Postado originalmente por ramiro_eli
Galera...
Não adianta ficar comparando motores somente pelos valores absolutos. :discordo:
Isso de dizer que o motor X tem 40kmf de torque e 200hp é melhor que o motor Y pq este tem 20kmf de torque e 100hp não é certo. O motor X pode entregar 8kmg a 1.200rpm enquanto o Y entrega 18kmf no mesmo regime de rotações. É a diferença entre passar ou não em determinado obstáculo. :wink:
O dado mais importante a ser considerado em um motor para uso off-road é a sua curva de torque.
O AP tem valores absolutos exelentes para o seu tamanho, mas ele é um motor "quadrado" ele tem um bom torque a 3.500rpm, mas tem um torque pífio a 1.200rpm. O motor OHC tb sofre desta mesma característica, mas ela é compensada e "suavisada" pelo fato do motor ter 300cm cúbicos a mais (15%), já o GM151 é mais liso, entrega bom torque em vários regimes.
Mas tudo isso pode ser compensado na forma de dirigir, e principalmente "mamando" a embreagem... :putz:
Outra coisa que não concordo é ficar comparando motores preparados....sim existe AP c/ mais de 800hp, mas tambem existe OHC c/ mais de 1.000hp :shock: . O OHC, ou Georgia, foi muito utilizado na década de 70 nos EUA, que começou a usar motores pequenos por causa da crise do Petróleo. E lá este motor foi alvo de inúmeras preparações. Inclusive o OHC já saiu original de fábrica com 195hp, quando equipava o Torino Turbo, fabricado na Argentina :twisted:.
O que o Peleje disse em relação ao turbo está correto, mas faltam algumas info:
O Turbo faz mágicas na curva de torque, se bem montado e corretamente acertado, um motor turbo tem a curva de torque praticamente plana, ou seja, tem o mesmo torque de 1.200 até 6.000rpm, por exemplo. Isso é o paraiso. Mas por outor lado, a turbina antes de "encher"(começar a criar pressão) só atrapalha, pois "entope" o escapamento.
Eu pessoalmente prefiro motores grandes p/ off-road. Eles tem exelente torque em baixos RPM e boa potência em alta. :dance: Isto significa poder passar por um local cheio de pedras e rosões e em seguida vencer uma put@ subida ensaboada, tudo na mesma marcha. :wink:
Mas eles bebem, são pesados, etc...
Sou seguidor da seguinte filosofia: "Não existe substituto para a capacidade volumétrica" :mrgreen: