Powered by vBulletin

Usar Ou Não Caixa De Kombe Com Redução???

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/08/2008, 19:02
    Flávio Cadore
    Marcos, aquela ponta me perturba também...eu pensei em deslocar a suspensão para trás fazendo as homocinéticas trabalharem inclinadas mas tenho medo que apareça uma força indesejada e que falte curso para elas trabalharem...
    No primeiro desenho, aquela bolota no meio é um diferencial de Ômega ( resolveria a questão do comprimento para trás). Mas esse desenho é do tempo que eu iria fazer ela 4x4 ( 2 diferenciais de Ômega e um motor/caixatransversal instalado longitudinalmente, ficaria um 4x4 Full) mas apareceu o problema que ela ficaria muito reduzida e comprida, teria que aumentar a rotação dos semi-eixos da caixa pelo menos 2 vezes por causa da relação do Ômega...se vc tiver uma idéia para o problema!!!
    Motor/caixa na transversal aparece o problema do conjunto ser largo demais para colocar balanças maiores e para quem não gosta de "facão" fica difícil...meu caso.
    Trocando idéias talvez nós resolveremos os problemas.
  • 04/08/2008, 12:36
    Marcos ET
    Citação:

    Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    ... Motor/caixa na transversal aparece o problema do conjunto ser largo demais para colocar balanças maiores e para quem não gosta de "facão" fica difícil...meu caso...

    Nao concordo muito... Sabe, se vc montar todo o conjunto na transversal, acaba com o problema da "traseira grande" (oops! rs) e dá mais equilíbrio à gaiola... quanto às balanças, bom, neste sistema vc pode usar outras coisas que nao sejam elas... por exemplo: seguindo aquele desenho super mal feito que eu fiz, imagina pegar as barras de suspensao (por exemplo) da Ford F.1000 ou mesmo da Ranger (aquelas "barras" que ajudam as balanças, ficando na posição longitudinal em relação ao carro) e botar elas para trabalhar com as balanças traseiras do Ford Escort (aqueles modelos tipo Escort Hoby), apoiando um amortecedor dianteiro montado no estilo "McPerson".... foi mais ou menos isso que eu tentei desenhar naquele outro post... vc monta um berço (parte da estrutura tubular da gaiola) que passa sob o motor e o cambio, e vai servir como base de articulação para as balanças traseiras do "Escort Hoby" ( isso é um exemplo) que ficarão atrás do conjunto motor/cambio (NAO ficarão alinhadas, vao trabalhar um pouco atrás para nao comprometer o curso). Bem mais à frente do chassis, nas tubulações laterais que ficam na posição horizontal da gaiola, mais ou menos perto dos bancos, vc reforça e coloca a articulação dos braços de arrasto que vao se ligar às balanças do escort... daih, a suspensao fica "em volta" do motor e do cambio e nao perde em curso... Para sustentar isso tudo, vc monta os amortecedores dianteiros com todo o sistema de freios, barras estabilizadoras (caso queira) e etc... tudo como se fosse o conjunto McPerson de um carro convencional... Assim, vc nao usa facão ou nada mais da suspensao do Fusca....

    MAS, para deslocar as rodas para trás... vc pode usar estas redutoras da kombi de uma maneira diferente! pensa bem, da mesma forma que ela desloca as rodas para "baixo" (com relação ao conjunto mecanico), pode mover também para trás (se for instalada - ou "girada" - 90° da sua posição original)... E se vc pega um cambio 5 marchas de Gol, instala estas redutoras FIXAS À CARCAÇA DO CAMBIO (porém, "giradas em 90°") através de uma flange e com suportes adequados, e usa o sistema de homocinéticas com braços da suspensao alongados para, a partir deste ponto, para ligar os semi-eixos às rodas? assim, vc tem 5 marchas, uma reduçao para corrigir o tamanho do pneu e move as rodas para trás o equivalente que moveria para baixo....

    Esta é apenas uma idéia...
  • 04/08/2008, 23:02
    Flávio Cadore
    1 Anexo(s)
    Balaças
    Só para atiçar a curiosidade...peças cortadas e antes da soldagem...
  • 08/08/2008, 20:33
    coyote51
    Redução
    Posso afirmar uma coisa, na minha gaiola tem redução da kombi e eu não troco por nada, pois ela ficou muito reduzida na trilha e não precisa trocar nenhuma engrenagem da 4ª.
    ela atinge boa velocidade no deslocamento. Só um detalhe tem que ser redução com canela igual a do fusca brasilia, a de cruzeta não presta quebra atoa na trilha e voce tem que trocar toda hora...talvez seja essa a redução que o colega está reclamando.
  • 19/08/2008, 22:17
    fuscanando
    1 Anexo(s)
    1 é pouco 2 é bom...
    Esta gaiola tem a seguinte receita:
    Motor ap 1.8 alcool
    cambio kombi
    duas reduçôes:shock:
    rodas 16 froneita.
    É daqui da minha cidade e já tive o prazer de acompanha-la em trilhas.
    Tem uma força animal, rebocou até trator para dar tranco .
    Só não tem final nenhuma.Muito boa para trilhas bem travadas.
    Abraços a todos.:concordo:
    Não estou conseguindo postar as outras fotos agora.
    Depois tento de novo...
  • 20/08/2008, 12:29
    Denilson Maçaneiro
    fiquei curioso, qundo puder manda as fotos ai...
  • 20/08/2008, 23:01
    fuscanando
    2 Anexo(s)
    mais
    Conforme prometido...mais fotos...:concordo:
    Foram tiradas na trilha de Tambaú , neste ultimo fim de semana.
    Abraços a todos.
  • 22/08/2008, 12:02
    JefersonRS
    De que adianta reduzir tanto assim, sem final e sempre forçando d+++ o motor.
    Eu tenho motor ap 1.8 com caixa do passat e uso a redução da kombi nos eixos, pelo que ando com amigos por aqui, apenas a minha tem as reduções, e em terrenos ruins já era para eles, passo sem muita dificuldade e na boa, sem forçar muito o motor, e em entradas de final a minha acho estar boa, consigo chegar a uns 90 ou 100 por hora, isto que uso uma caixa de 4 marchas, nao consigo atingir velocidade acima disto pois como a minha gaiola é bem alta, perco estabilidade.
    Acho que tem de se achar um equilíbrio, boa força com boa final, pois a mim, não me agrada muito ficar andando sempre atráz.....
    Forte abraço aos amigos.
  • 22/08/2008, 12:13
    JefersonRS
    Agora o que me agrada, são os cardans subistituindo as homocinéticas, ai para com as quebras de homocinéticas, e trocas de coifas e etc, mas penso também:
    Se força e não arrebenta as homocinéticas, não vai para o espaço a caixa dai?
    O que vcs acham desta opção, quais os pós e contras?
  • 27/08/2008, 17:27
    Renato Fraga
    Poxa vida, me permitam fazer um comentário, mas a tal caixa de redução da Kombi, ou "eixo pórtico" como chama-se corretamente, é o verdadeiro pulo do gato na prática do off road. É este dispositívo que confere tanta robustês e confiabilidade em veículos como o Hummer H1 e UNIMOG.

    A grande vantagem é fazer a redução lá na extremidade, poupando e preservando todo o conjunto de transmissão. Das engrenagens do câmbio, passando pelo diferencial até chegar ao semi eixo, além de aumentar o vão livre.

    Caminhões utilizam uma redução parecida, mas no centro do eixo, com planetárias e satélites com o único intuito de preservar principalmente os semi eixos.

    Para os casos de adaptações mais pesadas onde se utiliza motores mais potentes (AP por ex) e ainda coloca-se pneus de diâmetro maiores e aderência bem mais elevada que os originais, o eixo pórtico é a garantia de proteção para o conjunto mecânico, ainda abrindo um leque bem grande de opções podendo utilizar câmbios de gol, etc etc etc.

    Nas trilhas é a garantia de força e resposta rápida do motor, sem judiar da embreagem e demais componentes.

    E avaliando os efeitos "colaterais descritos anteriormente, tal como levantamento da trazeira e endurecimento da suspensão na hora da tração, isto acontece pelo efeito excentrico da aplicação da força motriz, talvês por aumentar a tendência de "axle rap" ou rotação do eixo no seu próprio eixo, devido a presença agora de uma alavanca que é o pórtico. Deve acontecer com mais intensidade nas suspensões de facão simples, como a do fusca, já tendo uma atenuação bem grande quando utiliza-se a suspensão da kombi moderna ou variantII, e talvez não faça interferência nenhuma em suspensões do tipo McPerson e outras do tipo. Para corrigir tal efeito pode se acrescentar uma barra de tração ou mesmo um braço travando com mais rigidêz o pórtico ao facão no sentido longitudinal.

    Queria e muito ter algo do tipo para poder utilizar em eixo rígido tal como Jeep, troller, etc etc etc.


    Abraços a todos
  • 27/08/2008, 22:37
    Denilson Maçaneiro
    Renato muito boa essa sua explicação a respeito dessas reduçoes, mas não entendi uma coisa.....

    Citação:

    Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

    Para corrigir tal efeito pode se acrescentar uma barra de tração ou mesmo um braço travando com mais rigidêz o pórtico ao facão no sentido longitudinal.


    vc pode explicar melhor..... ou desenha.... hehehe
    abraço.....
  • 28/08/2008, 00:09
    Zupa
    Brabo
    Eu tenho no meu arquivo uma foto desta tal barra longitudinal, mas não consegui inserir na mensagem. Acho que pesquei a foto no planeta buggy, pesquise o tema caixa redutora kombi no google, foi assim que achei. E nem faço idéia se funciona ou não.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 9 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:01.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy