
Postado originalmente por
Flávio Cadore
A pouco tempo atrás ficaram algumas dúvidas sobre as qualidades e defeitos do freio ABS, e até de suas atribuições...então eu mandei um e-mail para a Bosch...
Resumindo é o seguinte:
O ABS foi inventado em 1978.
Em 1986 já tinha o TCS ( controle de tração) que freava a roda que patinava.
Hoje o ABS está integrado ao ESP...não existe carro com ESP sem ABS porque o ESP faz parte do ABS. Na verdade o ESP é o programa de controle de tudo.
Com isso vem o:
Brake Disc Wiping : ele encosta as pastilhas de freio no disco para retirar a película de água quando na chuva.
Eletronic Brake Perfil: quando vc desacelera ele encosta as pastilhas para esperar uma freada de emergência.
Hill Hold Control: ele mantém pressão nos freios por 2 segundos para evitar que ele desça uma ladeira ( o carro sabe que está numa ladeira).
Hill Descent Control: ele mantém uma velocidade máxima programada numa descida.
Brake Assist: que complementa a freada se necessário.
Tem também aquela que a frenagem é feita até a parada total do veículo quando este se aproximar demais de outro veículo, no trânsito urbano por ex.
E depois vem outras categorias de ESP, mais ou menos equipadas.
Na foto, aquela parte cilíndrica é o motor da bomba que é capaz de acionar os freios.