Bom, pelo visto a decisão de por GNV foi acertada. Devo estar instalando essa semana. Pelo que tenho lido, o motor 6cc do opala, mesmo que perca um pouco de potencia, ainda é um motor que responde bem ao uso diario, e quando em trilhas, posso acionar a gasolina. Pena que perdi a promoção de ganhar r$500,00 em bonus de abastecimento....
Aqui em Poa ainda tem uma apromoção de 300,00 reais em abastecimento.Claro que eu preferia os 500 mas,já é melhor do que nada.Também devo estar colocando no início do mês que vem.Outra coisa,onde li sobre esse sistema de turbocompressor para gnv,dizia que o gás não deixava muito espaço pra o ar pois se expandia,lembro de ter lido também que pode-se empobrecer a mistura dessa forma deixando a mistura menos rica,ou talvez também se pudesse tentar enviar o ar mais denso para dentro da admissão...Será que um intercooler não ajudaria???Pelo que entendi o fato de o ar estar rarefeito que causaria a perda de força.Como dizia na reportagem,"é como se o motor fosse menor"...entendi que o motor perderia um pouco de cilindrada se posso assim designar...
... e quando em trilhas, posso acionar a gasolina.
Depois que vc instalar, vc vai ver que nem é tão necessário acionar gasolina, dependendo do caso. Já usei gnv com motor bem mais fraco que esse na trilha e não me decepcionou.
De repente achei um outro jeito de compensar essa perda...
Meu motoré um willys 6cc,e para equivaler alguma perda estou pensando em trocar a caixa original pela do OHC que é praticamente igual só com a feliz diferença da 1ª,2ª e 3ª marcah mais reduzidas,assim teria mais torque e a relação da 4º marcha continuaria a mesma !Se não me engano a 1ª do 6cc é 2,99:1 e a relação da 1ª do OHC é 3,57:1 .O carro ficaria mais ágil nas arrancadas,e também nas subidas!O que vcs acham??
Tomara meu amigo...Mas quanto tem um 4.1 de potência ?Sei que é um motor mais moderno,entretanto o 6cc 3.0 tem 140CV ,e trabalha com rpm um pouco menor.Claro que se comparar com o bf-90cv ou 2600-110cv ai tudo bem....Sairam vários modelos 6cc/opala com diferentes valores de potência,não?Então por favor não rebaixe tanto assim meu 3.0 Alérm do mais o meu já tem uns 35 anos...Não to dizendo que tem comparação mas vc falou de um jeito,que parecia 1.0 !
Abraços.
So lembrando de um detalhe que as vezes passa despercebido, a potencia expressa dos motores mais antigos e a bruta, sem levar em conta as perdas com os perifericos. Ja os motores tidos como modernos atendem os criterios da SAE para estas medicoes, passando a divulgar a potencia fornecida no eixo, com todas os perifericos descontados. Ou seja, uns mencionam potencia bruta e outros potencia liquida.
Sds.
CJ5 1976 - 6zão
GM 250 Clark 260F
Eixos Dana 44 LSD
Muito boa sua explicação mas persiste as perguntas,qual apotência dos 6cc carburado(o mais potente)?E além do mais o motor ao qual me referi começou a ser produzido quase na mesma época,não?A não ser que se refira a motores recentemente fabricados ,ou os mpfi ?
Zepi,
O Gm 6 cilindros mais potente foi o 250s a alcool.
A SAE comecou a ser adotada antes do aparecimento dos injetados. A questao toda normatizou de que modo o fabricante do motor deve proceder com tenste em dinamometro e anunciar a potencia do mesmo. Uns anunciavam a potencia liquida e outros a bruta. Deste modo a comparacao era eronea.
Quando comecou exatamente nao sei.
Sds.
CJ5 1976 - 6zão
GM 250 Clark 260F
Eixos Dana 44 LSD
Zepi, De maneira nenhuma quis desmerecer seu 3.0, é p... motor...mesmo tendo a idade que tem.
Só quis dizer que o 4.1, mesmo com gás, vai esbanjar potencia. melhorou?
sds,
Agora melhorou...
Zepi, Acho desnecessário.
Um carro 6 cil tem muito torque em baixa, a perda de potência existe mas nem é tanta assim...É preciso pensar no objetivo. ECONOMIA.
Vc acha que um 6 cil 4.1L a gás vai ficar mais fraco que um 6 cil 3.0 ou 2.6.
Com certeza naum...
Sua opinião já me animou!Tenho medo de ficar com um motor muito fraco
Mas acho que não terá galho,pois o 3.0 roda sempre solto e elástico,sempre levantando o giro mesmo com pé alto!
Zepi,
O Gm 6 cilindros mais potente foi o 250s a alcool.
A SAE comecou a ser adotada antes do aparecimento dos injetados. A questao toda normatizou de que modo o fabricante do motor deve proceder com tenste em dinamometro e anunciar a potencia do mesmo. Uns anunciavam a potencia liquida e outros a bruta. Deste modo a comparacao era eronea.
Quando comecou exatamente nao sei.
Sds.
Alessandro,
Valeu pelas dicas,e espero que o velho 3.0 fique legal no gás...não ter que taxar ou usar uma regulagem que só beneficiasse o GNV...Mas só testando para saber,né,pois pretendo usar o gás na maior parte do tempo.