Olá Leo e Franco,e demais..... posso fazer umas perguntas a respeito da configuração dos motores a ar?
Eu já montei alguns destes motores, inclusive com cabeçotes do gol a alcool de entrada unica. Utilizei as camisas a alcool mais altas com pistões a gasolina, pois a carcaça estava condenada, muito rebaixada após muitas retificas, então as camisas mais altas compessaram....
Era só pra tem um motor de apoio, quando o cliente deixava o seu pra fazer e ele poderia utilizar o carro enquanto retificava-mos o dele....mas o interessante é que ficou muito bom! Com torque alto, economico, andador, e o que chamou muito a atenção foi que um cliente fez questão de ficar com ele, mesmo eu afirmando que não daria garantia e que este motor tinha sido feito só para esta finalidade: "estepe".....
Montei ele em um Miura, e o cara andou por mais de 3 anos com o carro, fazendo viajens e tal, e vendeu pra um amigo dele que foi acho pra Minas, ai perdi o contato.....
Mas vamos lá:
Um projeto que sempre quiz fazer foi um 1.3 forte. Já falei com muita gente que sempre falam: joga fora este motor e faça um 1.6, ou 1.8, 1.9, etc.... mas cismei: quero um 1.3!
Pensava em utilizar os cabeçotes do 1.6 para melhorar a respiração, como foi dito aí.... tá certo que a utilização deste tal motor será mais "urbana", mas de qualquer forma o torque tem que ser bom desde baixas rotações.
Falei como Jorge da SOBE que faz comandos especiais, e ele me reomendou um com cerca de 290 graus, e explicou a questão do levante, lobe center, graduação etc....mas teria que preparar os cabeçotes, principalmente polindo os dutos. Pergunta: polindo-se os dutos diminui-se os atritos internos, aumenta-se o fluxo, mas não diminui o turbilhonamento? Ou a qustão dos angulos de válvulas (acentos com até 3 angulos diferentes) compensaria isso?
Quero partir de um vira do 1.6 pela questão da lubrificação, isso é fato!
O que recomendariam neste caso do 1.3: deixo os cabeçotes ou troco por 1.6 e trabalho a questão da mistura no preparo do cabeçote?
Mas tenho outro projeto: montar uma gaiola! ai será com 1.6!!!!
Mais uma se me permitem: alguém sabe como eram a preparação destes motores no Speed 1300 que antecederam os Speed 1600? Fiquei sabendo ue estes motores rendiam algo acima dos 80 HP´s!!!!!!
Abraços á todos
Alberto
11/8433-6111
albertokaatz@yahoo.com.br