Exatamente, "Tio". Comprar [e vender] veículo usado requer muita pesquisa, cautela e, principalmente, buscar um histórico de manutenção que possibilite tranquilidade. Acompanhando e torcendo.
[]s
Versão Imprimível
Essas explorers ficam boas com o 2.5 hsd e melhor ainda com um 2.8PS. O bom é que com uma delas na mão tem-se muito tempo para planejar um investimento desses. Outro motor que deve ficar bom demais é o 2.3 16v. Deve ficar econômico e boa de andar, pois o 4 cilindros rende mais que o V6.
Já tive o prazer de viajar com uma dessas. É simplesmente fantástica. Padrão EUA. Não tem mais o que comentar!
Não tenho planos nem pretensão de troca de motor nem de upgrades mirabolantes. Muito pelo contrário, seja a viatura que vier deverá ficar o mais próximo do original com no máximo kit de suspensão - veja KIT DE SUSPA, e pneus até 265/75R16 ou 32". Outros objetivos para a viatura.
Agora, que as explo são carrões isso não se discute.
Esperando o dono se manifestar.
[]s
Edintruder, vc é mestre e eu apenas um aprendiz, mas deixa eu tentar contribuir com meus 2 centavos :mrgreen:
O V6 original dela é um baita motor, chega e passa fácil os 400.000 km com trocas de óleo e filtro a cada 5 mil km. Suave e forte. Tem gente no fórum que colocou o 2.5, 2.8 e até o 3.0 diesel da Ranger. Já vi Xplo com o 3.0 da Hilux e até o motor da Sportage (esse último não ficou bom). Passá-la pra diesel dá um pouco de trabalho, principalmente na eletrônica, mas é viatura pra vida toda.
Já o 2.3 16v Duratec tbém é ótimo, mas acho ele com pouco torque pra Xplo.
Agora, com relação ao acabamento e ao conforto ao viajar não tem comparação com a concorrência. Americanos não constroem carros, constroem salas de estar sobre rodas.
Qdo eu pesquisava pra comprar a minha e ainda não sabia qual viatura eu escolheria, eu li bastante, sobretudo aqui no fórum. Claro, como já foi falado, se um carro de passeio seminovo ou até mesmo 0km dá problema imagine uma caminhonete fora de linha importada com quase duas décadas de uso! Mas o que me fez escolher a Explorer foi justamente a facilidade e o custo de sua manutenção. Outra coisa: é muito mais fácil achar uma Explorer em bom estado, algumas que nunca sequer viram uma estrada de terra mais judiada (quanto mais uma trilha) do que SW4, Pajero, XJ, ZJ. A minha mesmo era de um gerente de banco de SP que só a usava de casa pro trabalho e do trabalho pra casa. Hoje só trocaria a Explorer por um SUV F1000 4x4, se ele existisse... Existir até existe, o Bronco II, mas é raro e inviável aqui na terra das bananas.
[]s!
Anexo 482101
Isso Tio!
Como disse acima o V6 dela é impressionante e confiável e se vc já estiver conformado com o seu consumo é só relaxar e curtir o carrão!
Eu tbém não fiz upgrades na minha, só os pneus 255 (queria o 31, ma$ não deu), pois os originais 235 são pequenos demais. A única coisa a mais que farei na minha é colocar um bom par de milhas e um bom par de neblinas.
[]s!
O 2.3 Duratec consegue números de desempenho melhores que o V6, principalmente de consumo. Não tem o torque do V6, mas basta baixar uma marcha que ele anda junto com o V6.
Em relação ao motor diesel, o pessoal usa a mecânica toda da Ranger, porém com o inconveniente de ter que usar câmbio manual da própria Ranger. Eu pessoalmente teria uma Explores porém colocaria o 2.8 PS. Fica perfeita. Anda muito e fica muito econômica. A grande vantagem é justamente de possuir a mecânica similar à Ranger é que deixa a Explorer entre as SUVs "mais antigas" com a manutenção mais fácil de fazer e mais barata de se manter.
O inconveniente será o peso extra do motor diesel sobre o eixo dianteiro que é o grande vilão das Rangers diesel, principalmente nas 4x4.
Mas posso comparar entre a Explorer, a Cherokee Sport, Cherokee Limited (quadradas) e Pajero, todas essas já dirigi por diversos kilômetros, e posso afirmar que a que eu mais gostei foi da Explorer, e a que eu menos gostei foi da Cherokee Sport.
E outra vantagem do Duratec seria o peso, mais leve, judiando menos da suspensão dianteira. Será que alguém já se aventurou a colocar esse motor numa Xplo? :pensativo:
E no meu caso, o motor diesel cairia como uma luva: a minha já tem o câmbio manual! :mrgreen:
[]s!
Conheço um cara que possuiu por uns quatro anos uma Explorer 4x4 automática e resolveu trocar somente para subir de ano. Vendeu a explorer 97 r comprou um cherokee sport 2000. Não ficou um mês com o cherokee. Explorer é camioneta e Cherokee é jipe. Como dito logo acima, a Explorer é uma sala de estar sobre rodas. Considere-se o fato ainda que muitas peças são compatíveis com as da Ranger.
Esse detalhe de peças a Cherokke (todas as versões) sofrem muito no Brasil, pois não se encontra muito fácil não. Experimenta procurar por um párabrisas ou um vidro lateral traseiro...
Explorer é mais fácil de dar manutenção, principalmente mecânica.
Amanhã um ano com o siena.......
Anexo 482297
[]s