Já tinha cantado a bola sobre esse lance a um tempo, o problema é que o forum tem muita informação.
Esse é o esquema de direção mais utilizado pelos 4x4 nos EUA, inclusive dos rock crawlin, procurem na net que vai aparecer muita coisa, inclsuive na four wheler, facilitando a vida segue uma ai:
No link abaixo ai o Zeca ajudou a comparar as medidas para quem interessar e ali também tem os códigos dos terminais, só tem que lembrar onde é rosca esquerda e onde é direita:
Para quem interessar, pesquisei bastante pela net e a melhor marca recomendada é Moog, um pouco mais caro, mas já que vai pagar frete e imposto, fora que direção é uma peça importante, coloca logo o que resolve pois lá tambem reclamam de peças xing-ling, segue o diferencial do material indicado pelos caras:
O lance para baratear o custo de adaptação é usar os terminais que ligam roda a roda gringos, ai um deles tem o olhal que o colega colocou aqui, e usar terminais que ligam o pitman a outra barra do 608, a diferença nos conicos é bem pequena, sendo o do 608 um pouco menor.
Seja do 608 ou os gringos, tem que alargar o conico da peça um pouco sim, para saber quanto é só comparar com o conico original.
O Maciel colocou que comprou esses terminais como sendo de RAM, mas nos EUA vão encontrar eles como sendo para Suburbam, K1500 entre outras da linha GM, procurem por "GM 1 Ton tie rod end" que vai aparecer bastante coisa.
OPC, este que comprei é da Dodge mesmo.
Os que o Zeca tava comprando é da Chevy 1Ton.
O da Dodge é maior a rosca do terminal e a medida do cônico tem pouca diferença pros da Chevy. Além do fato deste terminal olhal ser vendido no Brasil. Dê uma olhada na imagem em anexo. As medidas em vermelho são em milimetro e em preto está em polegada.
Rosca do terminal Chevy: 7/8 de polegada (aprox. 22mm)
Rosca do terminal Dodge: 1 polegada (aprox. 25.4mm)
Inciei ontem a adaptação dos novos terminais no Troller.
Aproveitei que estava fazendo a revisão do diferencial dianteiro, então resolvi mexer em tudo.
Ontem foram abertos os novos cônicos no munhão para uso dos terminais que já havia informado que usaria.
O serviço está sendo feito na oficina de um amigo, especializado em picapes e jeeps. Qualidade de primeira.
Hoje estará sendo confeccionada as barras para ligar munhão a munhão.
Nesse final de semana foi feito a primeira barra.
Gostei bastante do resultado. Acredito que depois de tudo pronto a direção vai ficar bem firme.
A barra ficou boa, os parafusos e terminais ficaram em boa posição, não gerando o risco de encostar ou bater em algum componente, como os amortecedores, por exemplo.
Nesse final de semana foi feito a primeira barra.
Gostei bastante do resultado. Acredito que depois de tudo pronto a direção vai ficar bem firme.
A barra ficou boa, os parafusos e terminais ficaram em boa posição, não gerando o risco de encostar ou bater em algum componente, como os amortecedores, por exemplo.
Muito Bom, Parabéns!!
Serviço limpo e muito bem feito.
Ontem foi feita a segunda barra (drag link). Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado. Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.
Ontem foi feita a segunda barra (drag link). Ficou bom também. Estou ansioso para testar o resultado. Anexando a foto de como ficaram as duas barras instaladas.
Ola Francisco,
Parabéns pelo trabalho, estava bem em duvida de como adaptar a barra de direção em meu troller e vou seguir o seu exemplo.
Essa alteração que esta fazendo é devido a seu carro "passarinhar" na estrada? Qual o ano de seu carro?
Que altura de molas e pneus você utiliza?
Quais os demais terminais que utilizou?
Parabéns pelo trabalho, estava bem em duvida de como adaptar a barra de direção em meu troller e vou seguir o seu exemplo.
Essa alteração que esta fazendo é devido a seu carro "passarinhar" na estrada? Qual o ano de seu carro?
Que altura de molas e pneus você utiliza?
Quais os demais terminais que utilizou?
Obrigado pela atenção.
Evandro, meu carro é um 2005, 2.8.
Estranhei muito a direção boba do troller, achei muito instável. Daí resolvi partir pra uma adaptção que fosse rápida e fácil de fazer.
Não queria ter que importar peças então parti em busca de alguma coisa disponível no Brasil. Daí achei no mercado livre o terminal olhal da Dodge Ram (94 a 97).
Esse terminal tem medidas próximas a do MB 608. Eu preferi usar os terminais da F1000, juntamente com esse da Dodge.
Meu carro tem suspensão original, uso pneus 33 com distanciadores de roda de 32mm.