Em tempo...não tenho autorização nem procuração para falar em nome de nenhuma fabricante de veículos. Tudo que escrevi e escrevo são apenas constatações minhas.
Versão Imprimível
Em tempo...não tenho autorização nem procuração para falar em nome de nenhuma fabricante de veículos. Tudo que escrevi e escrevo são apenas constatações minhas.
A maioria das pessoas pensa que design é uma tradução simples e direta do inglês para o português e que significa desenho. É AI QUE ESTÁ O ERRO.
Design é uma palavra inglesa, que vem do latim e significa designar, indicar representar, marcar, ordenar.
O sentido de design lembra o mesmo que, em português, tem desígnio: projeto, plano, propósito.
Há assim uma CLARA DIFERENÇA entre design e o termo inglês drawing, este sim siginifica desenho.
A troca de sentidos ocorreu porque a palavra portuguesa desenho não vem diretamente do latim. Ela é uma derivação de desenhar, que se origina do italiano disegnàre, verbo que se refere ao também italiano disêgno. Este sim guarda em si os dois significados da palavra: tanto a de desenho, quanto a de projeto. Ao ser adotado pelo português, a palavra design perdeu o seu segundo sentido (o de projeto).
Resumindo: seguindo a morfologia da palavra design, o siginificado é duplo. Desenho e projeto, mas no português, somente o significado de desenho é conhecido.
Design pode significar desenho, mas para o design automotivo, design é projeto e não desenho, já que desenho é a representação figurativa de formas sobre uma superfície, com uso de linhas, pontos e manchas, e não é isso que , por exemplo o Estúdio de Design Pininfaria faz né. Ele cria um projeto de um veículo com as características solicitadas pelo cliente...:mrgreen:...simples né?
Mais bah tche.....q aula chuck...:mrgreen:
Bom, pra mim pouco importa o design, desenho, farois redondos ou quadrados, cópia de num sei o q, etc.... pq se o Starck mandar ver nas trilhas todos vão achar ele bem bonitinho... querem apostar... mas como este é um fato q ainda não pode ser comentado vamos alimentando o tópico com as brigas...:parede:
Mesmo pq nós temos a tendência de repudiar novos conceitos etc... e se a indústria vende-se só q é bonito, q seria do Logan, Uno, Ka, etc... vai do gosto de cada um...q nem bunda... e se nós q fazemos trilhas fossemos adéptos da estética de nossas viaturas... nunca compraria-mos jipe, rural, engesa, samurai.......bla...bla...bla....
Importante vai ser ver os comentários dos primeiros aqui no forum a ter vontade$$$ de por ele na trilha e ver q vai dar...
É isso mesmo Paulo. Eu não compro carro por beleza, mas pelo que tem de bom e o que não tem de ruim. Deixamos as mulheres comprarem carros pela beleza ou design!
Eu não acho a minha Ranger bonita, acho apenas legal. Se fosse comprar por beleza, em andava de Ômega Suprema ou Marea Weekend...
Falou tudo, Edi.....!!!!!!
Muito bom meu amigo. Porem só uma correção. O Logan tem o desenho que tem porque ele é um projeto do Leste Europeu mais precisamente da Romenia da década de 80. O que foi feito é um face lifting ou seja uma maquiagem para paracer mais moderno, porem alguns detalhes entregam a sua idade. Desenho bem quadrado conjunto ótico dianteiro pequeno, etc.
Correto Barretos.
Eles devem ter pensado que nem o pessoal da Agrale. O design (projeto) teria suas especificações atendidas somente fazendo um face lifting no veículo, não sendo necessário a criação do mesmo desde o zero.
O Logam é uma compra racional. O desenho do carro não conta muito na hora do consumidor fechar negócio. Bingo. O projeto foi bem sucedido, cumprindo com as especificações solicitadas .
O Marruá foi produzido para ser vendido para o exército. O exército não liga pro visual e sim pro funcional de uma viatura. Bingo. O projeto foi bem sucedido, cumprindo com as especificações solicitadas .
A Ecosport é um projeto que tem como objetivo a construção de um veículo urbano, mas com apelo off-road. Por isso que foi feita um modelo 4x4. Apenas para reforçar este apelo.
Os projetistas sabem que o carro não é off-road. Nos sabemos que o Ecosporte tbm não é um off-road, mas o público que compra, acredita que o veículo é um off-road. Foi necessário a cosntrução de um modelo 4x4 para reforçar este apelo. A Ecosporte 4x4 só existe para isto. Para reforçar este apelo, pois a Ford sabia que o público da Ecosport não iria botar o veículo no barro. Tá ai um belo case a ser estudado, visto que a Ecosport é suceso de vendas.
Mesmo chassis, mesma lataria, mesma caixa de marchas, mesma t-case, mesmo eixo traseiro...
Só não usaram o dana 30 na dianteira e os motores GM e/ou Perkins devido ao fato de não serem fabricados mais...
Sei que aqui não é o local indicado para essa discussão, mas se isso não é cópia, não sei amis o que é.... :pensativo:
Comprou os direitos de fabricação para copiar algo consagrado!
Ahhh...só pra constar...a maioria das Ecosporte vendidas são 4x2....tá ai a prova maior que os compradores da Eco querem somente um apelo off-road.
Sem ironia alguma...a equipe de marketing da Ford está de parabéns...para mim este é uma das maiores jogadas de marketing que eu vi nos últimos tempos.:palmas: :palmas: :palmas:
Ahhh...e por favor...não briguem com os donos de Ecosports...pois a culpa não é deles em acreditarem que possuem um 4x4 de verdade.
Caveso. Concordo contigo, mas acredito que a palavra cópia não seja a mais ideal.
A Agrale não copiou. Ela não seria tão ingênua a este ponto (pois se fosse feito isso, teria que pagar uma fortuna por direitos autorais).
Ela comprou os direitos de fabricação dos veículos e apenas o adequou ao projeto que queria, que era de vender um 4x4 para o exército. Como o Engesa tem grandes qualidades, só trocou o que foi necessário.
A tracker não é uma cópia do Grand Vitara. É o mesmo carro com algumas modificações.
O Marrua não é a cópia do Engesa. É o mesmo carro com algumas modificações.
Para os empresários, a fábrica que assina o carro é o que menos importa.
A um tempo atrás isso também aconteceu com o Verona e o Apolo, que eram praticamente os mesmos carros.
Algumas considerações:
1-Design tem seu lado ético, funcional, ergonômico, financeiro, ecológico, etc, etc e mais etc......mas também tem um lado que está sendo deixado de lado pelos "designers" que é a estética!
Sendo a estética o estudo do Belo, pergunte a 1.000 pessoas o que elas acham de uma Ferrari, de um Wrangler, de um davi de Michelangelo, de uma obra do nosso Oscar Niemeier, de um grafite dos gêmeos grafiteiros e 999 delas acharão belíssimas obras...
Agora pergunte a 1.000 pessoas o que elas acham de um Bentley, de um volvo...
2-Logan é vendido aqui porque aqui é o país dos otários, onde até uno Mille vende e muito... Qual a participação de mercado do Logna na itália e França?????
3-Concordo que jipe não precisa ser "case" de design, é só ler em minha assinatura qual jipe eu tenho...
4-Também concordo que o Stark deveria ganhar prêmios pelo conteúdo e não pela forma...
5-Não lembro de mais nada..... :mrgreen: