O cardã traseiro ainda tá lá?
Versão Imprimível
O cardã traseiro ainda tá lá?
Brincadeira a parte, aparentemente o problema está na reduzida ou no diferencial traseiro, e quanto ao barulho (tem que fazer barulho de ferro raspando ou algo assim) pode ter sido ponta de eixo, enfim de pode pode ser um monte de coisas, primeiro engata no 4x2 a 1ª marcha e pede para alguém olhar o cardã traseiro se está girando, se tiver o problema será no diferencial, se estiver parado será na reduzida, pois se quando aciona o 4x4 ele anda normal não é caixa (aposto minhas fichas no diferencial mais precisamente na flange da ponta de eixo).
A unica vez que algo semelhante aconteceu comigo, tinha quebrado o semi-eixo.
Não me parece ser cambio ou transferencia. Tambem aposto em diferencial ou semi-eixos.
Com todo o cuidado do mundo, em 4x2, engate uma primeira e peça para alguem olhar se o cardã esta girando, assim descarta problema na caixa de transferencia. Com o motor ligado e sem pisar na embreagem o cardã deve girar até mesmo com o jeep parado se foi semi-eixo ou diferencial.
Voce não disse se usa flutuante ou se é sistema original, no 60 é chavetado, então deveria ter caido a roda se quebrou o semi-eixo. Ou esta prestes a cair !
Se quebrou o diferencial...
poderia tirar o oleo do diferencial traseiro (se é que tem) e procurar pedaços de aço ou
abrir a tampa do diferencial e dar uma olhada ou
mais facil talvez, com motor desligado, em 4x2, engatar a primeira marcha e com uma roda no macaco tentar girar o pneu que esta fora do chão. Não deve girar ! Faz isso nos dois lados.
Se girar a roda só num dos lados é semi eixo...dai nem pense em andar com ele novamente pois a roda pode cair
Se girar a roda nos dois lados...teu diferencial foi pro saco ! tambem não é uma boa andar assim, pois o prejuizo aumenta a cada km rodado.
Se o cardã está girando ja está comprovado que quebrou alguma coisa, continuo apostando na flange da ponta de eixo onde encaixa a chaveta ou na propria ponta de eixo, não vai adiantar levantar pois o diferencial vai compensar e as duas rodas irão girar você poderá é escutar na roda quebrada pois com certeza vai estralar.
Amigos, boa tarde... Aproveitando o tópico, tô com uma dúvida em relação ao cambio de 3 marchas do jeep.
É normal em 1º marcha fazer um barulho muito forte como se fosse alguma engrenagem raspando na tampa do câmbio?
A 2º e 3º estão normais, o barulho é só na 1º mesmo, mas não escapa e nem dá trabalho pra engrenar. Lembrando que é primeira seca e até achei que era alguma 'característica' desses câmbios, é muito forte o barulho e antes de levar o jeep no mecânico queria a opinião dos mais entendidos.
Como o jeep fica em uma cidade e eu moro em outra (450km), pra mexer no bicho é uma vez em vida e muito corrido ainda por cima! :(
[]'s
Georgevalle e edgar, obrigado pela ajuda. Era flange da ponta de eixo exatamente aonde encaixa a chaveta que quebrou... Aproveitei para fazer uma revisão geral e vou trocar o cardan que tambem esta com folga. Vale a pena colocar um novo balanceado ou mando o que tenho para um torneiro dar uma geral? Abs Fabio
Deixa ver se entendi....venho em 2a... aí preciso por a 1a. e sei que vai arranhar... então : piso na embreagem, tiro o pé, piso no acelerador pra subir a rotação, tiro o pé, piso na embreagem e ponho a 1a ? Ou fico acelerando um pouco enquanto piso também na embreagem algumas vezes (bombando) e aí piso definitivo na embreagem e ponho a 1a... ou o que ?
Você consegue traduzir melhor "movimento coordenado" dos dois pedais ?
Abraços.
Mais ou menos assim..
Pisa na embreagem
tira a marcha
solta o pé da embreagem
com o cambio em neutro pisa na embreagem de novo
engata outra marcha
sempre acertando a rotação para não dar tranco
Aí quando você estiver manhjando bem da arte, assista esse video e chore ( Esse é o sentimento de 90% das pessoas que se dizem "pilotos" de cambio antigo ao verem este video)
FNM Brasinca.avi - YouTube
()´s
Cambiar caixa seca não é para os fracos. Eu mando marcha normalmente no meu 51. sem arranhoes e sem trancos, sou fã dessa caixinha. Tenho uma na reserva aqui...