Powered by vBulletin

Wrangler 98. O TJ Rubicão Paraguaio do Marcelão.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 17/04/2012, 17:37
    MARCELOLUCHESI
    Pois é tem gente que diz que o problema é molas como não entendo muito de susp vou tentar substituir os amortecedores pelos originais e andar para ver como fica. A minha idéia e trocar as molas também por Rubicon express.
  • 17/04/2012, 18:37
    Hans Beran
    Marcelão !!!

Eu coloquei no wrangler os OffShox performace e achei eles mais duros, mas em compensação muito melhores que os originais " molengão " que tinha, pois para passeios em estrada de terra, tinha que muita vez parar para a trepidação parar !!!:? Mas prefiro o Jeep duro mas firma nas estrada e trilhas. Com se diz, " não tem almoço grátis " se é bom de um lado, custa o outro lado, não se pode ter as duas coisas ao mesmo tempo :odedo:

Abs

Citação:

Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Pessoal! Tirando o pó do meu tópico, venho aproveitar para recorrer ao forum para tirar algumas dúvidas sobre amortecedores.
    Desde que instalei o kit de suspensão Basicão da Procomp no meu Jeep, o mesmo ficou muito duro em função de ser um kit básico.
    Eu teria interesse, aos poucos, ir modificando a suspensão para ficar com o jeep mais macio. Logo primeiro gostaria de substituir os amortecedores, e após, molas, braços, pitman e etc.

Eu não tenho necessidade de maior curso de suspensão, ou maior altura para usar pneu maior futuramente nada. Não quero investir mais nesse jeep. Agora só quero consertar o que quebrar.
    Ou seja pretendo deixa-lo um pouco mais macio.
    Então gostaria da opinião do pessoal que entende de suspensão se eu posso substituir os amortecedores que eu tenho atualmente que são procomp ES 3.000, por amortecedores de SIMPLES AÇÃO igual aos originais, porém um pouco mais compridos para compensar as 4" do kit de susp?
    Eu cheguei a pensar em prolongar os originais, mas queria evitar essa Gambiarra. Então um amigo meu sugeriu usar os amortecedores da ranger/s10 que são mais longos.
    Então a pergunta é a seguinte: Eu Poderia usar um amortecedor mais macio, com o jeep mais alto que o original, visto que uso somente o jeep para trilhas e passeios e nunca vou usa-lo para provas de rally de velocidade e etc...?
    Ou vocês acham que vai ficar ruim muito molengão?
    A questão de ser duro a suspensão do meu jeep, tem haver com o amortecedor ser de dupla ação?

Tenho interesse de vender ou trocar esses amortecedores por mais macios, mas isso vou postar depois nos classificados.

• 17/04/2012, 18:53
    Jeanilson
    Citação:

Pessoal! Tirando o pó do meu tópico, venho aproveitar para recorrer ao forum para tirar algumas dúvidas sobre amortecedores.
    Desde que instalei o kit de suspensão Basicão da Procomp no meu Jeep, o mesmo ficou muito duro em função de ser um kit básico.
    Eu teria interesse, aos poucos, ir modificando a suspensão para ficar com o jeep mais macio. Logo primeiro gostaria de substituir os amortecedores, e após, molas, braços, pitman e etc.

Eu não tenho necessidade de maior curso de suspensão, ou maior altura para usar pneu maior futuramente nada. Não quero investir mais nesse jeep. Agora só quero consertar o que quebrar.
    Ou seja pretendo deixa-lo um pouco mais macio.
    Então gostaria da opinião do pessoal que entende de suspensão se eu posso substituir os amortecedores que eu tenho atualmente que são procomp ES 3.000, por amortecedores de SIMPLES AÇÃO igual aos originais, porém um pouco mais compridos para compensar as 4" do kit de susp?
    Eu cheguei a pensar em prolongar os originais, mas queria evitar essa Gambiarra. Então um amigo meu sugeriu usar os amortecedores da ranger/s10 que são mais longos.
    Então a pergunta é a seguinte: Eu Poderia usar um amortecedor mais macio, com o jeep mais alto que o original, visto que uso somente o jeep para trilhas e passeios e nunca vou usa-lo para provas de rally de velocidade e etc...?
    Ou vocês acham que vai ficar ruim muito molengão?
    A questão de ser duro a suspensão do meu jeep, tem haver com o amortecedor ser de dupla ação?

Tenho interesse de vender ou trocar esses amortecedores por mais macios, mas isso vou postar depois nos classificados.

Marcelo,

Eu já li que essa dureza é causada pelos braços da suspensão, que devido ao lift de 4 polegadas eles trabalham no limite da geometria. Para resolver de vez o ideal seria um upgrade para um kit long-arm, mas como nunca andei em um Wrangler com long-arm, não poderia confirmar essa diferença :-|.

O meu Wrangler está com os amortecedores reguláveis da Procomp, e já andei com ele na regulagem mais baixa e na alta para sentir a diferença. Na regulagem mais macia consegue ganhar algum conforto, mas para mim a perda da estabilidade (a viatura balança mais, principalmente nas curvas) não compensa o pouco de conforto que ganha.

Não sei a respeito das molas, mas com molas muito macias a viatura pode ficar mais "boba" no asfalto e até mais baixa do que com as molas antigas. O que segura o carro são as molas, os amortecedores só freiam o "balanço" das molas.

[]'s
  • 18/04/2012, 14:44
    Grélo
    Marcelão,

para começar, acho que o Filipi tem um par de molas da RE para vender que veio à mais. Ou ele ou outro que acabou de comprar Wrangler e tá equipando, acho que o Ricardo...

Meus amortecedores traseiros são esses de S10 e ficaram bons, mas para a frente não existe nacional equivalente em abertura e tamanho.

Eu comprei os da Old Man Emu que lá fora custam uns U$ 80,00 cada e soube pelo Sandro Tannuri que comprou os Monoshocks da RE que eles são fabricados pela Bilstein e custam a mesma coisa dos OME.

Para fechar, o que o Jeanílson disse é vero: quando troquei meus braços que são Short Arms pelos da Curie com as buchas Johnny Joint engrajáveis, além de acertar cáster que melhorou muito a direção, a suspensão passou a trabalhar muito mais macia.

Ah! E tem umas molas progressivas da Curie que falam muito bem lá fora tb...

Abraços,

Grélo.
  • 18/04/2012, 19:26
    MARCELOLUCHESI
    Pois é pessoal é que ta duro mesmo para vocês terem idéia quebrou 2 vezes o suporte dos amortecedores traseiro no lado que fixa na carroceira. E quando passa em lombadas chega sentir aquele soco na lombar. Eu reparei que as minhas molas tem mais elos que a de vocês ( jean é grélo) será que isso não influem? Eu acho que vou tentar contado com essa pessoa que tem um jogo de molas a mais e colocar na dianteira pois também está muito dura e colocar os amortecedores da S 10 atras e depois disso trocar então os braços de susp. Eu estou indo para os EUA em julho e sou capaz de arriscar a trazer esses amortecedores para dianteira por 80 doletas então!
  • 19/04/2012, 17:04
    Grélo
    Ótima opção Marcelo! Mete bronca!

Abraços,

Grélo.
  • 23/04/2012, 09:52
    MARCELOLUCHESI
    Pois é Pessoal acho que a suspensão vai ter que ficar para proxima vez, esse fim de semana tive uma Baixa. A principio só foi cep do diferencial dianteiro. há uns 20 dias atrás um pouco mais depois de uma trilha começou um barulhinho a cada virada de roda no lado esquerdo, porém quando eu andava com o pé apoiado no freio parava. Eu achei que fosse pinça de freio frouxa ou pastilha batendo ou alguma pedrinha.
    E Esse barulho logo desapareceu. Andei com o jeep mais uma semana e tudo noramal forcei um pouco com a tração ligada e nada de barulho. Sabado fizemos uma trilha e foi eu engatar a tração que o barulhinho (estalinho) começou aparecer. No meio da trilha começou estalão, ai pensei que fosse corrente da T case frouxa.
    Pois ele dava aquelas destracionadas quando forçava. Ai indentifiquei que o barulho era da frente mesmo. Abri a tampa e a principio foi só Ceps. Tomara que não tenha estragado o elocker pois a prejuizo pode triplicar.
    abs
    Marcelo
  • 23/04/2012, 16:15
    M-Beltrame
    Citação:

Pois é Pessoal acho que a suspensão vai ter que ficar para proxima vez, esse fim de semana tive uma Baixa. A principio só foi cep do diferencial dianteiro. há uns 20 dias atrás um pouco mais depois de uma trilha começou um barulhinho a cada virada de roda no lado esquerdo, porém quando eu andava com o pé apoiado no freio parava. Eu achei que fosse pinça de freio frouxa ou pastilha batendo ou alguma pedrinha.
    E Esse barulho logo desapareceu. Andei com o jeep mais uma semana e tudo noramal forcei um pouco com a tração ligada e nada de barulho. Sabado fizemos uma trilha e foi eu engatar a tração que o barulhinho (estalinho) começou aparecer. No meio da trilha começou estalão, ai pensei que fosse corrente da T case frouxa.
    Pois ele dava aquelas destracionadas quando forçava. Ai indentifiquei que o barulho era da frente mesmo. Abri a tampa e a principio foi só Ceps. Tomara que não tenha estragado o elocker pois a prejuizo pode triplicar.
    abs
    Marcelo

Marcelo pelo oq vc descreveu(tranco na lombar) parece q a suspa esta travando como se desse fim de curso neh?
    Então não pode ser o amortecedor dando fim de curso fechado?

T+
  • 23/04/2012, 16:51
    MARCELOLUCHESI
    Oi Murilo não deveria pois ele tem mais curso que o Original, e é feito para usar com 4" a mais de susp.
    Mas é duro o desgraçado, eu acho que é pelo fato de ser dupla ação, acho que segura demais a traseira a fim de frear sempre o balanço do jeep.
    Eu uso BF33 e tenho que usar menos de 20 libras na cidade se não não paro dentro do jeep.
    Eu vou fazer o teste e montar com os originais e dar uma volta para ver se melhora um pouco. Ia fazer isso essa semana mas agora quebrei cep dianteira e estou com o jeep no estaleiro.
  • 23/04/2012, 17:06
    M-Beltrame
    Tendi...
    Em alguns posts atras vc falou d tirar os amortecedores de dupla ação, NÃO faça isso.

T+ e boa sorte( não confia muito no q eu falei... estou com o mesmo problema no meu jeep 2011 e não consigo resolver)
  • 19/06/2012, 11:01
    MARCELOLUCHESI
    Pessoal quanto a suspensão do meu jeep eu acabei deixando quieto, acho que o geito é mesmo trocar molas e braços. Ou seja, o Kit completo. Esse kit que eu tenho ele faz "X" e eu precisaria de um que fizesse "X+Y"kkkkk Como uso o jeep para brincar acho que vou deixar quieto por enquanto.
    Também não tive tempo de fazer o teste de substituir os amortecedores, visto que arrumei alguns defeitos que tinha anteriormente e gostaria de deixar uma dica para o pessoal que tem o mesmo jeep que eu, acho que vale também para XJ e outros Js.
    É o seguinte: Eu estava um vazamento na Caixa de Direção (setor hidráulico) e mandei refazer o setor, visto que a folga estava enorme, o jeep estava praticamente indirigível. E além disso eu sentia que de uns tempos para cá, ele se balançava demais, você terminava a curva e ele continuava no balanço.(um pouco é normal da suspenção helicoidal, mas era muito e chato) E eu pensava que isso também era em função do kit de suspensão e fui deixando assim até eu resolver arrumar o setor.
    Para minha surpresa além do setor vazando e folga em 2 terminais de direção, eu estava com a Bucha da barra Phanhard (não sei se á assim que se escreve) dianteira estourada, e isso fazia com que o eixo dianteiro dançasse para os lados sem parar, em qualquer ocilação de terreno ou curva, comprometendo a dirigibilidade do jeep.
    Tentei trocar apenas a bucha, porém não encontrei no mercado, e me informaram que somente trocando a barra inteira. E não tinham a peça disponivel no momento.
    O Meu Meca "adatador" foi em uma autopeças e perdeu alguns preciosos minutos procurando algo parecido que pudesse substituir aquele bucha. E para minha surpresa a Bucha de suspenção dianteira da balança do Opala quase SERVE! ele teve que tornear, se não me engano muito pouca coisa, da capa externa que é metálica para servir no lugar da bucha antiga.

Então fica a dica ai pessoal (Bucha do OPALA Serve na Barra phanard do TJ)

Quando a condução do veiculo ficou, um automóvel para andar, nunca imaginava que uma buchinha meia estourada fazia tanta diferença.

Abs
  • 19/06/2012, 11:54
    Jeanilson
    Citação:

Pessoal quanto a suspensão do meu jeep eu acabei deixando quieto, acho que o geito é mesmo trocar molas e braços. Ou seja, o Kit completo. Esse kit que eu tenho ele faz "X" e eu precisaria de um que fizesse "X+Y"kkkkk Como uso o jeep para brincar acho que vou deixar quieto por enquanto.
    Também não tive tempo de fazer o teste de substituir os amortecedores, visto que arrumei alguns defeitos que tinha anteriormente e gostaria de deixar uma dica para o pessoal que tem o mesmo jeep que eu, acho que vale também para XJ e outros Js.
    É o seguinte: Eu estava um vazamento na Caixa de Direção (setor hidráulico) e mandei refazer o setor, visto que a folga estava enorme, o jeep estava praticamente indirigível. E além disso eu sentia que de uns tempos para cá, ele se balançava demais, você terminava a curva e ele continuava no balanço.(um pouco é normal da suspenção helicoidal, mas era muito e chato) E eu pensava que isso também era em função do kit de suspensão e fui deixando assim até eu resolver arrumar o setor.
    Para minha surpresa além do setor vazando e folga em 2 terminais de direção, eu estava com a Bucha da barra Phanhard (não sei se á assim que se escreve) dianteira estourada, e isso fazia com que o eixo dianteiro dançasse para os lados sem parar, em qualquer ocilação de terreno ou curva, comprometendo a dirigibilidade do jeep.
    Tentei trocar apenas a bucha, porém não encontrei no mercado, e me informaram que somente trocando a barra inteira. E não tinham a peça disponivel no momento.
    O Meu Meca "adatador" foi em uma autopeças e perdeu alguns preciosos minutos procurando algo parecido que pudesse substituir aquele bucha. E para minha surpresa a Bucha de suspenção dianteira da balança do Opala quase SERVE! ele teve que tornear, se não me engano muito pouca coisa, da capa externa que é metálica para servir no lugar da bucha antiga.

Então fica a dica ai pessoal (Bucha do OPALA Serve na Barra phanard do TJ)

Quando a condução do veiculo ficou, um automóvel para andar, nunca imaginava que uma buchinha meia estourada fazia tanta diferença.

Abs

Fala, Marcelo!

Em se tratando de suspensão de eixo rígido, é isso mesmo, qualquer buchinha faz toda a diferença, assim com parafuso frouxo, amassados e etc.

Sobre o kit de suspensão, se você realmente quiser melhorar o conforto eu aconselho partir logo para um kit long-arm, pois só ele corrige os ângulos de trabalho das barras, deixando-as paralelas ao solo ou o mais próximo disso possível. Qualquer outra mudança em um kit short-arm seria só um paliativo, embora se olhar para a questão custo-benefício, pode-se conseguir alguns resultados satisfatórios.

Boa dica essa da bucha da barra Panhard :concordo:, e aproveitando, já que você falou que mexeu na caixa de direção, quando tive que abrir a minha para retirar um vazamento o mecânico disse que o kit de juntas da caixa de direção da D-20 serve para a caixa do Wrangler.

[]'s
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 09:48.