x
Convex Datacenter

Bruno e Carlão,

Pra vcs que tem (Ou terão) carros com o sistema radius de suspensão (Como na dianteira da minha cherokee), andei pesquisando um assunto bem legal.

A muito tempo atrás, na era dos dinossauros , eu vi uma foto de um braço de suspensão muito parecido com o de engesa, só que montado no eixo como é no troller. O braço era serrado na ponta e lá era feito um suporte para que ele girasse solto.

Eu não tinha entendido muita coisa na época porque eu não tive o interesse. Esses dias eu me deparei de novo com uma foto parecida e comecei a ler mais sobre o assunto, já que o caveso gostaria de melhorar a suspensão e o bruno tb.

Acho que é uma maneira pouco custosa e relativamente boa de se ganhar alguma coisa de curso na trilha, mantendo a capacidade on-road inalterada (Comportamento de fábrica). Os americanos chamam de wristed arm. Segue foto:

Deu pra sacar como funciona?

Pra rua 2 parafusos
    Pra trilha 1 parafuso
    Pra acidente 0 parafuso

A intenção é compensar as diferenças que os braços criam (Cáster) durante o movimento do eixo (flexionaçãomento ).

Bjs

PS: Quem não tem coração bom, é bom não pesquisar por fotos no google. Wristed arm acontece com ossos tb
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Amanhã pq? Tá vendo A Favorita?

Respondendo as suas perguntas;

1- test drive na rua só hj, porque ontem era meu aniversário de casamento.E qualquer coisa referente a jeep ia causar alguns transtornos aki em casa.
    2- Essa trilha é Tomascar.Que era uma trilha leve/media, e devido ao açude ter se rompido, virou pesada/não dá pra passar.

O pessoal da Equipe que esteve lá no final do ano, não conseguiu passar. Deve estar um tanto quanto complicado.O Chapéu diz que ELE passa, então vamos ver.................

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Agradecimentos: 0
    PQP!!!!!!!!!!!!!

Ducaraio isso.....

Viveria uma vida inteira sem bolar uma porra dessas!

Cara, e aquela idéia (nem lembro mais do que você disse) sobre usar ball joint (é isso?) no ponto da barra que a linga ao chassis?

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    P.S. Adorei o carrinho de deitar debaixo do jipe: acolchoado e tem até travesseiro!!!!!!!!

Com um desses eu durmo e não faço porra nenhuma!

Citação Postado originalmente por Sergio Rocha Ver Post
    Respondendo as suas perguntas;

1- test drive na rua só hj, porque ontem era meu aniversário de casamento.E qualquer coisa referente a jeep ia causar alguns transtornos aki em casa.
    2- Essa trilha é Tomascar.Que era uma trilha leve/media, e devido ao açude ter se rompido, virou pesada/não dá pra passar.

O pessoal da Equipe que esteve lá no final do ano, não conseguiu passar. Deve estar um tanto quanto complicado.O Chapéu diz que ELE passa, então vamos ver.................

[]'
    interessante!!! Se ELE passa, deve ser complicado mesmo

Caraio, dá pra testar essa porra? Eu tô nervoso aqui....

um bj

Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    PQP!!!!!!!!!!!!!

Ducaraio isso.....

Viveria uma vida inteira sem bolar uma porra dessas!

Cara, e aquela idéia (nem lembro mais do que você disse) sobre usar ball joint (é isso?) no ponto da barra que a linga ao chassis?
    Tão simples e tão legal, né?

Alguns odeiam, outros amam... é assim como todo o tipo de suspensão.

Com isso mais a ball joint/junta esférica/uniball eu acho que vai ter um pacote econômico e bem legal.

Pra vc ter idéia do que fazem, tem gente relatando que despinou o braço e só anda com ele assim. Inclusive na rua (Acredito que perde bastante dirigibilidade).

Mais um link de montagem: Montagem Bronco Outro Bronco

Leia bastante sobre o tema antes de pensar em fazer... Qualquer dúvida o tópico hardcore está lá

Outra coisa que estou lendo tb e achando muito interessante é sobre uma loja que vende um sistema que elimina a panhard do sistema radius, fazendo que ele vire um 2link Pelo menos até agora foi o que eu entendi... Vou ler mais pra ver se não tô errado

Teoricamente a panhard é um sistema que tende a travar o eixo em movimentos mais longos. Mas pra chegar a travar outros componentes já estariam pedindo demissão (by sergião) antes

abs
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Acho que mesmo sem fazer, rola um tópico na área hard.....

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    interessante!!! Se ELE passa, deve ser complicado mesmo

Caraio, dá pra testar essa porra? Eu tô nervoso aqui....

um bj
    ELE diz que passa.Mas nem viu.

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Vejam que braço legal (é usado nos tratores Massey-Fergusson) para fazer um Wristed arm:

Na outra ponta (contrária aos furos) há uma rosca, o que possibilitaria até a regulagem do tamanho da barra....

A peça é feita em ferro fundido, mas, se aguenta um arado de 4 discos, deve suportar bem as forças da suspensão (alguém tem uma boa fórmula de física-de-ensino-médio para calcular isso? )...
    Imagens Anexas -garfos-massey.jpg 

Carlão, como saber? Não sei se vão reclamar sobre isso no hardcore.

Outro link que postaram no pirate e que foi bem interessante. Traduzindo (porcamente):

"Eu não tenho nenhuma bucha simples no meu carro com excessão do amortecedor. Isso não é o fim do mundo, mas eu gosto de como elas se comportam. Nos inferiores uso 2.5" Johnny Joints nos dois lados, superiores uso 5/8 x 3/4 heims nos dois lados, panhard dianteira tem heims nas duas pontas. Posso garantir que eu nunca mais usarei buchas nos futuros carros que farei. Existem muito mais fatores que contribuem para indesejáveis níveis de NVH (Noise, vibration, and harshness - Barulho, vibração e aspereza) que somente não usar buchas.

Dito isto, eu tb nunca usarei juntas sólidas (heims) numa suspa radius.

Tudo se resume a uma questão de constrangimento. O objetivo de qualquer suspensão é limitar o eixo de uma certa amplitude de movimento. Para o uso (offroad), o ideal é:

- Movimento vertical livre (dentro dos limites de outros componentes da suspensão)
    - Movimento de torção livre (novamente dentro dos limites do conjunto)
    - Zero de movimento lateral ( Arco da panhard fora)
    - Zero movimento longitudinal
    - Zero movimento por torque (Axle wrap)

Simplificando, vc quer que o eixo se mova para cima e para baixo e ainda flexione. Algo a mais que isso não será bom.

Suspensões "travadas" que as pessoas falam se devem ao fato do efeito "excesso de constranger" o eixo. Isto acontece quando os links e / ou geometria estão lutando entre si para manter o eixo em uma determinada posição. Uma suspensão bem concebida (para uso offroad) minimiza que isto aconteça.

Um exemplo: Pense numa 3-link com panhard. Cada link faz seu trabalho isoladamente. Os três links, que são quase paralelos, não fazem nada pra ajudar a panhard no controle lateral. O superior é a única coisa que controla as reações de torque e o cáster. Os dois links inferiores mantém longitudinalmente o eixo debaixo do carro. Isso é o que uso e mesmo com juntas rígidas por todos os lados não tenho nenhum problemas com suspensao travando durante o curso da mesma. Para chegar ao fim de curso das juntas, estaria muito além de qualquer angulo de cardan ou curso de suspa utilizável.

Se pensar na suspensao original da cherokee poderá ver que tem uma certa quantidade de "contrangimento" criado para ela. A ligeira triangulação dos braços na parte superior e inferior resistem ao movimento lateral, mas as forças panhard atuarão através do movimento. Também durante o flex, os braços do lado direito estarão tentando manter o pinhão num ângulo diferente dos braços do lado esquerdo e a diferença é "compensada" por meio de distorções nas buchas (radius tem esse mesmo problema).

A grande questão aqui é que esse tipo de distorção nas buchas não é algo que uma heim ou johnny joint pode manipular. Pense em todas as maneiras que você pode "esmagar" uma bucha em comparação com as formas um conjunto sólido, e você verá o que quero dizer. O movimento necessário para compensar uma suspensao travada não está totalmente dentro da amplitude de movimento de uma junta esférica.

Por essas razoes que uma 3-link com panhard não trava enquanto a 4-link de fábrica o faz. Ou porque uma radius trava e uma wristed não. Retirando um link do radius (Superior ) ou "wristing" o link, vc está retirando aquele tanto que travava a suspensao e estará deixando mais livre o movimento.

Então, porque as suspas vem assim de fábrica? Aquela travada que a radius faz em longos cursos tem um outro efeito: Reduz oscilação. Se pensar sobre isso verá que o body roll não é diferente que articulação do eixo. É somente questão de quem fica parado e quem se move. Tanto o sistema radius da ford quanto o 4link c/ panhard da jeep são dois sistemas muito estáveis e ótimos para o dia-a-dia e ainda oferecem um razoável curso até o limite das buchas. Nem a jeep nem a ford quiseram criar um veículo com curso de suspensão incrível. Eles se comprometeram em fazer uma coisa que atenda o grande mercado de usuários que são em maioria motoristas de rua.

Já o mercado de acessórios conseguiu atingir os motoristas que querem um veículo mais off-road com boas características de dirigibilidade (Bem diferente dos padrões de fábrica, mas aceitáveis).

Resumindo: Quando eu tinha radius na minha cherokee, usava buchas de fábrica no eixo e johnny joints no chassis. Era simples, barato e fazia o serviço. Johnny Joints nos dois lados ajudaria alguma coisa? Eu acho que não porque a suspa já flexionava ao limite dos outros componentes e eu nao quis arriscar arrancar o suportes do eixo fora caso a bucha travasse.

Depois que eu me livrei do radius e instalei o 3-link, eu mudei tudo para buchas rígidas porque eu queria o melhor controle do eixo possível e não queria ficar me preocupando sobre os tipos de bucha para evitar o travamento".

Dá uma idéia legal de uso de buchas e do conceito da tua suspa.

Demorou pacaraio pra fazer isso!!! Leia!!!

Abs
    4X4 Brasil

Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Vejam que braço legal (é usado nos tratores Massey-Fergusson) para fazer um Wristed arm:

Na outra ponta (contrária aos furos) há uma rosca, o que possibilitaria até a regulagem do tamanho da barra....

A peça é feita em ferro fundido, mas, se aguenta um arado de 4 discos, deve suportar bem as forças da suspensão (alguém tem uma boa fórmula de física-de-ensino-médio para calcular isso? )...
    Achei legal os braços, mas precisa ver o comprimento e se na ponta já tem rosca, veja um terminal pra ele. Daí fica show!!!

Samurai acho que tb é ferro fudido

bjs

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Li e reli (ser burro é foda) tudinho!

Dúvida: a panhard dá conta de evitar o Axle wrap dessa suspa com 1 parafuso?????

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem