Postado originalmente por
Marcos ET
Na verdade, vc já usa o cambio da maneira como descrevi... é que se vc montar um cambio de Passat (5 marchas, por exemplo), qdo vc engata a 1ª, a gaiola iria para tras... mas com os redutores da kombi, vc passa a ir na direção certa... para vc resolver o problema com o cambio invertido, bastam algumas alreações no trambulador... se a caixa do passat (nao me lembro bem) tinha a alavanca articulada no meio (parte onde ela "gira") e a vareta de acionamento (aquela que vai para o cambio) é embaixo... entao, se vc passa a articular a alavanca embaixo, prendendo a vareta em cima, já resolve 50% do problema (se vc inverte as posições de articulação da alavanda com a vareta, a primeira volta a ser para frente, e a segunda para trás... mas ela ainda vai ficar do lado direito, e a 5ª para o lado esquerdo....)
Agora que vc já sabe como inverter "frente" e "trás", vc tem que inverter o "giro" (esquerda e direita) da alavanca... oq tbem nao é complicado... vou ver se encontro uns esquemas para postar aqui amanha....
Quanto ao fato da suspensao ficar dura e levantar a traseira qdo acelera... isso é pcausa da geometria da suspensao... creio que se vcs montassem com um braço de suspensao longitudinal muuuuuuuuuuuito maior (seria fixado bem mais pra frente, reduzindo o angulo de trabalho e substituindo o curtíssimo facão) o problema fica praticamente resolvido... MAS eu creio que o ideal seria a montagem de um sistema de triangulos sobrepostos, uma sob o semi-eixo traseiro e a outra sobre....... dá trabalho, mas funciona muito bem!