É uma pena o que aconteceu com o 292! mas é sempre aquela história, os V8 são difíceis de achar "funcionando" quando se acha algum, é aquela montoeira de peças, para comprar você paga uma absurdo, ai aquela busca para o restante das peças, gasta o dobro com mão de obra e peças (são 8 cilindros), e depois de tudo tem que rezar para o motor de 40 anos de idade funcionar! é quase como ganhar na loteria!
Eu sou fã dos V8 desde criança, meu pai já teve, Dojão, Maverick e Galaxie, o ronco é incomparável!!!
Parabéns pela escolha, o V6 tem projeto mais novo, motor menos rodado, maior disponibilidade de peças e o Ronco também não é nada mal!!!
Em respeito do seu post n°654, gostaria de fazer algumas considerações: Nos anos 50 a Ford Lançou o Y8 272, para originalmente equipar a F100, se não me engano este motor tinha "apenas"160 Cavalos e torque 35 KGF/M. Mostrando-se fraco para o seu propósito, e muito Pesado.
Então a Ford para tentar melhorar o projeto gastando pouco, aumentou o diâmetro dos cilindros, e em consequência a sua capacidade cúbica, "nascia" o 292, externamente os motores 272 e 292 são idênticos! quase nada foi alterado. O 272, convertido em 292, foi de 160 para 190 HP, beirando os 40 KGF/M de torque.
Além de equipar a F-100, equipou também os caminhões de porte pequeno da Ford e o Galaxie (um amigo meu tem um 74 com o 292).
Alterando somente o diâmetro dos pistões, o restante do conjunto ficou "frágil" para os padrões da época, em que um motor tinha que ter vida útil de no mínimo 50 anos, como nós agora podemos verificar!
Devido a este fato, a Ford lançou o 302 V8 de 4.9 L, moderno para os padrões da época, com maior potencia (200 CV), Torque (42 KGF/M), a 2.400 RPM e menor peso devido ao seu bloco pequeno (Small Block), que equipou o Lendário Maverick G.T. que atingia 200Km/h com facilidade, chegou até a ter uma versão que saia de fabrica com coletor de admissão especial e carburador "quadrijet" e outras modificações que rendiam 250 H.P!!!
Concorrendo com ele no mercado, os Dodges tiveram várias versões de carroceria e acabamentos, mas basicamente duas motorizações, os 318 pintado de fábrica na cor azul, com menos potencia, e o 318 Dourado, com coletor de admissão e escape dimensionados, que rendiam cerca de 215 H.P e equipou a linha R/T. A linha R/T também saia de fábrica com bancos individuais dianteiros e alavanca de marchas no chão, com 4 marchas ao invés de 3 marchas na coluna.
Se fosse para eu escolher um V8, procuraria o 302 da Ford, por ser menor (feito para caber no cofre do Maverick), projeto melhorado e facilidade de adaptação dos componentes periféricos (sobra mais espaço). O Difícil é achar um que esteja funcionando, e um dono que esteja disposto a vendê-lo por um preço razoável.
Como segunda opção eu iria de 318 dourado (215 H.P), potente, durável e fica excelente num Jeep ou F75. Detalhe, salvo engano os R/T saiam de fábrica com o cambio Clarck 260F (4M), tendo no mercado kits prontos p/adaptação na reduzida Willys (dana 18), o difícil é achar um motor destes "montado", em boa condições, e que custe menos de R$5.000,00.
Pelas Razões acima expostas, como você, eu iria de V6, tanto da Blazer/S10, como da Ranger, mas Carburado, 3e, Weber, DFV446, mais ai é questão de gosto!.
Boa Sorte na empreitada, vou acompanhar o Tópico, espero escutar o V6 Roncando em breve!!!
Abraço!