Impressionante mesmo. Parabéns.
Versão Imprimível
Impressionante mesmo. Parabéns.
Bom, galera. Fiquei de colocar mais fotos mas não deu tempo (a bateria do note tava acabando). Vamos ás respostas:
Primeiro de tudo, valeu galera pelo apoio. Montar as coisas e pô-las para andar de acordo com o que sonhamos é sempre a maior batalha que enfrentamos. E sigo firme e forte nesse caminho, com previsão da viatura andar no começo de 2009, com apenas a mecânica diesel, e depois, sei lá quando, talvez em 2009 ainda, com a parte elétrica híbrida instalada e rodando. Mas isso é um projeto mais ambicioso e complicado, que tem alguns problemas á resolver, como por exemplo, a questão de manter a assistência hidráulica da direção com o motor diesel desligado e com a viatura andando só com propulsão elétrica.
Á quantas anda atualmente? A T-case está sendo montada e finalizada pelos mestres em restauração de viaturas militares, a família Meliani, com o próprio Ângelo, filho do Seu Aldo, cuidando pessoalmente da montagem. Aliás, os agradeço e muito por todas as dicas, conhecimento e experiência transmitidos desde o início, quando cheguei com a caixa praticamente vazia, apenas com o eixo central da 4x2 e o eixo da 4x4 e reduzida. Ele me revisou tudo, arrancou tudo fora, trocou tudo o que não prestava, e pra deixar a coisa ainda mais empolgante, me indicou o Adenilson, da www.brvinteedois.com.br (11-2653-0001), que simplesmente conhece tudo de peças de viaturas militares Engesa, e que fabrica sob encomenda toda e qualquer engrenagem que seja necessária. Ele é quem me forneceu todas as engrenagens, rolamentos e acionamentos para forrar a t-case e torná-la versátil como eu a queria. Creio que em mais uma ou duas semanas a t-case fica pronta de vez, e aí será a hora de juntá-la ás demais peças do powertrain e então desenhar e confeccionar os suportes que os sustentarão ao chassi.
Após isso, será a vez de montar a suspensão e acertar corretamente as barras "A" centrais (esquema original da suspensão do JPX) e estabilizadoras, bem como a parte da direção, pra que a viatura fique com "chão" e tenha uma boa dirigibilidade, além da questão de definir o amortecedor ou coil over, de acordo com o curso e possíveis benfícios ou se vou acabar usando suspensão a ar, pois já ouvi muitos prós e contras de ambos, mas não tenho conhecimento suficiente do assunto para poder decidir claramente por um ou outro tipo. A base do guincho mecânico dianteiro já está feita, e provavelmente não usarei guincho adicional traseiro. O tanque será o original de 110 litros da p.up JPX, com os suportes originais mesmo, adaptados para a nova largura entre as longarinas (se bem que com o espaço que há lá agora, daria até pra pensar em um tanque maior pra fazer contra-peso da traseira em relação á dianteira...hehehe
Após tudo que tiver que ser mexido ficar devidamente feito no chassi, o mandarei para a pintura eletrostática, para deixá-lo bem protegido contra corrosão e devidamente pintado, para então depois chegar e só parafusar a mecânica e suspensão nos coxins e partir para a confecção de cardãs. Depois disso é que vou pensar em mexer na carroceria, pois ela é que tem que se adaptar á mecânica, e não o contrário.
Eu comprei a carcaça de fibra do Mônaco, que anunciou hj. ou ontem na seção "Vendem-se Veículos" aqui do Fórum, o kit do Hummer H1 réplica, que é realmente igualzinho ao original, enquanto o meu é livremente inspirado nos H2 com toques do H1. Aí vocês me perguntam se eu recomendo, e eu digo que não. Quem quiser saber o porquê, é só mandar em PVT que eu respondo, pq. em tempos de gente querendo se dar bem - e a justiça alimentando essa conivência de "danos morais" - não vale á pena se expor desnecessariamente.
A minha carroceria veio com uma espécie de capota marítima que faz ele parecer uma Wagon, e ainda não decidi se ele vai virar mesmo uma Wagon ou se mantenho a tal capota como removível mesmo.
A caixa de direção será a da p.up JPX mesmo, já que a posição do suporte dela no chassi ficou preservada e terei uma área imensa para ela e para os links lá na frente. Mas aí entra a tal dúvida, por causa do sistema híbrido, de fazer assistência hidráulica ou correr para essas modernas, elétricas (sei que o Astra tem, mas não sei ela teria a robustez necessária, nem sei de alguma outra mais parruda nesse sistema).
A pedaleira será do Troller, visto que tenho uma sobrando. O hidrovácuo...bem, ainda não decidi se será o da Silverado ou da F-250, mas estou inclinado a usar o da F-250, pq. os eixos já são dela, então os sistemas de freio "conversarão" mais adequadamente, pq. com o tamanho das pinças, não dá pra ficar em dúvida ou brincando com o que irá lá na frente do sistema.
A carroceria tem uma estrutura tubular pesada demais (como se o pesado nesse meu brinquedo fosse só a carroceria...hehehe), fora que ela é toda feita de ângulos fechados, sem travamento algum, e como pretendo colocar a família lá dentro, muito provavelmente devo ou fazer uma gaiola por dentro ou fazer uma gaiola do jeito certo, parafusando as partes de fibra e na sequência, laminando as peças nela. Porém, fico pensando como seria uma eventual substituição em caso de acidente.
Ah, a foto que coloquei no começo do tópico é a do Hummer H2 Concept Vehicle, onde acredito que o Mônaco deve ter se inspirado pra fazer o Commando. Segue agora fotos de um outro Commando, feito pelo Átila da www.jeeptrip.com.br (aliás, o Átila é proprietário de um Commando com a carroceria tipo Wagon, c/pneus 38,5" iguais a esse das fotos...a Wagon tá lá na oficina dele e tb.usa 38"´s) no chassi do jipe Engesa, motor L6 do Opala á álcool, eixos de Troller e câmbio e t-case de Hilux, feito logo após o meu. Até aproveito pra perguntar se só eu que o achei parecido ou se vcs. tb. "bebem da minha cachaça" e percebem a mesma coisa...hehehe
Badia, eu já era um bom conhecedor de desmanches. Agora estou começando a frequentar leilões, e assim que eu souber de algo, aviso ao Elmer (que tá na fila...kkk) e á você, BLZA? Eu tive sorte e paguei barato nos meus eixos, mas isso é raro pra k7 de acontecer!
( )´s.
Hum...
Esse amarelão estava a venda no Mercado Livre tempos atrás!!:!:
Muito bacana o projeto.
Estou curioso para saber o peso final do bruto. Tem alguma estimativa Ramiro?:?:
Outra possibilidade parecida e também atraente é o Engesa Fase IV da Cinfel... só que é aço ao invés de fibra.
Sorte na empreitada!!! Mantenha-nos atualizados.. :concordo:
Abraço,
Ficou DUCA....LHO!!!!
Show de bola, com eixor de F250 e um big motorzão vai ficar melhor que o Original. :mrgreen:
Só toma cuidado com a suspensão pra ficar tão robusta quanto a do original, pois esse é um dos fortes do Hummer H1.
[ ]s!!!
Para aqueles que querem motar um também!
Tenho um engesa somente sem a lata para vender.
Motor 6cil a àlcool, cambio e t-case originais, eixo dianteiro já com D44, e muitas coisas mais.
Olhe o álbum de minha assinatura.
Abraços.
Kim.
Eu lhe enviei uma mensagem privada
Estou aguardando sua resposta
Obrigado
Sérgio
jipeiro 80!
Seria para eu????
Eita bixo aloprado,com esses pneus ai ta show!!!!
A pedido do Badia
Abs
Oi Ramiro, para te estimular, pedi ao amigo samukanvas para postar a foto do Hummer Gaúcho feito pelo parceiro Roque zatti de Bento Gonçalves/RS totalmente em aluminio.
Ele usou um chassi de F250 4x4, ficou animal.
Espero q goste.
Badia