Não tenho os dados ao certo e nem saco pra pesquisar, mas em 2009 o PIB nominal deve ter ficado na faixa de US$ 1,5 tri e o Bolsa Família na faixa nos R$ 12 bi.
Se alguém tiver tempo, poderia pesquisar os dados exatos e calcular o percentual que o bolsa família representou perante o PIB. :mrgreen:
O embrião do bolsa família chamava-se Renda Mínima, mas era coordenado e distribuído pelas prefeituras à famílias que se enquadravam em alguns requisitos, visando o incentivo a permanência das crianças nas escolas.
Depois veio o bolsa escola, que foi transformado no Bolsa Família, alardeado pelo Lula como seu programa ( na verdade ele ampliou e mudou o nome ).
É uma ferramenta importante de inclusão social? É.
O primeiro problema que vejo, nem é na questão do programa, mas do pessoal usando o velho jeitinho brasileiro para levar vantagem, explorando falhas operacionais no programa e na fiscalização.
O segundo, é que o BF é um programa estritamente assistencial, mas o governo federal vem alocando como gastos em saúde para cumprimento do limite mínimo em saúde ao qual é obrigado a aplicar, motivo pelo qual a regulamentação da emenda constitucional nº 29 não sai do papel.