Oh Zécajuru eu vi as fotos sim , e ficaram muito boas , como vc acoplou os rolamentos do sistema de traçao traseira .....
Versão Imprimível
quem ta com esse problema de esterce , isso é causado pelo Angulo de caster ou regulagem do pino mestre que no caso dos kart´s cross é o parafuso que prende a manga de eixo. para resolver esse problema vcs vao ter que rasgar ou fazer criar uma regulagem desse parafuso .. vou fazer um desenho pra vcs que estao com esse problema entender
Primeiro vou postar este ex de como é a geometria correta para quando os braços são virados para trás e para dentro.
Notem que as linhas imaginárias dos eixos dianteiros tocam oa linha imaginária do eixo traseiro juntasAnexo 392042.
Este é a geometria errada com os braços virados para frente e para dentro.
Notem as linhas imaginárias dos eixos estão afastadas.Anexo 392044
O mesmo caso com os braços virados para frente e para fora.
Notem que as linhas imaginárias dos eixos agora estão juntas.Anexo 392048
Esta é a configuração do Gbombana: vou postar a versão errada e a versão que foi consertada.
Para consertar a geometria o ângulo entre o braço e o eixo deve ser de 62° ( mas tem que ser virado para dentro, ficando parecido com o sinal >).
O grande problema desta configuração é que o terminal de direção pode pegar no pneu.Anexo 392059Anexo 392058
Muito obrigado pela explicação Cadore, isso faz também que fique pesado para arrancar quando a roda ta esterçado, para consertar esse erro no projeto tem que mudar a caixa de direção também, só estou tendo dificuldade para entender os desenhos.
Abs.
Eu fiz algumas projeções e tem 3 soluções:
-A mais fácil é inverter os eixos, colocar o eixo direito no lado esquerdo com o bracinho virado para trás e jogar a caixa de direção um pouco para trás ( não sei se tem espaço)...assim já vai melhorar bastante.
-A segunda é fazer tudo isso acima e mais reposicionar o bracinho a 115° conforme o desenho ( eu faria isto).
-A terceira é reposicionar o bracinho a 62° conforme o desenho mas assim o terminal de direção pode pegar no pneu ( a caixa de direção poderá ser mantida onde está).Anexo 392091Anexo 392092
E aí Flávio, gostei da explicação, uma pergunta, no meu caso vou utilizar a ponta completa do chevette, logo encontrarei também problemas com isto? Não seria só o caso de regular as pontas com os pivos (vou usar a caixa de direção do uno) para ter o fechamento (>) que comentas?
Muito bom Flavio, no meu não vai ter como arrumar pois não tem espaço para caixa de direção, hoje eu fui reparar na direção e percebi que de um certo ponto para frente quando se esterça uma das rodas vai inclinando mais e devido a isso, muito obrigado pela explicação, tudo perfeitamente entendido.
Abs.