à prazo ou R$ 76,00 à vista. Voce encontra mais informações no site www.jcchiarello4x4.com.br . Uma abraço e boa sorte!!!!!
Moçada,
Desculpem-me a minha total "inguinoranssia"!
Estes jumelos não deixariam o Jeep instável durante os traslados no asfalto, afinal de contas eu não moro numa fazenda e para chegar às trilhas ando, no mínimo, 30Km.
Abraços