só oleo nos dois !!!!
mais , se caso foi mexido em coroa e pinhão e ficou rocando , ai pode por um pouco de graxa junto com o oleo pra diminuir o atrito e o barulho. OK ?
abrçs
Versão Imprimível
só oleo nos dois !!!!
mais , se caso foi mexido em coroa e pinhão e ficou rocando , ai pode por um pouco de graxa junto com o oleo pra diminuir o atrito e o barulho. OK ?
abrçs
Pessoal, tenho um CJ3A a mais de 40 anos. Uso para trabalho no sítio. Reduzir marcha em um câmbio caixa-seca, basta "debrear" pra não arranhar. Entra liso!
Pra quem não sabe, é um movimento coordenado do pedal da embreagem e acelerador.
Quando na passagem da marcha ou redução, coloca o câmbio em ponto morto, tira o pé da embreagem, acelera e volta a acionar a embreagem e o acelerador. Este movimento sincroniza as engrenagens e evita arranhar.
Inclusive tenho uma moto antiga com câmbio seco e é o mesmo procedimento...
Espero ter ajudado.
Tb estou tentando me acostumar com esse cambio 3M. comprei um cachorro louco ha 2 meses e sofri um pouco no começo, agora ja consigo passar as marchas sem arranhar!
É bem engraçado mesmo, quando comprei o meu foi a maior alegria, ele estava em uma agência anunciado em um jornal, quando
cheguei lá já tinha um cara olhando, o FDP quando me viu ñ saiu de lá enquanto o carro ñ pegasse, e ficou fazendo pirraça pra min,
ele falava assim " Faz esse jeep pegar logo q eu vou embora com ele", mas tive a paciência e rezei pra o jeep ñ pegar,rsrrs me escondi atrás do poste e fiquei esperando o cara ir embora, dito e feito quando ele percebeu q eu já ñ estava mais ali foi embora, mais q depressa entrei na loja e perguntei ao vendedor se tinha vendido, o vendedor me disse q o cara ia voltar no dia seguinte, aí foi automático, puxei o talão de cheques e assinei rapidinho, rsrsr q alegria, voltei no dia seguinte pra pegar o jeep q já estava funcionando perfeitamente, mas quando fui sair com ele, kkkkkk, ñ conseguia sair do lugar, as marchas simplesmente ñ entravam, xinguei tanto, pensei q mer** q eu fiz, comprei uma ?*&&¨¨%$ de carro com o cambio ferrado, mas o vendedor me disse q era assim mesmo e chamou o mecânico q ainda estava lá, o cara saiu trocando as marchas q o cambio parecia uma manteiga, tudo questão de jeito, com o tempo vc aprende, hoje ando bem, troco as marchas no tempo certo, mas o gostoso do jeep é isso, concepção antiga, vc aprende como conduzir a máquina.
Engraçado , quando comprei o meu deu na mesma , o cambio sempre embolava as marchas, quando soltava a embreagen da um tranco como se tivesse algo solto , e pra piorar aquele garfo da embreagen de b05t4 deu pra escapar soutou tanto que ate treinei por ele sem abrir a capa seca, mais ainda arranho as marchas ai decidi trocar por um de chevete , comprei a caixa de chevete mais ainda to na duvida , sera quese eu der uma geral no velho willys ele pode melhorar mais ?
O meu e 3 marchas,rodo pouco atualmente,,,mas nos pequenos engarrafamentos dos bairros vizinhos,a 2° marcha é uma maravilha,arranca,para,arranca estica para de novo,sem trocar marcha.Na estrada de chão,um pouco ruim,se não tiver morro alto,a segunda vai direto.Claro que com subidas altas e descidas inclinadas tem que trocar de marchas constantes.Deslocamentos lonnnngos em rodovias(que não é o habitat do JEEP),,,três marchas vai sofrerrr. E o que mais gosto e a posição da 1° e ré,a garagem do meu Jeep,eu tenho que engatar 1° e ré umas 8,,10 vezes e ajuda muito.E nas trilhas(poucas por enquanto),ajuda muito quando não sobe e tem que engatar a RÉ rápido para descer controlado....Até agora não tenho o que reclamar do 3 marchas,,o futuro de um Jeep,,,quem sabe.....
Lembro que quando peguei o jeep estava com a caixa ruim, mandei em um mecânico das antigas expert em willys e ele deu uma geral na caixa e na reduzida lembro foi algo em torno de uns duzentão de mão de obra e mais umas latinhas nos sincronizados, retentores e nos roletes do pino chorão e um jogo de junta, ficou muito bom e estava rodando muito bom até desmontar o jeep mes passado, é um câmbio que não incomoda.
sou novo aki como faço para saber se meu jeep e 3 ou 4 marchas??? comprei ele agora e o bixo ta parecendo caimbra ta tudo travado vou ver se começo a desmontar ele em novembro.
Fácil! Olhe a tampa da caixa de marchas, caso ela tenha 6 parafusos segurando a tampa, ela é 3 marchas 1ª seca. Se tiver 4 parafusos tem duas opções: 3 marchas 1ª sincronizada, ou 4 marchas nesse caso ao puxar a alavanca para cima ela irá subir (para engatar a ré ao lado da 3ª marcha).
Amigo, o meu jeep é 1975, 6c e 3 marchas sincronizadas. Quando comprei arranhava a 3a, levei ao mecanico que desmontou tudo e trocou aneis sincronizados, eixo piloto, etc. Quando montou novamente continuava a arranhar a 3a. Falei com ele e o que me disse foi que jeep é assim mesmo e que eu ia ter que pegar o jeito. Algum tempo depois a coisa piorou e até a 1a começou a ter problemas, levei em outro mecanico que novamente desmontou tudo e constatou que a caixa havia sido montada com peças invertidas e até faltando alguma coisa. Depois de trocar tudo e montar novamente a caixa está até hoje rodando macia feito manteiga sem arranhar nada. Fica o alerta para os maus mecanicos!!! Se a caixa estiver com tudo montado certinho não tem que arranhar nada.
Olá Amigos,
Quero contribuir no o tópico com o que ocorreu comigo, talvez ajude alguns.
Comprei o Jeep a aprox. um ano, CJ5 73, motor 6cc e cambio 3 marchas com 1ª sincronizada (pela descrição do amigo Renan Folly).
As marchas arranhavam paKarai e embreagem dura, muito dura, :shock: deixava a perna com câimbras e dolorida. Não estou exagerando, bastava um passeio no Jeep de um dia e no outro perna doendo..... Ou seja, passeio de Jeep= porrada no cambio, e perna doendo.
Pensei, pensei e achava que havia algo errado, mas sempre refletia... Sei que jeep é duro, mais assim tá foda!
Então percebi que a embreagem não estava funcionando direito, pois tinha que engatar a marcha na porrada e o jeep já começava a andar, mesmo pisando na embreagem até o fim....:confused: e perna doendo....
Fui no meca e desmontamos embreagem e retiramos a caixa de marcha, análise:
embreagem praticamente zerada. Platô, disco, colar, garfo..... Não acreditei, fui na loja com as peças retiradas do Jeep e pedi para o vendedor me mostrar as novas, quase não havia diferença....
Caixa de marchas, aberta e com pouquíssimo óleo....:shock:
Resultado: caixa de marchas lubrificada com óleo 90 e embreagem montada com as mesmas peças, sem trocar nada, apenas regulagem do cabo.
Ficou bom pracacete, ,macio e sem arranhões! Muito bom...:euforico: Custo mão de obra R$ 150,00
Quanto ao cambio de 3 marchas, não tenho que reclamar. Na verdade acho bom bagarai!!
A posições da ré e primeira são fantásticas e como uso o jeep em seu habitat natural, trilhas, estrada de terra e no meio do mato, 3 marchas são o suficiente, na verdade a 3ª nem é utilizada nestas aventuras....:concordo: Só mesmo no deslocamento na cidade/asfalto.
Acho que o pessoal que está em dúvida quanto ao cambio deve primeiro ver se está tudo ok e tentar ir conhecendo o Jeep que compraram, antes de mudar. Talvez seja um caso igual ao que acontecem comigo, precisava de uma regulagem, lubrificação e pronto....
Quanto à quantidade de marchas e tipo de motor e demais características do Jeep , penso que vai depender da forma de utilizar o Jeep. O Jeep foi desenvolvido para o meio do mato, mas se pretende utilizar em longas distâncias no asfalto e acelerar a mais de 100Km/h ou mais, precisa de outro carro ou vai ter que mexer mesmo.
Pessoal, sou novo aqui no forum. Tenho um CJ5 1960 6cc cambio de 3 marchas primeira seca. Este final de semana, apos rodar bastante com o jeep parei para abastecer. Quando fui sair, a primeira entrou normalmente, mas o jeep não andou. Para resumir coloquei na 4x4 e voltei pra casa normalmente. Só que no 4x2 ele não sai do lugar. Todas as marhas engatam normalmente. Já coloquei na neutra, reduzida, voltei tudo para a posição normal e no 4x2 não sai por nada. A impressão que eu tenho é que algo escapou, pois no 4x4 anda. Alguem tem alguma sugestão do que pode ser?