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Tópico: Cambio 3 marchas

  • #97
    Usuário Avatar de chinelao4x4
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    10/01/2008
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    só oleo nos dois !!!!

    mais , se caso foi mexido em coroa e pinhão e ficou rocando , ai pode por um pouco de graxa junto com o oleo pra diminuir o atrito e o barulho. OK ?

    abrçs
    Willys 51 OHC motor preparado !

  • #98
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    Pessoal, tenho um CJ3A a mais de 40 anos. Uso para trabalho no sítio. Reduzir marcha em um câmbio caixa-seca, basta "debrear" pra não arranhar. Entra liso!
    Pra quem não sabe, é um movimento coordenado do pedal da embreagem e acelerador.
    Quando na passagem da marcha ou redução, coloca o câmbio em ponto morto, tira o pé da embreagem, acelera e volta a acionar a embreagem e o acelerador. Este movimento sincroniza as engrenagens e evita arranhar.
    Inclusive tenho uma moto antiga com câmbio seco e é o mesmo procedimento...
    Espero ter ajudado.

  • #99
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    Tb estou tentando me acostumar com esse cambio 3M. comprei um cachorro louco ha 2 meses e sofri um pouco no começo, agora ja consigo passar as marchas sem arranhar!

  • #100
    Usuário Avatar de Ulisses N. Ribeiro
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    É bem engraçado mesmo, quando comprei o meu foi a maior alegria, ele estava em uma agência anunciado em um jornal, quando
    cheguei lá já tinha um cara olhando, o FDP quando me viu ñ saiu de lá enquanto o carro ñ pegasse, e ficou fazendo pirraça pra min,
    ele falava assim " Faz esse jeep pegar logo q eu vou embora com ele", mas tive a paciência e rezei pra o jeep ñ pegar,rsrrs me escondi atrás do poste e fiquei esperando o cara ir embora, dito e feito quando ele percebeu q eu já ñ estava mais ali foi embora, mais q depressa entrei na loja e perguntei ao vendedor se tinha vendido, o vendedor me disse q o cara ia voltar no dia seguinte, aí foi automático, puxei o talão de cheques e assinei rapidinho, rsrsr q alegria, voltei no dia seguinte pra pegar o jeep q já estava funcionando perfeitamente, mas quando fui sair com ele, kkkkkk, ñ conseguia sair do lugar, as marchas simplesmente ñ entravam, xinguei tanto, pensei q mer** q eu fiz, comprei uma ?*&&¨¨%$ de carro com o cambio ferrado, mas o vendedor me disse q era assim mesmo e chamou o mecânico q ainda estava lá, o cara saiu trocando as marchas q o cambio parecia uma manteiga, tudo questão de jeito, com o tempo vc aprende, hoje ando bem, troco as marchas no tempo certo, mas o gostoso do jeep é isso, concepção antiga, vc aprende como conduzir a máquina.

  • #101
    Usuário Avatar de juleymar73
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    Engraçado , quando comprei o meu deu na mesma , o cambio sempre embolava as marchas, quando soltava a embreagen da um tranco como se tivesse algo solto , e pra piorar aquele garfo da embreagen de b05t4 deu pra escapar soutou tanto que ate treinei por ele sem abrir a capa seca, mais ainda arranho as marchas ai decidi trocar por um de chevete , comprei a caixa de chevete mais ainda to na duvida , sera quese eu der uma geral no velho willys ele pode melhorar mais ?

  • #102
    Usuário Avatar de Willian Del Piero Rocha
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    18/11/2008
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    O meu e 3 marchas,rodo pouco atualmente,,,mas nos pequenos engarrafamentos dos bairros vizinhos,a 2° marcha é uma maravilha,arranca,para,arranca estica para de novo,sem trocar marcha.Na estrada de chão,um pouco ruim,se não tiver morro alto,a segunda vai direto.Claro que com subidas altas e descidas inclinadas tem que trocar de marchas constantes.Deslocamentos lonnnngos em rodovias(que não é o habitat do JEEP),,,três marchas vai sofrerrr. E o que mais gosto e a posição da 1° e ré,a garagem do meu Jeep,eu tenho que engatar 1° e ré umas 8,,10 vezes e ajuda muito.E nas trilhas(poucas por enquanto),ajuda muito quando não sobe e tem que engatar a RÉ rápido para descer controlado....Até agora não tenho o que reclamar do 3 marchas,,o futuro de um Jeep,,,quem sabe.....
    CJ 5 ,71 ,MOTOR BF 161,3MARCHAS ORIGINAL,MOLAS TOY,GENIUS 1001,IGNIÇÃO ELETRONICA.

  • #103
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    Lembro que quando peguei o jeep estava com a caixa ruim, mandei em um mecânico das antigas expert em willys e ele deu uma geral na caixa e na reduzida lembro foi algo em torno de uns duzentão de mão de obra e mais umas latinhas nos sincronizados, retentores e nos roletes do pino chorão e um jogo de junta, ficou muito bom e estava rodando muito bom até desmontar o jeep mes passado, é um câmbio que não incomoda.

  • #104
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    Boa Vista/RR
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    olá

    sou novo aki como faço para saber se meu jeep e 3 ou 4 marchas??? comprei ele agora e o bixo ta parecendo caimbra ta tudo travado vou ver se começo a desmontar ele em novembro.

  • #105
    Usuário Avatar de Renan Folly
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    Citação Postado originalmente por W.L.S.S Ver Post
    sou novo aki como faço para saber se meu jeep e 3 ou 4 marchas??? comprei ele agora e o bixo ta parecendo caimbra ta tudo travado vou ver se começo a desmontar ele em novembro.

    Fácil! Olhe a tampa da caixa de marchas, caso ela tenha 6 parafusos segurando a tampa, ela é 3 marchas 1ª seca. Se tiver 4 parafusos tem duas opções: 3 marchas 1ª sincronizada, ou 4 marchas nesse caso ao puxar a alavanca para cima ela irá subir (para engatar a ré ao lado da 3ª marcha).

  • #106
    Usuário Avatar de fmsJeep75
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    Citação Postado originalmente por giovanihappy Ver Post
    Colegas

    Adquiri recentemente um Jeep Willys 66 com motor 6Cc original e o cambio 3 marchas.

    Sofro d+ com as trocas de marcha, arranha d+.

    É assim mesmo ou eu que sou meio braço?
    Amigo, o meu jeep é 1975, 6c e 3 marchas sincronizadas. Quando comprei arranhava a 3a, levei ao mecanico que desmontou tudo e trocou aneis sincronizados, eixo piloto, etc. Quando montou novamente continuava a arranhar a 3a. Falei com ele e o que me disse foi que jeep é assim mesmo e que eu ia ter que pegar o jeito. Algum tempo depois a coisa piorou e até a 1a começou a ter problemas, levei em outro mecanico que novamente desmontou tudo e constatou que a caixa havia sido montada com peças invertidas e até faltando alguma coisa. Depois de trocar tudo e montar novamente a caixa está até hoje rodando macia feito manteiga sem arranhar nada. Fica o alerta para os maus mecanicos!!! Se a caixa estiver com tudo montado certinho não tem que arranhar nada.
    BF161, 1975, 6 Cil, Retificado, 3 Marchas, Gaiola, Conversível, Pneus 255x70x15, Guincho 8500lbs.

  • #107
    Usuário Avatar de NMiller
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    Olá Amigos,
    Quero contribuir no o tópico com o que ocorreu comigo, talvez ajude alguns.
    Comprei o Jeep a aprox. um ano, CJ5 73, motor 6cc e cambio 3 marchas com 1ª sincronizada (pela descrição do amigo Renan Folly).
    As marchas arranhavam paKarai e embreagem dura, muito dura, deixava a perna com câimbras e dolorida. Não estou exagerando, bastava um passeio no Jeep de um dia e no outro perna doendo..... Ou seja, passeio de Jeep= porrada no cambio, e perna doendo.
    Pensei, pensei e achava que havia algo errado, mas sempre refletia... Sei que jeep é duro, mais assim tá foda!
    Então percebi que a embreagem não estava funcionando direito, pois tinha que engatar a marcha na porrada e o jeep já começava a andar, mesmo pisando na embreagem até o fim.... e perna doendo....
    Fui no meca e desmontamos embreagem e retiramos a caixa de marcha, análise:
    embreagem praticamente zerada. Platô, disco, colar, garfo..... Não acreditei, fui na loja com as peças retiradas do Jeep e pedi para o vendedor me mostrar as novas, quase não havia diferença....
    Caixa de marchas, aberta e com pouquíssimo óleo....
    Resultado: caixa de marchas lubrificada com óleo 90 e embreagem montada com as mesmas peças, sem trocar nada, apenas regulagem do cabo.
    Ficou bom pracacete, ,macio e sem arranhões! Muito bom... Custo mão de obra R$ 150,00
    Quanto ao cambio de 3 marchas, não tenho que reclamar. Na verdade acho bom bagarai!!
    A posições da ré e primeira são fantásticas e como uso o jeep em seu habitat natural, trilhas, estrada de terra e no meio do mato, 3 marchas são o suficiente, na verdade a 3ª nem é utilizada nestas aventuras.... Só mesmo no deslocamento na cidade/asfalto.
    Acho que o pessoal que está em dúvida quanto ao cambio deve primeiro ver se está tudo ok e tentar ir conhecendo o Jeep que compraram, antes de mudar. Talvez seja um caso igual ao que acontecem comigo, precisava de uma regulagem, lubrificação e pronto....
    Quanto à quantidade de marchas e tipo de motor e demais características do Jeep , penso que vai depender da forma de utilizar o Jeep. O Jeep foi desenvolvido para o meio do mato, mas se pretende utilizar em longas distâncias no asfalto e acelerar a mais de 100Km/h ou mais, precisa de outro carro ou vai ter que mexer mesmo.

  • #108
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    07/11/2012
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    Campinas/SP
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    Duvida cambio 3 marchas

    Pessoal, sou novo aqui no forum. Tenho um CJ5 1960 6cc cambio de 3 marchas primeira seca. Este final de semana, apos rodar bastante com o jeep parei para abastecer. Quando fui sair, a primeira entrou normalmente, mas o jeep não andou. Para resumir coloquei na 4x4 e voltei pra casa normalmente. Só que no 4x2 ele não sai do lugar. Todas as marhas engatam normalmente. Já coloquei na neutra, reduzida, voltei tudo para a posição normal e no 4x2 não sai por nada. A impressão que eu tenho é que algo escapou, pois no 4x4 anda. Alguem tem alguma sugestão do que pode ser?

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