Powered by vBulletin

4x4 1000 TURBO. pode chamar de gaiola se quiser.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/03/2015, 20:38
    Gomes Neto
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por PitucoDH Ver Post
    Entrando no debate de vocês, me surgiu uma idéia meia maluca, será que não tem um jeito de fazer para quando desativar a tração desativar também o diferencia central, e assim tirando a redução dele? Seria algo interessante a ser pensado do meu ponto de vista, Um Abraço!

Boa noite Pituco, na realidade bloquear o diferencial ou fazer com que só o cardã traseiro funcione não elimina a redução já que o diferencial está dentro do cambio. Ele não trabalha no sistema coroa e pinhão, ele tem uma engrenagem diagonal diretamente ligada no eixo carretel do câmbio.
    Anexo 494979
    Deu pra entender?
  • 09/03/2015, 20:46
    Gomes Neto
    Na verdade estou mais ou menos copiando a receita do Brutus Turuna que por coincidência é a mesma do companheiro Elias Petry
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...-gs-500-a.html
    Só que optei por esse motor por ser a opção mais barata e pratica que poderia se aproximar do desempenho (no caso do Brutus motor de Hornet) sem acrescentar muito no peso.
  • 09/03/2015, 20:52
    ademirjse
    Citação:

Postado originalmente por PitucoDH Ver Post
    Entrando no debate de vocês, me surgiu uma idéia meia maluca, será que não tem um jeito de fazer para quando desativar a tração desativar também o diferencia central, e assim tirando a redução dele? Seria algo interessante a ser pensado do meu ponto de vista, Um Abraço!

Sua ideia seria desengatar o cardã e travar o respectivo eixo no diferencial? Se travar um dos eixos o outro gira mais rápido, a ideia funciona, mas acho que o diferencial não aguentaria.
  • 09/03/2015, 20:56
    Gomes Neto
    Sei que a diagramação de montagem do meu projeto não é das mais praticas ou Plug and Play mas a in tensão des do inicio é ser barato.
    Por isso optei pela caixa do Fusca em vez da Kombi, para os diferenciais, que mesmo precisando de alterações ainda é mais em conta, custa em media R$ 60,00.
    Logicamente é uma experiência, um tiro no escuro, mas se der certo é mais uma opção barata e simples.
  • 09/03/2015, 21:02
    Gomes Neto
    Citação:

Postado originalmente por ademirjse Ver Post
    Sua ideia seria desengatar o cardã e travar o respectivo eixo no diferencial? Se travar um dos eixos o outro gira mais rápido, a ideia funciona, mas acho que o diferencial não aguentaria.

É, trabalhar continuamente as engrenagens internas (planetárias) da caixa diferencial seria exigir muito dela.
    Não sei qual é a relação entre planetárias e satélites no Uno mas o ganho também seria pequeno.
  • 11/03/2015, 21:52
    Gomes Neto
    Seguinte, depois que montei os eixos dianteiros cheguei a conclusão que as bolachas em vez do eixo original (patesca) do Fusca ficariam melhores, mas continuo não querendo gastar com 2 câmbios de Kombi.
    Procurei então no meu fornecedor de peças usadas (desmanche) duas caixas satélite "Gol, Parati, Saveiro, Gol bx, kombi" e adaptei as minhas coroas para não ter que trocar o pinhão.
    Pechincha, gastei R$ 140 de peças e R$ 30 de torneiro.
    Somando para efeito de calculo, dês de o inicio gastei R$ 60 de cada caixa do fusca mais R$ 170 de adaptação das duas.
    Afinal R$ 290 em dois diferenciais (sendo um acionável) não está nada mal.
  • 13/03/2015, 20:36
    Gomes Neto
    3 Anexo(s)
    Ai, tive que mudar os suportes da balança pq a distancia entre bolacha e homocinética é menor que no caso do fusca que não usa a bolacha, o eixo entra dentro da caixa.
    Anexo 495450 Anexo 495451Anexo 495452
  • 19/03/2015, 22:11
    Gomes Neto
    3 Anexo(s)
    Só atualizando ...

Anexo 496221Anexo 496222Anexo 496223

Tá com 33cm livre do solo com pneus R13".
    Já comecei a suspensão traseira.
  • 24/03/2015, 12:02
    Lucas 4x4
    Gomes,

Muito bacana sua idéia.
    Acompanhando.

Só me tira uma dúvida, você vai colocar motor Fire, caixa de chevette e 2 caixas de fusca como diferenciais?
    Como você vai acoplar a caixa do chevette no motor? E com relação as reduções, não vai ficar muito reduzido?
  • 25/03/2015, 21:13
    Gomes Neto
    Citação:

Postado originalmente por Lucas 4x4 Ver Post
    Gomes,

Muito bacana sua idéia.
    Acompanhando.

Só me tira uma dúvida, você vai colocar motor Fire, caixa de chevette e 2 caixas de fusca como diferenciais?
    Como você vai acoplar a caixa do chevette no motor? E com relação as reduções, não vai ficar muito reduzido?

Boa noite Lucas, no motor eu só coloco uma caixa seca do uno para segurar o eixo (que já foi retirado do câmbio) e para funcionar a alavanca de acionamento, rolamento, disco, etc.
    No eixo irá acoplado um mini cardã ligado ao cambio, com isso elimina-se a necessidade de uma flange.
    Não há´na verdade redução nenhuma se levarmos em conta que no Chevette, após o câmbio, também há um diferencial (no eixo).
    O câmbio do Chevette não tem diferencial dentro dele como no Gol, Monza, Uno e todos os carros de tração dianteira.
    Desta forma no meu caso só haverá um diferencial (por eixo) entre o motor e a roda, normal sem reduções a mais.
  • 08/04/2015, 21:06
    Gomes Neto
    4 Anexo(s)
    Tinha começado a montar a susp traseira tipo "IRS"
    Anexo 498460Anexo 498461

Porém descobri na pratica que esse tipo de suspensão apresenta um pouco de efeito bump steer como pude confirmar nesse vídeo:
    https://www.youtube.com/watch?v=vB9yMGK0gvw
    Aliás é por isso que a CanAm modificou sua suspensão traseira e saiu dos 5 Link e 3 Link bolando um duplo a diferente.
    Na via das duvidas e fiz o mesmo e bolei o meu.
    Anexo 498462Anexo 498463
    Na realidade herdou a robustez da suspensão dianteira mas com o desenho dos braços "A" diferente.
  • 10/04/2015, 21:13
    Gomes Neto
    2 Anexo(s)
    finalmente completei a suspensão traseira e coloquei o motor em cima, pq ele já estava estorvando rsrsrsr.
    Anexo 498666Anexo 498667
    Próximo passo, ligar os cardã e a caixa de transferência............ vai chão!:shock:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 23:29.