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Projeto Fake GPW. Um 1972 metido a 1942 militar

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  • 01/07/2015, 11:58
    Marcos ET
    Dic3, pensei que era eu o único que usava óleo solúvel no radiador! Eu uso desde 1997 e nunca tive problemas, só felicidade! Você leu a "dica" aqui no fórum ou aprendeu a manha em outro lugar? (curioso) hoje mesmo, enquanto você respondia a mensagem, eu comprei mais 1L para ter em casa! rsrsrs

    Quanto ao radiador, sei bem qual é! Rapaz, que curioso, usei este radiador por alguns anos e foi um alívio para mim quando troquei! até agora o jeep não tem mais problema de aquecimento (devido ao novo radiador). Tentei usar só ventoinha elétrica e não funcionou, só mecânica e ficou pior ainda, usei ambas (a elétrica empurrando o ar para o radiador, e a mecânica puxando o ar do outro lado) e conseguia andar na cidade (mas nas subidonas e reduzidas o véio jeep fervia). Agora que troquei, o ponteiro do radiador fica "um mm além da linha" entre o mínimo do ideal e o "frio".

    Rodrigo, super fácil! não precisa ir atrás de marca ou nome, basta pedir "óleo para fluido refrigerante de corte" ou, simplesmente, "óleo solúvel" (porque é um óleo que é solúvel em água). Se você não souber onde vende, qualquer torneadora ou retífica sabe, pois eles certamente usam este produto! Sabe quando você vê aquele "leite" derramando sobre a peça que está sendo usinada (no torno ou retífica)? é água com este óleo... Se você encontrar, basta uns 200ml de óleo na água do radiador e tudo certo!
  • 01/07/2015, 12:44
    Dic3
    Eu comecei a usar a uns 5 anos, tenho utros amigos que tbm usam e nao reclamam, pelo contrario.

    Bem, esse radiador que tenho do gpw eu comprei novo e coloquei originalmente no outro CJ5 que tenho quando coloquei o motor de opala mas la tambem nao funcionou, usava ventoinha mecanica e vivia com a temperatura alta. Como a grade do CJ5 era maior fiz uma modificacao na ventoinha (coloquei ela mais para tras) e recoloquei o radiador do BF, ficou beleza nao me incomoda mais.

    Quando tava terminando de montar o GPW como estava com esse radiador em casa de bobeira (e foi um que deu certo nessa grade mais baixa do GPW) resolvi colocar e ver como se comportava, como funcionou bem resolvi deixar ele e assim tem funcionado bem.

    Verificou se seu sistema esta corretamente pressurizado? Se as mangueiras nao ficam duras com o motor do jeep quente entao pode ser aí o problema. Verificou se a bomba esta realmente "bombeando"? As vezes a turbina da bomba pode estar girando em falso e a agua nao estar circulando, convem retirar e ver. Outra coisa é o ponto, se estiver mto adiantado ou muito atrasado vai superaquecer mesmo
  • 01/07/2015, 14:33
    Marcos ET
    Citação:

    Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Verificou se seu sistema esta corretamente pressurizado? Se as mangueiras nao ficam duras com o motor do jeep quente . Verificou se a bomba esta realmente "bombeando"? Outra coisa é o ponto, se estiver mto adiantado ou muito atrasado vai superaquecer mesmo

    Dic3 você não tem idéia! foram anos tentando medidas e fazendo "experiências" para adequar este radiador... mas no meu caso, só resolveu trocando! que bom que no seu caso deu certo! Eu usava ventoinha de ar-condicionado do Corsa na Frente, e a do GM151 atrás. Para você ter uma ideia, agora eu apenas troquei o radiador e retirei a ventoinha elétrica, sem mexer em ponto, carburação, mangueiras ou qualquer outra coisa, e agora o motor funciona "quase" frio (se a temperatura cair só um pouco, vou ter que adotar outras medidas). Estou pensando em montar a elétrica novamente, e retirar a mecânica, mas ainda não decidi...
  • 18/08/2015, 11:38
    fabriciosimonini
    Beleza Dic3! Primeiramente parabéns pelo Jeep, ficou fera! Como vocês estão falando sobre radiador, vou aproveitar e relatar a miha experiência. Só para relembrar, uso motor A.P 2.0 + Radiador original "Willys" + 260f + reduzida, e relação de diferencial 43x8. Fiz meu cabeçote recentemente, devido a uma corrosão na galeria de água que permitia que a "explosão" vasase para a mesma, deixando o Cil n°4 "morto".

    Após retifica completa de cabeçote, o meu "cebolão" (bulbo do radiador) deu problema e tive que substituí-lo. Coloquei um novo com graduação 75º/70°, como o anterior. Percebi que após a partida levava 15 minutos para acionar a ventoinha elétrica, isso, sem o uso da válvula termostática e na pista a 80km/h a mesma também acionava com certa frequência.

    Para ter uma idéia da temperatura de trabalho do motor, desliguei o terminal negativo que aciona a ventoinha, rodei alguns Kms no asfalto, a temperatura estabiliza em 80ºC (no mostrador) e na estrada de terra andando em 3° marcha, chega aos 90°C depois de um bom tempo de funcionamento.

    Dai a pergunta, lembrando que o "Cebolão" é acionado com a água que já passou pelo radiador, ou seja, já resfriada, qual graduação (Cebolão) devo usar para manter esta temperatura?

    Abraço!
  • 18/08/2015, 12:02
    Dic3
    Valeu Fabricio,

    Olha o que posso dizer é que o radiador do willys cabem 7 litros de agua (eu ja medi) enquanto que o original do AP devem caber uns 4 liros chutando alto.

    Entao acho que o jeito mais facil de manter essa faixa de temperatura estabilizada e correta pro seu motor é colocar a termostatica de volta (e especifica pro modelo, cilindrada e combustivel).

    Eu ja andei sem termostatica no meu outro jeep que tem motor opala 4cil com radiador original willys e posso afirmar que se voce estiver andando num forte calor e de repente pegar um chuva voce consegue ver o ponteiro de temperatura despencar tamanha falta que a termostatica faz.
  • 18/08/2015, 17:12
    Marcos ET
    Citação:

    Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Eu já andei sem termostática no meu outro jeep que tem motor opala 4cil com radiador original willys e posso afirmar que se você estiver andando num forte calor e de repente pegar um chuva você consegue ver o ponteiro de temperatura despencar tamanha falta que a termostática faz.


    ...a não ser que você esteja em Palmas - TO, onde a temperatura média é de 41ºC (podendo chegar aos 50ºC como em 2007). Você vem andando por uma avenida, com 38ºC à sombra, com o motor fervendo, pega a maior chuva, agradece a Deus por isso e, quando olha, o mormaço fez a temperatura (do ambiente e do motor) subir!!! hehehehehe

    isso que dá, morar em um lugar onde só existem duas estações do ano: Verão e INFERNO!

    gde abraço!
  • 18/08/2015, 17:22
    Dic3
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • 20/08/2015, 15:41
    Dic3
    1 Anexo(s)
    Aproveitando as ultimas semanas de sol passei a usar mais o GPW, media de 8,5Km/m3 urbano em transito esado. Ainda nao esta aquela maravilha mas assim que eu instalar o variador de avanco devo cutucar uns 9,5 a 10Km/m3
  • 21/08/2015, 08:01
    FUKETEIRO
    Citação:

    Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Aproveitando as ultimas semanas de sol passei a usar mais o GPW, media de 8,5Km/m3 urbano em transito esado. Ainda nao esta aquela maravilha mas assim que eu instalar o variador de avanco devo cutucar uns 9,5 a 10Km/m3

    Gostei da placa uauauauaua, kkkk
  • 21/08/2015, 09:24
    Marcos ET
    Citação:

    Postado originalmente por FUKETEIRO Ver Post
    Gostei da placa uauauauaua, kkkk

    Amigo FUKETEIRO, acho que a placa não é "uauauauaua", mas sim "auauauauau"... kkkkk

    Dic3, seu "CJ35" ficou muuuuuito bom! Parabéns cara!!

    []'s
  • 21/08/2015, 13:45
    fugger
    Citação:

    Postado originalmente por Dic3 Ver Post
    Aproveitando as ultimas semanas de sol passei a usar mais o GPW, media de 8,5Km/m3 urbano em transito esado. Ainda nao esta aquela maravilha mas assim que eu instalar o variador de avanco devo cutucar uns 9,5 a 10Km/m3

    Melhor que carro 1000.

    []´s
  • 24/08/2015, 18:09
    tuna
    Cade a foto do minion?

    []'s
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