Postado originalmente por
ssgarbi
Bom Pessoal,
Levando em conta 26 visualizaçoes desde a minha pergunta acima, devo concluir que nao deve ter como fazer o que propuz, sendo assim, vou postar da melhor forma que puder, vamos lá.
Primeiro material
tubos de aço parede 3mm diametros de 2 1/4" e 1 1/4", o mais grosso no eixo/base da balança e o mais fino nos braços
eixos de maquina de lavar brastemp, modelo antigo (posteriormente usinados nas pontas (rosca) e cortados no tamanho necessário
porcas 3/4"
buchas de PU (usinagem própria (caseira))
bicos de engraxadeira
mangas de eixo de chevete
pivos de chevete (superior e inferior)
bucha de fixaçao do pivo inferior (retirada da bandeja original do chevete)
chapas de aço 6,35mm de espessura (1/4")
e solda, muita solda...
construçao
A construçao no meu ver é uma coisa bastante pessoal, ideias melhores surgem a cada momento, portanto vou dizer como fizemos
os tubos citados acima foram cortados nas medidas necessárias (esqueci de medir pra postar) e soldados como pode ser visto nas fotos
como buchas usamos PU (usinagem caseira) que foram ajustados por alargador em cada bandeja e cada eixo, no caso o eixo de maquina de lavar, como tambem pode ser visto nas fotos, estas buchas devem ter movimento livre mas nao solto nos eixos, giram com um certo peso.
A solução usada para fixaçao dos pivos foi, na bandeja inferior a propria bucha da bandeja original do chevete, soldada na ponta da bandeja (vide foto) e na bandeja superior uma chapa de aço 6,35 mm com furo para passagem do pivo e furos de fixaçao por parafuso ( como nas originais) vide foto.
Usamos mangas de eixo de chevete em funçao da facilidade de encontra-las e o preço, peça de chevete é mato, kkkkk
e para a fixaçao das bandejas no chassi do carro, usamos eixos de maquina de lavar, esse eixos tem 19mm de diametro (3/4") e foram fixados por meio de porcas e uma chapa de trava soltada de um lado do eixo (foto abaixo) ele nao deve girar nem se movimentar no furo do chassi, sob pena de desgaste em caso de qualquer movimento, certo.
uma vez prontas as bandejas e fixadas no chassi, passemos ao conjunto molas.
As molas usada foram de gol (traseira, podendo ser trocada por outra mais dura)e foram confeccionados copos para alojamento das molas (fotos abaixo), no copo superior instalamos um tubo interno com rosca e nela uma porca grande (foto) para ajuste da suspensao. toda a usinagem foi caseira, logo custo baixo, e nao saberia informar o custo de torneiro, mas nao deve ser muito caro nao.
no interior das molas, alojamos amortecedores de chevete tambem, permitem um bom curso (como podem ver pelas fotos) e sao
baratos, todas as peças de fixaçao de molas, amortecedores etc, foram feitas em aço 6,35mm, chapa comum de lojas de serralheria, acho que é 1020 ( sei lá kkkkkk).
infelismente nao tirei medidas depois de pronto, e na construçao quem mandou nas medidas foram, pneus, chassi, caixa de direçao, logo essas medidas serao de carro pra carro, a nao ser que façam um gaiola identico ao nosso (kkkkkkkk).
nao quero deixar um post muito longo, acho que uma explicaçao básica tá aqui, e se alguem quizer mais detalhes de cada item, é só dizer, estou pronto a ajudar.
gostaria de por as fotos em sequencia mas nao consegui achar como, portanto vou colaca-las a partir daqui.
Espero que este post possa ajudar nosso amigo Samuel, e quem sabe mais alguem (seria muito bom).
Espero tambem que a sequencia das fotos nao fique muito ruim.
E mais uma vez, se alguem precisar de mais detalhes, é so dizer.
Abraçao a todos e vamos as fotos.