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Convex Datacenter
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Resultados 1 a 12 de 43
  • #1
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    17/11/2009
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    Instalação de vaso de expansão no BF161




    Boa tarde prezados ! a uns 3 ou 4 anos atrás eu estava incomodado com a necessidade constante de reposição de água/aditivo no radiador do CJ58 da minha exposa, pesquisei um pouco no fórum, livros e internet e acabei implementado uma solução simples e que tem funcionado bem no Jeep dela, na minha C-10 e no meu CJ64, no qual aproveitei uma mexida no alternador para fazer uma limpeza no sistema e tirar umas fotos, eu utilizei o reservatório do esguicho de água do Uno ( se não me falha a memória ) as únicas adaptações necessárias nele são a vedação do furo da bomba, para isso coloquei um parafuso e porca e vedei com silicone, e um pequeno furo para passar a mangueira que vem do radiador, escolhi esse reservatório porque ele encaixa perfeitamente no pára-lama direito, parece até que um nasceu para o outro.
    No radiador utilizei uma tampa MF14 da Flório original do Jeep, a única alteração na mesma é o anel adicional de borracha para vedar o bocal do radiador, sem essa borracha a água só sai do radiador e não volta, essa borracha eu tirei de uma outra tampa que a possuía, acho que foi uma MF18, a mangueira que vem do radiador pode ser totalmente transparente, assim pode-se monitorar o funcionamento do sistema, com o aquecimento/resfriamento do motor posso ver a água indo e vindo do reservatório ! lembrando que a ponta da mangueira deve ficar imersa na água para poder puxá-la de volta, como tampa do reservatório eu utilizei a própria tampa da embalagem de aditivo, fiz um pequeno orifício para permitir a equalização da pressão, de tempos em tempos é necessário lavar o reservatório porque a sujeira que vem do motor decanta no lado mais fundo do reservatório ( mais uma vantagem do reservatório do Uno ) observem que a tampa do radiador que está nas fotos está em uso a mais de 2 anos e possui um pouco de ferrugem mas ainda vai durar mais uma eternidade, esse sistema não perde água, a não ser por evaporação, não chega a ser tão confiável quanto o sistema selado mas isso já foi amplamente discutido no fórum . . . espero que as informações sejam úteis e qualquer dúvida ou sugestão é só falar . . . um abraço a todos !


    -reservatorio-1.jpg-superior-reservatorio-2.jpg-reservatorio-5.jpg-lateral-radiador.jpg-tampa-4.jpg

  • #2
    Jacimar, só não entendi a retirada da borracha da tampa. Pode esclarecer ou mostrar uma foto ??

    Valeu pela dica. Bem interessante...

    []s
    "Ao sair, deixe o lugar mais limpo do que quando o encontrou”
    (Camel Trophy)

  • #3
    Usuário
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    17/11/2009
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    Citação Postado originalmente por guto_udesc Ver Post
    Jacimar, só não entendi a retirada da borracha da tampa. Pode esclarecer ou mostrar uma foto ??

    Valeu pela dica. Bem interessante...

    []s

    Bom dia prezado ! é realmente eu não expliquei direito, foi mal ! a questão é que a tampa original da Flório para o Jeep ( MF14 )não tem aquela borracha que entra em contato com o bocal do radiador, é como essa da foto anexa, como eu tinha uma da Bonanza sobrando ( MF18 ) eu retirei de uma e passei para a outra, poderia ter feito de borracha fina mas preferi algo que pudesse reproduzir facilmente sem precisar de muita improvisação, sem essa borracha quando a água esfria o "vácuo" no sitema puxa ar da atmosfera ao invés de puxar a água do vaso de expansão, ok ? qualquer coisa é só falar e um abraço !

    -tampa-sem-borracha.jpg

  • #4
    Entendi, obrigado Jacimar !
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  • #5
    Usuário Avatar de Leandro&Priscila
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    12/10/2011
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    Jacimar, bom dia;

    Muito boa a sua ideia! Inspirado nela, estou instalando um sistema parecido no meu CJ5, mas me surgiu uma dúvida: O reservatório que você utilizou é:
    a) vedado a qualquer saída de ar;
    b) ventilado, através de um furo; ou;
    c) valvulado, com uma tampa valvulada no reservatório?
    Ocorre que comprei um reservatório do gol, e ele vem com uma tampa valvulada, calibrada para 1,4 bar (20 libras). O problema é que a tampa do radiador do CJ é calibrada para 13 libras (0,9 bar). Será que se eu instalar o reservatório com a tampa de 1,4 bar o meu radiador explode???
    Se mais alguém puder me ajudar na dúvida, agradeço!
    Grande abraço a todos,
    Leandro
    Leandro&Priscila - Cj64 "Toscão"

  • #6
    Reservatório do Limpador....está correto isto?
    Aquilo não é feito para aguentar pressão e, tão pouco, a temperatura da água que passa pelo sistema.

  • #7
    Usuário Avatar de antonio umino
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    29/08/2009
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    Acho que o sistema do Jacimar o vaso expansor não tem pressão, Se parece com o sistema usado nos passat antigos..
    até mais.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #8
    entendi. Funciona apenas como um repositório.

  • #9
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    17/11/2009
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    Citação Postado originalmente por Leandro&Priscila Ver Post
    Jacimar, bom dia;

    Muito boa a sua ideia! Inspirado nela, estou instalando um sistema parecido no meu CJ5, mas me surgiu uma dúvida: O reservatório que você utilizou é:
    a) vedado a qualquer saída de ar;
    b) ventilado, através de um furo; ou;
    c) valvulado, com uma tampa valvulada no reservatório?
    Ocorre que comprei um reservatório do gol, e ele vem com uma tampa valvulada, calibrada para 1,4 bar (20 libras). O problema é que a tampa do radiador do CJ é calibrada para 13 libras (0,9 bar). Será que se eu instalar o reservatório com a tampa de 1,4 bar o meu radiador explode???
    Se mais alguém puder me ajudar na dúvida, agradeço!
    Grande abraço a todos,
    Leandro

    Bom dia prezados ! Leandr&Priscila, resposta b ! é ventilado, quem controla a ida e vinda da água continua sendo a tampa do radiador do Jeep, se você quiser usar o reservatório do Gol é só você retirar o "miolo" da tampa do reservatório do Gol, mas não sei se ele comporta a variação de volume do Jeep - cerca de 1 litro - ou então você pode fazer o sistema selado mesmo, há um ótimo tópico sobre isso aqui no fórum . . . boa sorte e um abraço !

    Em tempo : A idéia foi baseada em um apanhado de idéias aqui do fórum, ou seja, de todos nós . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #10
    Usuário Avatar de Gilvan.BA
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    27/03/2011
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    Feira de Santana/BA
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    Jacimar, Eu gostei dessa adaptação que vc fez para usar filtro de oleo moderno. Se vc poder poste umas fotos dessa adaptação ai.
    Jeep CJ 3 B -Tomatinho
    Jeep CJ 5 - Azul
    L 200 Outdoor GLS - Prata

  • #11
    Usuário
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    17/11/2009
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    Ipatinga/MG
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    Bom dia prezado ! tem as fotos dentro do tópico :

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-parte-ii.html (Filtro de oleo CJ5 parte II)

    Qualquer dúvida é só falar, boa sorte e um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #12
    Usuário Avatar de Kim
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    17/10/2005
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    Nova Aliança do Ivaí/PR
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    Agradecimento: 1
    Caro Jacimar!

    Recomendo urgentemente a leitura deste tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...-cabecote.html (Tampa do radiador, válvula termostática e junta do cabeçote.)

    Está ensinando um procedimento equívoco que poderá trazer problemas.

    Em hipótese alguma deve retirar a borracha da tampa do radiador, ela é uma válvula de duas vias.

    O reservatório está certo, mais a parte da tampa, completamente equívoca.

    Para montar um reservatório de expansão, é só acoplar uma mangueira à saída da tampa do radiador a um vaso, lembrando que a mangueira deve tocar no fundo do vaso, para que no momento que o fluído do motor contrair, puxe o fluído do vaso.

    Existe outra modalidade, que a tampa do radiador fica no vaso, como nos carros modernos, aumentando a quantidade de fluído circulando pelo bloco.
    Sobre as modalidades, post #11
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...ml#post1036181
    4X4 Brasil

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