x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 43

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2

    Instalação de vaso de expansão no BF161




    Boa tarde prezados ! a uns 3 ou 4 anos atrás eu estava incomodado com a necessidade constante de reposição de água/aditivo no radiador do CJ58 da minha exposa, pesquisei um pouco no fórum, livros e internet e acabei implementado uma solução simples e que tem funcionado bem no Jeep dela, na minha C-10 e no meu CJ64, no qual aproveitei uma mexida no alternador para fazer uma limpeza no sistema e tirar umas fotos, eu utilizei o reservatório do esguicho de água do Uno ( se não me falha a memória ) as únicas adaptações necessárias nele são a vedação do furo da bomba, para isso coloquei um parafuso e porca e vedei com silicone, e um pequeno furo para passar a mangueira que vem do radiador, escolhi esse reservatório porque ele encaixa perfeitamente no pára-lama direito, parece até que um nasceu para o outro.
    No radiador utilizei uma tampa MF14 da Flório original do Jeep, a única alteração na mesma é o anel adicional de borracha para vedar o bocal do radiador, sem essa borracha a água só sai do radiador e não volta, essa borracha eu tirei de uma outra tampa que a possuía, acho que foi uma MF18, a mangueira que vem do radiador pode ser totalmente transparente, assim pode-se monitorar o funcionamento do sistema, com o aquecimento/resfriamento do motor posso ver a água indo e vindo do reservatório ! lembrando que a ponta da mangueira deve ficar imersa na água para poder puxá-la de volta, como tampa do reservatório eu utilizei a própria tampa da embalagem de aditivo, fiz um pequeno orifício para permitir a equalização da pressão, de tempos em tempos é necessário lavar o reservatório porque a sujeira que vem do motor decanta no lado mais fundo do reservatório ( mais uma vantagem do reservatório do Uno ) observem que a tampa do radiador que está nas fotos está em uso a mais de 2 anos e possui um pouco de ferrugem mas ainda vai durar mais uma eternidade, esse sistema não perde água, a não ser por evaporação, não chega a ser tão confiável quanto o sistema selado mas isso já foi amplamente discutido no fórum . . . espero que as informações sejam úteis e qualquer dúvida ou sugestão é só falar . . . um abraço a todos !


    -reservatorio-1.jpg-superior-reservatorio-2.jpg-reservatorio-5.jpg-lateral-radiador.jpg-tampa-4.jpg

  • #2
    Jacimar, só não entendi a retirada da borracha da tampa. Pode esclarecer ou mostrar uma foto ??

    Valeu pela dica. Bem interessante...

    []s
    "Ao sair, deixe o lugar mais limpo do que quando o encontrou”
    (Camel Trophy)

  • #3
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por guto_udesc Ver Post
    Jacimar, só não entendi a retirada da borracha da tampa. Pode esclarecer ou mostrar uma foto ??

    Valeu pela dica. Bem interessante...

    []s

    Bom dia prezado ! é realmente eu não expliquei direito, foi mal ! a questão é que a tampa original da Flório para o Jeep ( MF14 )não tem aquela borracha que entra em contato com o bocal do radiador, é como essa da foto anexa, como eu tinha uma da Bonanza sobrando ( MF18 ) eu retirei de uma e passei para a outra, poderia ter feito de borracha fina mas preferi algo que pudesse reproduzir facilmente sem precisar de muita improvisação, sem essa borracha quando a água esfria o "vácuo" no sitema puxa ar da atmosfera ao invés de puxar a água do vaso de expansão, ok ? qualquer coisa é só falar e um abraço !

    -tampa-sem-borracha.jpg

  • #4
    Usuário
    Entrada
    14/12/2007
    Local
    FEIRA DE SANTANA/BA
    Idade
    55
    Posts
    559
    Agradecimentos: 0
    MENINOS parem!!!! deixa eu entender isso .O negocio chamado radiador tem uma saidinha ao lado que é aquela mangueirinha que vcs a chamam de ladrão .Esse reservatorio que vcs falam ele resgata a agua que sai dessa mangueirinha para o radiador é isso??????? bjs Andrea Coloma

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por coloma Ver Post
    MENINOS parem!!!! deixa eu entender isso .O negocio chamado radiador tem uma saidinha ao lado que é aquela mangueirinha que vcs a chamam de ladrão .Esse reservatorio que vcs falam ele resgata a agua que sai dessa mangueirinha para o radiador é isso??????? bjs Andrea Coloma

    Isso mesmo Coloma ! a vantagem é que você não precisa se preocupar tanto em ficar olhando e completando a água do radiador todo dia ! e nem desperdiça aditivivo, fica como um carro moderno . . . um abraço !
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #6
    Usuário Avatar de Leandro&Priscila
    Entrada
    12/10/2011
    Local
    Cotia/SP
    Idade
    45
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Jacimar, valeu mesmo, pela ideia e pelos esclarecimentos. Vou tentar instalar das duas formas: ventilado, como você fez, e valvulado, com a válvula do gol, pra ver o que acontece. O reservatório comporta sim a variação de volume, pois tem mais de 1L de capacidade. Minha preocupação é de que, como a válvula dele abre somente com uma pressão maior que a da válvula original do radiador, que um dos doi exploda com o excesso de pressão; mas parece que isso não acontece assim tão facilmente. Só pra relembrar: a Válvula da tampa do radiador abre com 0,9bar, enquanto a do reservatório abre somente com 1,4 bar. Isso provavelmente fará com que o reservatório trabalhe pressurizado, forçando o fluido a retornar para o radiador quando a pressão deste baixar a válvula. Nesse ponto, a sua ideia de colocar a borracha vedando a tampa, é essencial, senão o negócio simplesmente não funciona.
    Valeu a todos! Um abraço!
    Leandro&Priscila - Cj64 "Toscão"

  • #7
    Entendi, obrigado Jacimar !
    "Ao sair, deixe o lugar mais limpo do que quando o encontrou”
    (Camel Trophy)

  • #8
    Usuário Avatar de Leandro&Priscila
    Entrada
    12/10/2011
    Local
    Cotia/SP
    Idade
    45
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Jacimar, bom dia;

    Muito boa a sua ideia! Inspirado nela, estou instalando um sistema parecido no meu CJ5, mas me surgiu uma dúvida: O reservatório que você utilizou é:
    a) vedado a qualquer saída de ar;
    b) ventilado, através de um furo; ou;
    c) valvulado, com uma tampa valvulada no reservatório?
    Ocorre que comprei um reservatório do gol, e ele vem com uma tampa valvulada, calibrada para 1,4 bar (20 libras). O problema é que a tampa do radiador do CJ é calibrada para 13 libras (0,9 bar). Será que se eu instalar o reservatório com a tampa de 1,4 bar o meu radiador explode???
    Se mais alguém puder me ajudar na dúvida, agradeço!
    Grande abraço a todos,
    Leandro
    Leandro&Priscila - Cj64 "Toscão"

  • #9
    Usuário
    Entrada
    17/11/2009
    Local
    Ipatinga/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,321
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Leandro&Priscila Ver Post
    Jacimar, bom dia;

    Muito boa a sua ideia! Inspirado nela, estou instalando um sistema parecido no meu CJ5, mas me surgiu uma dúvida: O reservatório que você utilizou é:
    a) vedado a qualquer saída de ar;
    b) ventilado, através de um furo; ou;
    c) valvulado, com uma tampa valvulada no reservatório?
    Ocorre que comprei um reservatório do gol, e ele vem com uma tampa valvulada, calibrada para 1,4 bar (20 libras). O problema é que a tampa do radiador do CJ é calibrada para 13 libras (0,9 bar). Será que se eu instalar o reservatório com a tampa de 1,4 bar o meu radiador explode???
    Se mais alguém puder me ajudar na dúvida, agradeço!
    Grande abraço a todos,
    Leandro

    Bom dia prezados ! Leandr&Priscila, resposta b ! é ventilado, quem controla a ida e vinda da água continua sendo a tampa do radiador do Jeep, se você quiser usar o reservatório do Gol é só você retirar o "miolo" da tampa do reservatório do Gol, mas não sei se ele comporta a variação de volume do Jeep - cerca de 1 litro - ou então você pode fazer o sistema selado mesmo, há um ótimo tópico sobre isso aqui no fórum . . . boa sorte e um abraço !

    Em tempo : A idéia foi baseada em um apanhado de idéias aqui do fórum, ou seja, de todos nós . . .
    CJ58 BF161, 4 m/C-10 77 261, 4 m/Bonanza 93 4.1, 5 m/Omega CD 98 4.1/Chevrolet Brasil 64 261,3 m/XT 660Z Ténéré azul

  • #10
    Reservatório do Limpador....está correto isto?
    Aquilo não é feito para aguentar pressão e, tão pouco, a temperatura da água que passa pelo sistema.

  • #11
    Usuário Avatar de antonio umino
    Entrada
    29/08/2009
    Local
    T U P Ã/SP
    Idade
    76
    Posts
    3,656
    Agradecimentos: 26
    Acho que o sistema do Jacimar o vaso expansor não tem pressão, Se parece com o sistema usado nos passat antigos..
    até mais.
    Rural Willys,1965. 1966. 1973

    Pickup Willys F 75 1966, e 1976


  • #12
    entendi. Funciona apenas como um repositório.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vaso expansor
      Por Eduardo Chaves no fórum Jeep Willys
      Respostas: 165
      Última resposta: 18/07/2014, 22:08
    2. L 200 - água do vaso de expansão ñ retorna
      Por Fernando César Ximenes no fórum Mitsubishi
      Respostas: 27
      Última resposta: 16/03/2014, 00:20
    3. Vaso expansor de C-20/A-20.
      Por bruno_nomelini no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 10
      Última resposta: 25/08/2007, 15:12
    4. DOAÇÃO!! Filtro de ar Fiat e Vaso expansor
      Por André-4WD no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 9
      Última resposta: 22/02/2007, 20:02
    5. Vaso de Expansão SW4
      Por Alício no fórum Toyota
      Respostas: 11
      Última resposta: 04/05/2006, 08:24

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade