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  • #1
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    Como deixá-lo mais econômico




    E ae pessoal blz....

    Meu Jeep é um CJ5 1975 com motor BF-161 6cc gasolina totalmente original, o motor foi feito em 2000. O que posso fazer para ficar mais economico? Na cidade ele faz 4,5Km/L e na estrada faz quase 9Km/L.
    O carburador também é o original com o filtro que necessita de oleo.
    Desde já agradeço pela ajuda de todos....

  • #2
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
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    30/09/2003
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    Opa!!!

    Meu BF 161 fazia ate menos que isso,,, Troquei velas, cabos, platinado, condensador, uma bela limpeza no carburador, filtro da gasolina, regulagem de ponto.
    Na cidade esta perto dos 6Km/l e na estrada chega a 9,5Km/l em media. Claro, tudo isso andando bem na manha... sem exageros, uso ele no meu dia a dia, é meu unico carro, estou achando otimo,,, por ser um 6 bocas de 30 e pokos anos esta muito bom.

    []'s

  • #3
    Moderador Avatar de du
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    05/03/2003
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    Alemão,

    Acho que tem que decidir o quanto gostaria de modernizá-lo, algumas sugestões são : ignição eletrônica, filtro de ar com moderno (com filtro de papel ou os K&N) e carburação.

    Explique mais o que espera do Jeep. Gosta de originalidade ? Gosta de trilhas radicias ?

    Abraços Du.

  • #4
    Usuário Avatar de Cícero Franco
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    09/06/2003
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    O BF é beberrão mesmo. Além de colocar toda a parte elétrica nova, o que é bom de fazer é colocar filtro de ar de papel (o do chevette serve direitinho) e ignição eletrônica (pode ser a da VW). Agora não espera muito não. Se fizer 6 km/l está super econômico. Fora isto, só trocando o motor.

    []s
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #5
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Alemão
    O que posso fazer para ficar mais economico?
    Fala Alemão !!!

    Bom, tem várias coisas a se fazer que podem melhorar o consumo...depende de quanto vc quer investir...!

    1°: Primeiro vc deve trocar o filtro de ar a óleo por um de papel
    2°: Depois, instale um desborbulhardor com retorno de combustível para o tanque.
    3°: Se ainda não tem, coloque uma valvula termostática. Antes faça a limpeza do sistema de refrigeração.
    4°: Troque a ventoinha mecânica por uma elétrica, com acionamento por cebolinha
    5°: Vc instala então uma ignição eletrônica
    6°: Depois de instalada a ignição, tente afastar os eletrôdos das velas o máximo que puder, até 2mm
    7°: Aumente a taxa de compresão do motor através do rebaixamento do cabeçote. Rebaixe de 0,8mm a 1,6mm.
    8°: Dininua então o giglê principal do carburador para #23 (numeração 23)
    9°: Se não te incomodar ( e nem a polícia), pode retirar a surdina, ou deixe a que está sem nada dentro!
    10°: Faça um snorkel com a captação direcionada para frente (como as Land). Não se esqueca de fazer um decantador!
    11°: Tente uma relação de diferencial adequada
    12°: A instalação de um tacômetro (conta-giros) pode ser uma boa, para controlar a faixa de rotação que andas, que deve ser a faixa de maior torque do motor.

    Alemão, a ordem os itens 4° ao 8° estão em ordem restrita, ou seja, não 'pule' nenhum!

    Estes itens são coisas que eu imagino e que pretendo fazer em meu jipe, por isso, duvidem deles!

    Espero ter ajudado! :P

    []'s
    Nissan Patrol L4W60 1955
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  • #6
    Caramba, Alemão!!!

    O teu Jeep faz 4,5 Km/l cidade e quase 9 Km/l estrada, preciso realmente ver o que tem com o meu pois não consigo passar dos 4 Km/l, e olha que já tenho o desborbulhador e o filtro do passat instalado nele.
    Porém o velho BF já está com 44 aninhos, e acho que o outro dono dele nunca o reformou.

    Estou com inveja (Bom sentido) do seu consumo.

    Agora é você Mauro.
    Se diminuir o gicle p/ 23 o motor não vai ficar falhando?

    Valeu galera
    Américo ( do beberrão )

  • #7
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Américo
    Agora é você Mauro.
    Se diminuir o gicle p/ 23 o motor não vai ficar falhando?
    Fala Américo!!!

    É que com uma taxa de compresão elevada, com uma boa ignição eletrônica e com as velas com maior espaçamento dos eletrodos, vc tem uma melhora significativa no aproveitamento do combustível, e poderá então, diminuir o despejo de gasolina, e obter a mesma potência. É por isso que eu disse que os itens estavam em ordem, pois se vc colocar um giglê 23 num BF-161 sem aquelas modificações, aí sim poderá ter falhas! Mas já falei por e-mail com uma cara que colocou o 23 sem nada dessas modificações....mas eu acho que é um caso raro!

    []'s
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  • #8
    Diz aí Mauro?

    Blz?
    Cara, o problema é o seguinte: Eu pergunto é que tenho um mecânico muito meu amigo, só que ele não trabalha com jeep, mas o cara é bom e as idéias que tiro daqui levo pra ele fazer, aí se não der certo o cara fica meio bolado achando que ele só sabe de carro novo. Mas valeu e vou continuar, acompanhando as idéias.

    Américo

  • #9
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Citação Postado originalmente por Américo
    ...mas o cara é bom e as idéias que tiro daqui levo pra ele fazer, aí se não der certo o cara fica meio bolado achando que ele só sabe de carro novo.
    Fala Américo !!!

    Se tens receio, exclua da listra os itens 7° e 8°...os resto não é novidade!

    []'s
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  • #10
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    economia

    Fala Gente...

    Economia e jeep não andam juntos. São quase inimigos.

    Se quer economizar, troque o jeep por uma Honda Biz. :P

    O meu faz arrebentadno 6km/l no asfalto e acho ótimo pro motor que tenho? Do jeito que ando?

    []'s

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
    []-o-[] Campo Belo - Sul de Minas Gerais
    https://www.youtube.com/user/mongeogeno/videos

  • #11
    Usuário Avatar de Mauro B.
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    Re: economia

    Citação Postado originalmente por monge
    Economia e jeep não andam juntos. São quase inimigos.
    Se quer economizar, troque o jeep por uma Honda Biz. :P
    Fala Monge !!!

    Mas se vc puder fazer algumas coisinhas simples e baratas, como um desborbulhador com retorno para o tanque, que pode melhorar um pouco o consumo, vc não acha interessante??? O fato é que vc não vai fazer o jeep ficar "econômico" nunca, mas o que vc pode fazer é deixar de desperdiçar gasolina á toa...e é justamente o desperdício que não me agrada !

    []'s
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  • #12
    Usuário Avatar de monge
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    Economia

    Fala Gente...

    Mauro, concordo com vc, desperdiçar gasolina é loucura mesmo, ainda mais aqui pro meu lado que ela tá em torno de R$ 2.35...

    O que eu fico stressado é o pessoal querer que o jeep faça 10 km/l na cidade e 20 na estrada.

    Aqui na minha cidade um conhecido colocou um carburador de fusca no jeep dele, e o motor é o do opala 4cc... já tá sabendo a m***** que deu. E era a primeira trilha dele no comando, já havia ido de zeca e adorou.

    Mas foi bom, ele fez a trilha conosco ontem, e disse que nunca mais.

    Pelo menos é um peso morto a menos nas trilhas, e olha que eu tava de gaiola, e ninguém precisou me arrastar em lugar nenhum.

    []'s nada economicos

    Eugênio
    o|||||o Monge® - CJ5 - 68 - "Bacate Atômico"
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