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Tópico: Cambio 3 marchas

  • #109
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    O cardã traseiro ainda tá lá?

  • #110
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    Brincadeira a parte, aparentemente o problema está na reduzida ou no diferencial traseiro, e quanto ao barulho (tem que fazer barulho de ferro raspando ou algo assim) pode ter sido ponta de eixo, enfim de pode pode ser um monte de coisas, primeiro engata no 4x2 a 1ª marcha e pede para alguém olhar o cardã traseiro se está girando, se tiver o problema será no diferencial, se estiver parado será na reduzida, pois se quando aciona o 4x4 ele anda normal não é caixa (aposto minhas fichas no diferencial mais precisamente na flange da ponta de eixo).

  • #111
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    A unica vez que algo semelhante aconteceu comigo, tinha quebrado o semi-eixo.

    Não me parece ser cambio ou transferencia. Tambem aposto em diferencial ou semi-eixos.

    Com todo o cuidado do mundo, em 4x2, engate uma primeira e peça para alguem olhar se o cardã esta girando, assim descarta problema na caixa de transferencia. Com o motor ligado e sem pisar na embreagem o cardã deve girar até mesmo com o jeep parado se foi semi-eixo ou diferencial.

    Voce não disse se usa flutuante ou se é sistema original, no 60 é chavetado, então deveria ter caido a roda se quebrou o semi-eixo. Ou esta prestes a cair !

    Se quebrou o diferencial...

    poderia tirar o oleo do diferencial traseiro (se é que tem) e procurar pedaços de aço ou
    abrir a tampa do diferencial e dar uma olhada ou
    mais facil talvez, com motor desligado, em 4x2, engatar a primeira marcha e com uma roda no macaco tentar girar o pneu que esta fora do chão. Não deve girar ! Faz isso nos dois lados.

    Se girar a roda só num dos lados é semi eixo...dai nem pense em andar com ele novamente pois a roda pode cair
    Se girar a roda nos dois lados...teu diferencial foi pro saco ! tambem não é uma boa andar assim, pois o prejuizo aumenta a cada km rodado.

  • #112
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    Citação Postado originalmente por edgar Ver Post
    A unica vez que algo semelhante aconteceu comigo, tinha quebrado o semi-eixo.

    Não me parece ser cambio ou transferencia. Tambem aposto em diferencial ou semi-eixos.

    Com todo o cuidado do mundo, em 4x2, engate uma primeira e peça para alguem olhar se o cardã esta girando, assim descarta problema na caixa de transferencia. Com o motor ligado e sem pisar na embreagem o cardã deve girar até mesmo com o jeep parado se foi semi-eixo ou diferencial.

    Voce não disse se usa flutuante ou se é sistema original, no 60 é chavetado, então deveria ter caido a roda se quebrou o semi-eixo. Ou esta prestes a cair !

    Se quebrou o diferencial...

    poderia tirar o oleo do diferencial traseiro (se é que tem) e procurar pedaços de aço ou
    abrir a tampa do diferencial e dar uma olhada ou
    mais facil talvez, com motor desligado, em 4x2, engatar a primeira marcha e com uma roda no macaco tentar girar o pneu que esta fora do chão. Não deve girar ! Faz isso nos dois lados.

    Se girar a roda só num dos lados é semi eixo...dai nem pense em andar com ele novamente pois a roda pode cair
    Se girar a roda nos dois lados...teu diferencial foi pro saco ! tambem não é uma boa andar assim, pois o prejuizo aumenta a cada km rodado.
    Pessoal, obrigado pelas dicas. O carda esta girando. Vou arrumar um macaco e fazer o teste da roda. Postarei o resultado para vcs no domingo. abs

  • #113
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    Se o cardã está girando ja está comprovado que quebrou alguma coisa, continuo apostando na flange da ponta de eixo onde encaixa a chaveta ou na propria ponta de eixo, não vai adiantar levantar pois o diferencial vai compensar e as duas rodas irão girar você poderá é escutar na roda quebrada pois com certeza vai estralar.

  • #114
    Usuário Avatar de Paulo Limão
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    Amigos, boa tarde... Aproveitando o tópico, tô com uma dúvida em relação ao cambio de 3 marchas do jeep.

    É normal em 1º marcha fazer um barulho muito forte como se fosse alguma engrenagem raspando na tampa do câmbio?
    A 2º e 3º estão normais, o barulho é só na 1º mesmo, mas não escapa e nem dá trabalho pra engrenar. Lembrando que é primeira seca e até achei que era alguma 'característica' desses câmbios, é muito forte o barulho e antes de levar o jeep no mecânico queria a opinião dos mais entendidos.
    Como o jeep fica em uma cidade e eu moro em outra (450km), pra mexer no bicho é uma vez em vida e muito corrido ainda por cima!

    []'s
    Jeep Willys 1966

  • #115
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    Citação Postado originalmente por georgevalle Ver Post
    Se o cardã está girando ja está comprovado que quebrou alguma coisa, continuo apostando na flange da ponta de eixo onde encaixa a chaveta ou na propria ponta de eixo, não vai adiantar levantar pois o diferencial vai compensar e as duas rodas irão girar você poderá é escutar na roda quebrada pois com certeza vai estralar.
    Georgevalle e edgar, obrigado pela ajuda. Era flange da ponta de eixo exatamente aonde encaixa a chaveta que quebrou... Aproveitei para fazer uma revisão geral e vou trocar o cardan que tambem esta com folga. Vale a pena colocar um novo balanceado ou mando o que tenho para um torneiro dar uma geral? Abs Fabio

  • #116
    Deixa ver se entendi....venho em 2a... aí preciso por a 1a. e sei que vai arranhar... então : piso na embreagem, tiro o pé, piso no acelerador pra subir a rotação, tiro o pé, piso na embreagem e ponho a 1a ? Ou fico acelerando um pouco enquanto piso também na embreagem algumas vezes (bombando) e aí piso definitivo na embreagem e ponho a 1a... ou o que ?

    Você consegue traduzir melhor "movimento coordenado" dos dois pedais ?


    Abraços.

  • #117
    Usuário Avatar de Denis Takashi
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    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Deixa ver se entendi....venho em 2a... aí preciso por a 1a. e sei que vai arranhar... então : piso na embreagem, tiro o pé, piso no acelerador pra subir a rotação, tiro o pé, piso na embreagem e ponho a 1a ? Ou fico acelerando um pouco enquanto piso também na embreagem algumas vezes (bombando) e aí piso definitivo na embreagem e ponho a 1a... ou o que ?

    Você consegue traduzir melhor "movimento coordenado" dos dois pedais ?


    Abraços.
    Mais ou menos assim..

    Pisa na embreagem
    tira a marcha
    solta o pé da embreagem
    com o cambio em neutro pisa na embreagem de novo
    engata outra marcha

    sempre acertando a rotação para não dar tranco

    Aí quando você estiver manhjando bem da arte, assista esse video e chore ( Esse é o sentimento de 90% das pessoas que se dizem "pilotos" de cambio antigo ao verem este video)



    ()´s
    Denis

  • #118
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    Cambiar caixa seca não é para os fracos. Eu mando marcha normalmente no meu 51. sem arranhoes e sem trancos, sou fã dessa caixinha. Tenho uma na reserva aqui...

  • #119
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    Amigo, tenho o mesmo problema, abri a caixa e surpresa!!! cade o oleo?
    Abraços

    Citação Postado originalmente por Paulo Limão Ver Post
    Amigos, boa tarde... Aproveitando o tópico, tô com uma dúvida em relação ao cambio de 3 marchas do jeep.

    É normal em 1º marcha fazer um barulho muito forte como se fosse alguma engrenagem raspando na tampa do câmbio?
    A 2º e 3º estão normais, o barulho é só na 1º mesmo, mas não escapa e nem dá trabalho pra engrenar. Lembrando que é primeira seca e até achei que era alguma 'característica' desses câmbios, é muito forte o barulho e antes de levar o jeep no mecânico queria a opinião dos mais entendidos.
    Como o jeep fica em uma cidade e eu moro em outra (450km), pra mexer no bicho é uma vez em vida e muito corrido ainda por cima!

    []'s

  • #120
    Usuário Avatar de antonio umino
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    Citação Postado originalmente por porquito79 Ver Post
    Georgevalle e edgar, obrigado pela ajuda. Era flange da ponta de eixo exatamente aonde encaixa a chaveta que quebrou... Aproveitei para fazer uma revisão geral e vou trocar o cardan que tambem esta com folga. Vale a pena colocar um novo balanceado ou mando o que tenho para um torneiro dar uma geral? Abs Fabio
    Já que ninguém respondeu...... e antigo...

    O certo é um torneiro para dar uma geral...... Peça nova é muito cara. a não ser que tu tenhas din din sobrando..

    até.. e BEM VINDO AO FORUM..... ( atrazado)....... ai-ai.............

    abçs
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


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