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  • #37



    Citação Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Bajeiro...agora o assunto vai ser polemico, mas aqui em Candelaria ninguem usa freio na dianteira, pois em uma descida forte com curva é certo que voçê vai passar reto...o problema é que ao freiar voçê vai parar a roda e ela não vai obedecer...o melhor é usar freio só na traseira...
    Valeu Cezar, estamos aqui justamente para trocar ideias.
    Faz algum tempo fui em uma trilha em linha nova(vc deve conhecer), e era uma descida tao ingreme, que mesmo tendo freio nas quatro rodas, arrastava tudo e o veiculo nao parava nunca. Tinha pneus cravos naquela época e estavam novos, acredito que com os frontiera teria um agarre melhor , mas como diz o franco o frontiera esburaca um pouco as trilhas.
    quanto ao que vc comentou de freiar em uma chuva com barro e chuva e certo nao e freiar nunca nestas condições, somente diminuir a velocidade, (ai o freio dianteiro ajuda) e depois mandar ver no volante

    abraço

  • #38
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Se tivesse não investiria em gaiola, e sim num Jeep ou coisa melhor, não concorda.
    Não iria comentar mas não concordo e além do mais, JEEP não está no topo da lista.
    Cezar, é que nem pneu, cada um tem sua utilização e indicação.


    Eu por ex. fiz uma escolha errada de pneu se eu fosse usar no terreno em que ando hoje...logo, logo vou colocar os meus CROSS na terra preta...talvez eu compre uns VJ900 para andar na terra dura e pedras.
    4X4 Brasil

  • #39
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    particularmente so adepto no freio a disco nas 4 (se possivel $$)...
    em barro, agua, erosão, é melhor mais freio que menos freio... só tomar um cuidado pra nao ir piranbeira abaixo...
    mais fico uma duvida, eu quero montar a gaiola pra uso misto asfalto/raid, qual o pneu usar? eu sei que é os 2 extremo mais...

  • #40
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    Citação Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Leo, reprojetar um freio de gaiola é uma coisa meio complicado.
    Concerteza, poir isso mesmo que teoricamente não deveriam ir adaptando ou tirando componentes sem critério algum, quem não sabe as consequências do modificação de uma peça não deve mecher nela.

    Citação Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Se voçê tiver uma maneira fácil de fazer poste aí. Se for uma maneira mais complicada, e cara não adianta, ou adianta pra poucos,
    Para isso não existe receita de bolo cada gaiola tem um chassi, usa um tipo de pneu, um sistema de freio, o segredo é manter o sistema de freio sempre regulado e com as peças em boas condições, se quer usar mais o freio tras. use o freio de mão ou utilize válvulas na linha de freio diant. para minimizar a pressão na diant. e adaptaações de freio a disco na tras. podem ser feitas desde que "bem feitas" e mantenham a utilização do freio de estacionamento acionado por cabo.

    Citação Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    pois a maioria dos gaioleiros não tem grana pra investir em gaiola. Se tivesse não investiria em gaiola, e sim num Jeep ou coisa melhor, não concorda.
    Não concordo nem com a vírgula, esta fama (preconceito) tem que acabar e são pessoas com este pensamento que mantem isto "em pé", não existe um melhor que outro, existe o mais apropriado para cada situação.

    Citação Postado originalmente por Cezar candelaria Ver Post
    Aqui na minha região se tiver freio na frente passa reto nas pirambeiras. A galera não tem idéia das descidas que tem aqui, e cheio de curvas.
    O que acho é que cada uma tem que projetar sua gaiola pra suas nessecidades, o que serve pra um, não pode servir pra outro, cada região é muito differente de outra.
    Concordo com você cada veiculo tem que ser feito com o próprosito de utilização de seu proprietário, mas não precisa deixar de ser seguro para fazer curvas, a questão aí eu acho que é falta de peso na diant. e é claro o excesso de freio na diant. pois sem peso e com pneus menores que na tras. tendem a travar muito facilmente, o acaba piorando ainda mais a situação, pois a tras. que tem maior concentração de peso e pneu maiores tem sua frenagem prejudicada.
    O que pode te ajudar a andar na sua região e estar sempre usando o freio motor nas entradas de curvas.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #41
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Não iria comentar mas não concordo e além do mais, JEEP não está no topo da lista.
    Cezar, é que nem pneu, cada um tem sua utilização e indicação.


    Eu por ex. fiz uma escolha errada de pneu se eu fosse usar no terreno em que ando hoje...logo, logo vou colocar os meus CROSS na terra preta...talvez eu compre uns VJ900 para andar na terra dura e pedras.
    X2...
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #42
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Concerteza, poir isso mesmo que teoricamente não deveriam ir adaptando ou tirando componentes sem critério algum, quem não sabe as consequências do modificação de uma peça não deve mecher nela.


    Para isso não existe receita de bolo cada gaiola tem um chassi, usa um tipo de pneu, um sistema de freio, o segredo é manter o sistema de freio sempre regulado e com as peças em boas condições, se quer usar mais o freio tras. use o freio de mão ou utilize válvulas na linha de freio diant. para minimizar a pressão na diant. e adaptaações de freio a disco na tras. podem ser feitas desde que "bem feitas" e mantenham a utilização do freio de estacionamento acionado por cabo.


    Não concordo nem com a vírgula, esta fama (preconceito) tem que acabar e são pessoas com este pensamento que mantem isto "em pé", não existe um melhor que outro, existe o mais apropriado para cada situação.


    Concordo com você cada veiculo tem que ser feito com o próprosito de utilização de seu proprietário, mas não precisa deixar de ser seguro para fazer curvas, a questão aí eu acho que é falta de peso na diant. e é claro o excesso de freio na diant. pois sem peso e com pneus menores que na tras. tendem a travar muito facilmente, o acaba piorando ainda mais a situação, pois a tras. que tem maior concentração de peso e pneu maiores tem sua frenagem prejudicada.
    O que pode te ajudar a andar na sua região e estar sempre usando o freio motor nas entradas de curvas.

    Abraços, Leo
    Concordo com você cada veiculo tem que ser feito com o próprosito de utilização de seu proprietário, mas não precisa deixar de ser seguro para fazer curvas, a questão aí eu acho que é falta de peso na diant. e é claro o excesso de freio na diant. pois sem peso e com pneus menores que na tras. tendem a travar muito facilmente, o acaba piorando ainda mais a situação, pois a tras. que tem maior concentração de peso e pneu maiores tem sua frenagem prejudicada.
    O que pode te ajudar a andar na sua região e estar sempre usando o freio motor nas entradas de curvas.

    Abraços, Leo


    Leo
    Vc tem razão quanto a o peso muito baixo na dianteira, tenho meu baja com motor AP, ou seja, o peso maior do veiculo na parte traseira, deixa a dianteira muito leve. Fui a uma trilha e coloquei 30 Kg de peso sobre o eixo dianteiro e o veiculo mudou completamente, a dirigibilidade ficou muito melhor, e a dianteira parou de sair do chão em qualquer lombada. Vale salientar que meu diferencial é 100% bloqueado, e qualquer coisa para melhorar a direção é bom fazer. Vou trocar minha caixa de direção para a caixa de direção do monza, tb deve melhorar algo

    uma abraço

    Eduardo

  • #43
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    Concordo com voçês galera, se eu pudesse usaria o freio dianteiro, mas o que vai adiantar freio dianteiro com pneus frisados, tipo direcional ? Nada. Arrasta tudo.

  • #44
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Pessoal, vou dar algumas dicas para melhorar a frenagem nas gaiolas com baixo peso na frente...
    Como já foi dito acima, usando pneu maior na traseira a frenagem fica ruim na traseira e trava a frente, o que pode ser feito? ....pode ser usado um cilindro mestre duplo ( de Brasa), só que ligado invertido. No lugar onde iriam os caninhos para as rodas dianteiras vc liga os caninhos da traseira. Explico: naturalmente sai de fábrica regulado o freio dianteiro mais forte, invertendo fica mais forte na traseira.
    Uma diferênça não tão grande entre os pneus também ajuda.

  • #45
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    Válvula Equalizadora:

    http://www.bosch.com.br/br/autopecas...nftec_valv.htm

    Uma bem baratinha e encontrada em ferros-velhos é a de opala, que fica no tambor traseiro.

    Caso fique forte demais, é só colocar mais outra em série, até a modulação correta.

    Pode ser adaptada uma de pick-up com sensor de carga, acredito que freiaria mais forte com o peso e menos forte com o alívio da carga.

  • #46
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Vivendo e aprendendo, não sabia que o Opala usava este tipo de válvula.
    O ideal seria uma que tivesse como regular a carga, as de pick up são sensíveis a carga ou seja quando levanta a suspensão a válvula libera a carga, acho que é mais difícil adaptar.

  • #47
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    Aproveitando o tópico:
    qual sugestão de pneu é melhor eu comprar pra usar em um veiculo meio gaiola meio buggy que vai pra Raids junto com jeep e pra rodar no asfalto nos outros fim de semana?
    os 2 extremos e uma duvida.

  • #48
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    quanto a o peso muito baixo na dianteira, tenho meu baja com motor AP, ou seja, o peso maior do veiculo na parte traseira, deixa a dianteira muito leve. Fui a uma trilha e coloquei 30 Kg de peso sobre o eixo dianteiro e o veiculo mudou completamente, a dirigibilidade ficou muito melhor, e a dianteira parou de sair do chão em qualquer lombada. Vale salientar que meu diferencial é 100% bloqueado, e qualquer coisa para melhorar a direção é bom fazer. Vou trocar minha caixa de direção para a caixa de direção do monza, tb deve melhorar algo
    No seu caso e todos que usam motor AP no fusca no local original do motor a ar tem um efeito, que é a concentração de peso fora do entre-eixos o que tende a deixar a frente ainda mais leve com menor atrito com o solo compromentendo ainda mais a dirigibilidade e frenagem.

    Mais um dos motivos por eu ser fã do motor boxer hehehe

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