-
Caveso, não sou expert no assunto, mas o método que faz mais sentido para mim é o seguinte:
Pega a capacidade máxima de carga e a pressão máxima de trabalho do pneu (ambas as informações escritas na carcaça). Assumindo que o peso do veículo será dividido igualmente entre cada pneu, divida o peso do veículo por 4. Aí faça uma regra de 3, pressão máxima para carga máxima, pressão X para carga = 1/4 do peso. O valor que você achar na minha opinião é o ideal, salvo umas poucas libras para cima ou para baixo para adequar o conforto que é subjetivo da análise de cada um.
Saudações,
Gustavo.
-
POis é Gustavão.....
O problema é,q ue no caso do Kim, há um motor cummins (pesadão) na frente e pouc peso na traseira.....
Daí teria que readequar essa fórmula no "zóio"..rssss
Abs
-
Meninas,
Uma maneira de se calcular a pressão dos pneus é a seguinte:
Pressão máxima dos pneus (escrito no pneu) (I) - peso máximo que o pneu suporta em montagem simples (II) - peso total do carro distribuido por pneu ( ou seja, peso do carro dividido por 4) ou peso por eixo dividido por 2 (para cada pneu né) (III)
X é a pressão do pneu para o veículo específico.
Logo teremos
(I) - (II)
X - (III)
Em números, como exemplo:
Firestone destination AT 265/75R16 128/120R max pressure 80 psi cold
indice de carga 120 = 1400kg montagem simples @ 80 psi
peso da Milona, por exemplo, 2400 kg que dividido por 4 (pneus) = 600 kg por pneu
logo:
80 - 1400
X - 600
Dai temos (80x600)/1400 = X
X =34,28 lbs
Como o peso nos eixos é diferente, uso 35 lbs na dianteira e 30 na traseira.
O que "coincidentemente" bate com a recomendação do "Manuel do propiotário"...
Se se aplica para todos os casos, não tenho a menor idéia, mas sem dúvida é um bom começo!
[]s
-
Kim,
Caraca.. Ja estão ficando quadrados??? Lembre uso meu carro no dia a dia.. eh trabalho.. filho, casa da mae, comprar pão na padaria (faço questão de ir nele.. quando paro no estacionamento galera sai da frente kkkk) faço tudo.. exatamente TUDO! com ele.. inclusive.. ja freei e consegui para quase em cima de um corolla.. no asfalto ou seja.. travou tudo no asfalto.. o barulho é ANIMAL kkkkkk
Eu não sairia dos creeps.. so se fosse para os 40" do Elmer.. KEKEKE (sonho futuro =x )
Abraços,
-
-
Kim,
Por curiosidade, o que você quer dizer com "instável no asfalto"?
Que tipo de comportamento a viatura apresenta? Curva? Reta?
Seu Maxxis é radial ou diagonal? Qual a tala da roda? Qual a tala recomendada para a largura do pneu?
Somente alguns pontos que podem ter ficado confusos no tópico:
- Bead locks não resolvem problema de estabilidade ou mesmo calibragem dos pneus para uso on road (exceto pelo fato de aumentarem a tala da roda, caso a sua esteja abaixo do limite inferior recomendado);
- Pneus 38 no dia a dia é uma escolha, com os prós e contras já sabidos. Compartilho a opinião do Caveso. Para daily driver, 35x12,5R15 ou 315/75R16 é o meu limite.
- A maneira sugerida pelo Caveso pode ser aprimorada. Basta um spray de WD. Aplique uma fixa transversal a banda de rodagem e veja a impressão deixada no solo. Deve ser uma linha homogênea. Se apagar o meio está com pressão baixa. Se apagar as pontas, pressão alta. Esse método eu já testei e funciona. Inclusive na época conferiu com com a metodologia citada pelo Eddie, mas considerando apenas o peso sobre cada eixo e dividindo por 2.
- Já li outras formas que recomendavam comparar com o pneu original da viatura (capacidade de carga e calibragem recomendada no manual). Mas confesso que o método empírico foi o que mais apliquei até hoje. Sempre funcionou.
- Procure modificar a calibragem sempre no mesmo calibrador, com pneus frios.
Peso, eu chutaria uns 2980kg.
Abraço,
-
Opa Loras!
É o seguinte, na estrada está bom (reta e curvas), já sabia que seria barulhento, mais bom.
O questionei, seria em relação à cidade, pois sinto que em rotatórias e esquinas, parece que o pneu deita, e o barulho de borracha no asfalto é alto!!!
Todos olham!!!
A tala do pneu é 13,5", sendo que uso 8" na frente e 10" no eixo traseiro.
No GPS já cheguei a 125km/h, mais não mantive, abaixei para 110km/h e assim mantive. (não importa se sobe ou desce)
Sobre o peso, um pouco menos, vou manter o mistério!!:twisted:
Vou providenciar as fotos, mais hoje estou sem ele, está colocando os suportes dos encostos do banco traseiro, está lá no Donivel.
Abraços.
Kim.
-
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...3&d=1280712809
Pneus do engesa do Leonardo Mainone com 18 llibras: repare que a poeira mostra que estão muito cheios (as laterais não tocam o chão).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1280712767
Na dianteira, com as mesmas 18 libras eles tocam melhor o solo (por causa do peso do motor).
-
Kim,
Nesse caso concordo com o já citado acima pelo Eddie.
A questão da altura lateral do pneu. Vai deitar mesmo. Bead lock não resolve.
Aumentar a pressão resolveria... mas vai desgastar desigual.
Uma tala estreita piora a situação... pois o ombro do pneu fica mais alto, certo?
Os Creepy tem muitos gravos laterais? Isso pode explicar o barulho excessivo quando deita.
Sugestão. Coloca uma câmera para filmar o contato externo da banda com solo... prende na lataria com ventosa e filma. Assim conseguirá ver quanto deita!!!
Abraço,
-
Então CAVESO!
Não cheguei a observar isso, mais o centro do pneu estava gastando mais no centro, baixei a libragem, como disse antes, 16D e 15T, mais hoje coloquei mais uma ferragem no portamalas, pois foram dois cintos de 3 pontos, e suportes do encosto, calculo mais uns 10kg, que vem somando a mais coisas.
Assim que estiver com o Fuzila, farei o teste da poeira!
-
EI EI EI EI EI
Pra que tanta discussão de peso .
SÓ PRA FACILITAR ;
O peso da FoRDINHA 2270 kilogramas 47 gramas e 375 miligramas
O peso do YELLOW SUBMARINE 1987 kilogramas 375 gramas e 78,5 miligramas , hà esqueci , retira 208 kilogramas do motor MWM 2.8 que ainda não esta no lugar .
O peso do CORAÇÃO VALENTE 1999kilogramas 999 gramas e 99 miligramas
AGORA PRONTO , FICA MAIS FÁCIL PARA SABER QUANTAS LIBRA PODEMOS COLOCAR EM NOSSOS PNEUS .
-
Opa pessoal do Engesa!!!
Hoje coloquei a válvula proporcionadora da F100, ainda não testei, mais aparentemente, vindo da oficina, parece que ficou bom!
https://lh3.googleusercontent.com/_F...4022011506.jpg
Tem mais...