Pois é tem gente que diz que o problema é molas como não entendo muito de susp vou tentar substituir os amortecedores pelos originais e andar para ver como fica. A minha idéia e trocar as molas também por Rubicon express.
Versão Imprimível
Pois é tem gente que diz que o problema é molas como não entendo muito de susp vou tentar substituir os amortecedores pelos originais e andar para ver como fica. A minha idéia e trocar as molas também por Rubicon express.
Marcelão !!!
Eu coloquei no wrangler os OffShox performace e achei eles mais duros, mas em compensação muito melhores que os originais " molengão " que tinha, pois para passeios em estrada de terra, tinha que muita vez parar para a trepidação parar !!!:? Mas prefiro o Jeep duro mas firma nas estrada e trilhas. Com se diz, " não tem almoço grátis " se é bom de um lado, custa o outro lado, não se pode ter as duas coisas ao mesmo tempo :odedo:
Abs
Marcelo,
Eu já li que essa dureza é causada pelos braços da suspensão, que devido ao lift de 4 polegadas eles trabalham no limite da geometria. Para resolver de vez o ideal seria um upgrade para um kit long-arm, mas como nunca andei em um Wrangler com long-arm, não poderia confirmar essa diferença :-|.
O meu Wrangler está com os amortecedores reguláveis da Procomp, e já andei com ele na regulagem mais baixa e na alta para sentir a diferença. Na regulagem mais macia consegue ganhar algum conforto, mas para mim a perda da estabilidade (a viatura balança mais, principalmente nas curvas) não compensa o pouco de conforto que ganha.
Não sei a respeito das molas, mas com molas muito macias a viatura pode ficar mais "boba" no asfalto e até mais baixa do que com as molas antigas. O que segura o carro são as molas, os amortecedores só freiam o "balanço" das molas.
[]'s
Marcelão,
para começar, acho que o Filipi tem um par de molas da RE para vender que veio à mais. Ou ele ou outro que acabou de comprar Wrangler e tá equipando, acho que o Ricardo...
Meus amortecedores traseiros são esses de S10 e ficaram bons, mas para a frente não existe nacional equivalente em abertura e tamanho.
Eu comprei os da Old Man Emu que lá fora custam uns U$ 80,00 cada e soube pelo Sandro Tannuri que comprou os Monoshocks da RE que eles são fabricados pela Bilstein e custam a mesma coisa dos OME.
Para fechar, o que o Jeanílson disse é vero: quando troquei meus braços que são Short Arms pelos da Curie com as buchas Johnny Joint engrajáveis, além de acertar cáster que melhorou muito a direção, a suspensão passou a trabalhar muito mais macia.
Ah! E tem umas molas progressivas da Curie que falam muito bem lá fora tb...
Abraços,
Grélo.
Pois é pessoal é que ta duro mesmo para vocês terem idéia quebrou 2 vezes o suporte dos amortecedores traseiro no lado que fixa na carroceira. E quando passa em lombadas chega sentir aquele soco na lombar. Eu reparei que as minhas molas tem mais elos que a de vocês ( jean é grélo) será que isso não influem? Eu acho que vou tentar contado com essa pessoa que tem um jogo de molas a mais e colocar na dianteira pois também está muito dura e colocar os amortecedores da S 10 atras e depois disso trocar então os braços de susp. Eu estou indo para os EUA em julho e sou capaz de arriscar a trazer esses amortecedores para dianteira por 80 doletas então!
Ótima opção Marcelo! Mete bronca!
Abraços,
Grélo.
Pois é Pessoal acho que a suspensão vai ter que ficar para proxima vez, esse fim de semana tive uma Baixa. A principio só foi cep do diferencial dianteiro. há uns 20 dias atrás um pouco mais depois de uma trilha começou um barulhinho a cada virada de roda no lado esquerdo, porém quando eu andava com o pé apoiado no freio parava. Eu achei que fosse pinça de freio frouxa ou pastilha batendo ou alguma pedrinha.
E Esse barulho logo desapareceu. Andei com o jeep mais uma semana e tudo noramal forcei um pouco com a tração ligada e nada de barulho. Sabado fizemos uma trilha e foi eu engatar a tração que o barulhinho (estalinho) começou aparecer. No meio da trilha começou estalão, ai pensei que fosse corrente da T case frouxa.
Pois ele dava aquelas destracionadas quando forçava. Ai indentifiquei que o barulho era da frente mesmo. Abri a tampa e a principio foi só Ceps. Tomara que não tenha estragado o elocker pois a prejuizo pode triplicar.
abs
Marcelo
Oi Murilo não deveria pois ele tem mais curso que o Original, e é feito para usar com 4" a mais de susp.
Mas é duro o desgraçado, eu acho que é pelo fato de ser dupla ação, acho que segura demais a traseira a fim de frear sempre o balanço do jeep.
Eu uso BF33 e tenho que usar menos de 20 libras na cidade se não não paro dentro do jeep.
Eu vou fazer o teste e montar com os originais e dar uma volta para ver se melhora um pouco. Ia fazer isso essa semana mas agora quebrei cep dianteira e estou com o jeep no estaleiro.
Tendi...
Em alguns posts atras vc falou d tirar os amortecedores de dupla ação, NÃO faça isso.
T+ e boa sorte( não confia muito no q eu falei... estou com o mesmo problema no meu jeep 2011 e não consigo resolver)
Pessoal quanto a suspensão do meu jeep eu acabei deixando quieto, acho que o geito é mesmo trocar molas e braços. Ou seja, o Kit completo. Esse kit que eu tenho ele faz "X" e eu precisaria de um que fizesse "X+Y"kkkkk Como uso o jeep para brincar acho que vou deixar quieto por enquanto.
Também não tive tempo de fazer o teste de substituir os amortecedores, visto que arrumei alguns defeitos que tinha anteriormente e gostaria de deixar uma dica para o pessoal que tem o mesmo jeep que eu, acho que vale também para XJ e outros Js.
É o seguinte: Eu estava um vazamento na Caixa de Direção (setor hidráulico) e mandei refazer o setor, visto que a folga estava enorme, o jeep estava praticamente indirigível. E além disso eu sentia que de uns tempos para cá, ele se balançava demais, você terminava a curva e ele continuava no balanço.(um pouco é normal da suspenção helicoidal, mas era muito e chato) E eu pensava que isso também era em função do kit de suspensão e fui deixando assim até eu resolver arrumar o setor.
Para minha surpresa além do setor vazando e folga em 2 terminais de direção, eu estava com a Bucha da barra Phanhard (não sei se á assim que se escreve) dianteira estourada, e isso fazia com que o eixo dianteiro dançasse para os lados sem parar, em qualquer ocilação de terreno ou curva, comprometendo a dirigibilidade do jeep.
Tentei trocar apenas a bucha, porém não encontrei no mercado, e me informaram que somente trocando a barra inteira. E não tinham a peça disponivel no momento.
O Meu Meca "adatador" foi em uma autopeças e perdeu alguns preciosos minutos procurando algo parecido que pudesse substituir aquele bucha. E para minha surpresa a Bucha de suspenção dianteira da balança do Opala quase SERVE! ele teve que tornear, se não me engano muito pouca coisa, da capa externa que é metálica para servir no lugar da bucha antiga.
Então fica a dica ai pessoal (Bucha do OPALA Serve na Barra phanard do TJ)
Quando a condução do veiculo ficou, um automóvel para andar, nunca imaginava que uma buchinha meia estourada fazia tanta diferença.
Abs
Fala, Marcelo!
Em se tratando de suspensão de eixo rígido, é isso mesmo, qualquer buchinha faz toda a diferença, assim com parafuso frouxo, amassados e etc.
Sobre o kit de suspensão, se você realmente quiser melhorar o conforto eu aconselho partir logo para um kit long-arm, pois só ele corrige os ângulos de trabalho das barras, deixando-as paralelas ao solo ou o mais próximo disso possível. Qualquer outra mudança em um kit short-arm seria só um paliativo, embora se olhar para a questão custo-benefício, pode-se conseguir alguns resultados satisfatórios.
Boa dica essa da bucha da barra Panhard :concordo:, e aproveitando, já que você falou que mexeu na caixa de direção, quando tive que abrir a minha para retirar um vazamento o mecânico disse que o kit de juntas da caixa de direção da D-20 serve para a caixa do Wrangler.
[]'s