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Tópico: Cambio 3 marchas

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  • #1
    Usuário Avatar de eliasFerreira
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    19/01/2011
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    Após colocar o barco, ele só anda 4x4/reduzido?
    "Nunca mais" andou 4x4/normal? Ou mesmo 4x2?

    A alavanca da reduzida deve estar caindo no neutro, aí o jeep não sai do lugar.
    A alavanca pode estar emperrando antes de entrar na posição normal (direta).
    4X4 Brasil
    Ford CJ-5 1973 - Trovão Azul
    - "Eu vejo Jeeps..." - "Com que frequência?" - "O tempo todo..."

  • #2
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    Da uma olhada se a alavanca da reduzida não esta em posição de neutro, segue uma foto das posições das alavancas em seu jeep. Abraço!
    Cambio 3 marchas-tn500_chapa2_1.jpg

    edit: Isso mesmo Elias...
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Viniciusaol
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    11/09/2013
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    Meu tbm é 3 marchas e tava assim, mas era porque a alavanca da reduzida nao encaixava bem na posiçao normal (pra tras) e ficava em neutro (no meio) entao engatava marcha e nao saia mesmo... quando acontece isso eu deixo o jeep movimentaar um pouco pra frente ou pra tras forçando a alavanca na posicao normal e ela encaixa... olha tbm se nao tá pegando na lata da tampa e forçando a alavanca...
    CJ5 1974 - Itaguara/MG

  • #4
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    23/10/2019
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    Ajuda cambio williys 3m

    Boa tarde Confrades.

    Recente minha aquisição de um jeep willys 63, cujo cambio e motor estavam fora do veículo e algum tempo parados.
    Montamos toda a mecanica, e sobre o cambio, não engata 2 marcha, as demais 1 / 3 e ré funcionam bem.
    Consultando fotos no dr. google parece que meu cambio não tem o mesmo tanto de engrenagens

    Alguém poderia dar um palpite do que possa ser o impasse?
    Obrigado!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cambio 3 marchas-20191023_112419.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
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    25/07/2011
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    Prezado Pontes, boa noite.

    Pela foto seu câmbio é de 3m com 1ª seca, ou seja, não sincronizada, são os primeiros modelos de câmbio do jeep.
    A foto mostra que a luva de 2ª e 3ª marchas está engatada na 2ª marcha. Nesta posição da foto, se o câmbio estiver fora do veículo, gire a ponta do eixo piloto com a mão (fica do lado esquerdo da foto), a ponta de eixo de saída da caixa (o lado direito da foto) deve girar.
    Caso não gire veja se essa engrenagem do meio (é a de 2ª m) não está girando, se estiver o problema pode estar no engate da luva do sincronizador de 2ª e 3ª, que é essa peça entre as 2 engrenagens da esquerda. Ela não está acoplando corretamente na engrenagem do meio.
    Pensei em ser problema no cubo do sincronizador, mas isso faria com que a 3ª marcha não funcionasse também, mas como está ok, o problema está relacionado ou ao engate da luva ou a dano severo na engrenagem do eixo carretel que fica abaixo de tudo isso da foto, que deve estar mergulhado no óleo, se baixar o nível vai enxergar.
    Como ele já estava parado há muito tempo, tem que substituir por óleo novo mesmo.
    Faça o teste e nos diga o que aconteceu.

    Abs
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    Olá pontes punk!

    Se tivesse acontecido algo tão sério veriamos pedaços faltando em vários lugares.
    Este cambio é muito forte! É dificil quebrar assim!

    Não dá para ver muito bem! Mas nesta foto parece que os dentes pequenos da 2 marcha estão muito desgastados.

    Puxa esta luvas até o ponto do meio e envia uma nova foto!

    É fácil e barato colocar este cambio para rodar denovo!

    Att. Aristides Júnior

  • #7
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    Sydney66, obrigado pela resposta.

    O engate feito como mostra a foto foi feito a mão, notei o seguinte:
    Que ao puxar o sincronizado para o engate da 2 marcha, todo o conjunto (engrenagem 2 marcha e sincronizado se movimentou) assim não tendo curso suficiente para casar os dentes de ambos, quando fixei com a mão a engrenagem da 2 marcha e puxei com a mão o sincronizado (não deixando a engrenagem de marcha se mover) o engate foi suave e preciso.
    Uma pergunta:

    Existe alguma trava que fica atrás desta engrenagem de 2 marcha? Pois por esta analogia, penso que o curso da alavanca de câmbio que é pequeno não consegue casar sincronizado e engrenagem devido este movimento que a engrenagem tem neste processo. Desculpe se for alguma indagação lógica, só para posicionar melhor o caminho no momento de fazer algum possível reparo.
    Obrigado pela oportunidade e espaço às dúvidas.

  • #8
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    23/10/2019
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    Aristides jr, obrigado!

    Sim, os dentes estão gastos, acredito que esteja escapando marcha levando em conta a conservação desta com os demais. Se alguém tiver uma nova podemos negociar pra um ajudar o outro.
    Obrigado pela colocação, boa notícia ser um câmbio que pode ser confiável.

  • #9
    Usuário Avatar de Aristides Jr
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    06/07/2009
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    Olá pontes punk!

    Vou relatar baseado no que aconteceu comigo.

    Minha engrenagem da 2 estava bem gasta nos dentes pequenos, quase a metade da espessura!

    Achei no desmanche uma engrenagem muito boa! mas estava numa lata misturada com um monte delas, ninguém sabia do que era.

    A minha engrenagem montada era lisa nesta parte de trás, e esta outra que havia encontrado e comprado (assim como a sua) tinha uma entrada na parte de trás! No furo central havia uma bucha de metal amarelo, mandei para o torneiro embuchar para ficar justa no eixo, e recomendei que ele deixasse material da bucha até a face da engrenagem. Mas não foi assim, ele cortou!

    Procurei uma arruela e fiz um calço, no furo central cortei e dobrei umas duas ou tres pequenas abas para ela travar na ponta do entalhado de trás. (Acho que hoje eu faria adicionando material com solda, retificaria para encaixar justinho).

    O calço é fixo no entalhado e a engrenagem gira, tem bastante superfície de contato quase não há desgaste.

    Estou rodando assim fazem uns 25 anos, depois disso já abri o cambio para verificar e estava tudo OK!

    Ficou complicado não é!

    Enfim neste caso precisa ajustar para a engrenagem da segunda para ela trabalhar mais próxima da luva de engrenamento, não pode ficar presa, tem que girar livre, mas não pode haver mais que alguns décimos de espaço.

    Se fizer este ajuste, e também fresar os dentes mais a verificação da mola que trabalha na esfera da tampa, não escapa mais.


    Continue postando para sabermos se teve sucesso.

    Att. Aristides Júnior

  • #10
    Usuário Avatar de Sydney66
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    Pontes boa noite;

    Desculpe a demora em responder, é que normalmente vejo no dia seguinte se houve respostas, mas não entro todos os dias, só hoje verifiquei sua resposta e ela ajudou muito sim. Existe no conjunto um anel chamado anel de retenção do cubo do sincronizador, acho que é vendido no conjunto de reparo do câmbio, ele é responsável por manter o sincronizador e, consequentemente, a engrenagem no devido lugar. Com o detalhe que você deu significa que ele foi para o saco e com isso o cubo se movimenta também e seu raciocínio está correto ai não tem curso suficiente a alavanca para o engate.
    Você terá que desmontar o câmbio para esse reparo, mas apenas o eixo piloto e secundário, não precisa mexer no carretão, se você for do tipo que gosta de resolver você mesmo mãos a obra, se não entregue a quem sabe pois existe uma sequência de desmontagem de deve ser seguida.
    Abraços e espero que corrija seu problema, que não é nada grave.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

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