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Commando 4x4, o Hummer "genérico" brazuca!

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  • 27/09/2008, 06:30
    umberto xxxrrr
    Impressionante mesmo. Parabéns.
  • 27/09/2008, 14:51
    Ramiro Cruz Jr.
    5 Anexo(s)
    Bom, galera. Fiquei de colocar mais fotos mas não deu tempo (a bateria do note tava acabando). Vamos ás respostas:

    Primeiro de tudo, valeu galera pelo apoio. Montar as coisas e pô-las para andar de acordo com o que sonhamos é sempre a maior batalha que enfrentamos. E sigo firme e forte nesse caminho, com previsão da viatura andar no começo de 2009, com apenas a mecânica diesel, e depois, sei lá quando, talvez em 2009 ainda, com a parte elétrica híbrida instalada e rodando. Mas isso é um projeto mais ambicioso e complicado, que tem alguns problemas á resolver, como por exemplo, a questão de manter a assistência hidráulica da direção com o motor diesel desligado e com a viatura andando só com propulsão elétrica.

    Á quantas anda atualmente? A T-case está sendo montada e finalizada pelos mestres em restauração de viaturas militares, a família Meliani, com o próprio Ângelo, filho do Seu Aldo, cuidando pessoalmente da montagem. Aliás, os agradeço e muito por todas as dicas, conhecimento e experiência transmitidos desde o início, quando cheguei com a caixa praticamente vazia, apenas com o eixo central da 4x2 e o eixo da 4x4 e reduzida. Ele me revisou tudo, arrancou tudo fora, trocou tudo o que não prestava, e pra deixar a coisa ainda mais empolgante, me indicou o Adenilson, da www.brvinteedois.com.br (11-2653-0001), que simplesmente conhece tudo de peças de viaturas militares Engesa, e que fabrica sob encomenda toda e qualquer engrenagem que seja necessária. Ele é quem me forneceu todas as engrenagens, rolamentos e acionamentos para forrar a t-case e torná-la versátil como eu a queria. Creio que em mais uma ou duas semanas a t-case fica pronta de vez, e aí será a hora de juntá-la ás demais peças do powertrain e então desenhar e confeccionar os suportes que os sustentarão ao chassi.

    Após isso, será a vez de montar a suspensão e acertar corretamente as barras "A" centrais (esquema original da suspensão do JPX) e estabilizadoras, bem como a parte da direção, pra que a viatura fique com "chão" e tenha uma boa dirigibilidade, além da questão de definir o amortecedor ou coil over, de acordo com o curso e possíveis benfícios ou se vou acabar usando suspensão a ar, pois já ouvi muitos prós e contras de ambos, mas não tenho conhecimento suficiente do assunto para poder decidir claramente por um ou outro tipo. A base do guincho mecânico dianteiro já está feita, e provavelmente não usarei guincho adicional traseiro. O tanque será o original de 110 litros da p.up JPX, com os suportes originais mesmo, adaptados para a nova largura entre as longarinas (se bem que com o espaço que há lá agora, daria até pra pensar em um tanque maior pra fazer contra-peso da traseira em relação á dianteira...hehehe

    Após tudo que tiver que ser mexido ficar devidamente feito no chassi, o mandarei para a pintura eletrostática, para deixá-lo bem protegido contra corrosão e devidamente pintado, para então depois chegar e só parafusar a mecânica e suspensão nos coxins e partir para a confecção de cardãs. Depois disso é que vou pensar em mexer na carroceria, pois ela é que tem que se adaptar á mecânica, e não o contrário.

    Eu comprei a carcaça de fibra do Mônaco, que anunciou hj. ou ontem na seção "Vendem-se Veículos" aqui do Fórum, o kit do Hummer H1 réplica, que é realmente igualzinho ao original, enquanto o meu é livremente inspirado nos H2 com toques do H1. Aí vocês me perguntam se eu recomendo, e eu digo que não. Quem quiser saber o porquê, é só mandar em PVT que eu respondo, pq. em tempos de gente querendo se dar bem - e a justiça alimentando essa conivência de "danos morais" - não vale á pena se expor desnecessariamente.

    A minha carroceria veio com uma espécie de capota marítima que faz ele parecer uma Wagon, e ainda não decidi se ele vai virar mesmo uma Wagon ou se mantenho a tal capota como removível mesmo.

    A caixa de direção será a da p.up JPX mesmo, já que a posição do suporte dela no chassi ficou preservada e terei uma área imensa para ela e para os links lá na frente. Mas aí entra a tal dúvida, por causa do sistema híbrido, de fazer assistência hidráulica ou correr para essas modernas, elétricas (sei que o Astra tem, mas não sei ela teria a robustez necessária, nem sei de alguma outra mais parruda nesse sistema).

    A pedaleira será do Troller, visto que tenho uma sobrando. O hidrovácuo...bem, ainda não decidi se será o da Silverado ou da F-250, mas estou inclinado a usar o da F-250, pq. os eixos já são dela, então os sistemas de freio "conversarão" mais adequadamente, pq. com o tamanho das pinças, não dá pra ficar em dúvida ou brincando com o que irá lá na frente do sistema.

    A carroceria tem uma estrutura tubular pesada demais (como se o pesado nesse meu brinquedo fosse só a carroceria...hehehe), fora que ela é toda feita de ângulos fechados, sem travamento algum, e como pretendo colocar a família lá dentro, muito provavelmente devo ou fazer uma gaiola por dentro ou fazer uma gaiola do jeito certo, parafusando as partes de fibra e na sequência, laminando as peças nela. Porém, fico pensando como seria uma eventual substituição em caso de acidente.

    Ah, a foto que coloquei no começo do tópico é a do Hummer H2 Concept Vehicle, onde acredito que o Mônaco deve ter se inspirado pra fazer o Commando. Segue agora fotos de um outro Commando, feito pelo Átila da www.jeeptrip.com.br (aliás, o Átila é proprietário de um Commando com a carroceria tipo Wagon, c/pneus 38,5" iguais a esse das fotos...a Wagon tá lá na oficina dele e tb.usa 38"´s) no chassi do jipe Engesa, motor L6 do Opala á álcool, eixos de Troller e câmbio e t-case de Hilux, feito logo após o meu. Até aproveito pra perguntar se só eu que o achei parecido ou se vcs. tb. "bebem da minha cachaça" e percebem a mesma coisa...hehehe

    Badia, eu já era um bom conhecedor de desmanches. Agora estou começando a frequentar leilões, e assim que eu souber de algo, aviso ao Elmer (que tá na fila...kkk) e á você, BLZA? Eu tive sorte e paguei barato nos meus eixos, mas isso é raro pra k7 de acontecer!

    ( )´s.
  • 27/09/2008, 17:32
    Loras
    Hum...

    Esse amarelão estava a venda no Mercado Livre tempos atrás!!:!:

    Muito bacana o projeto.

    Estou curioso para saber o peso final do bruto. Tem alguma estimativa Ramiro?:?:

    Outra possibilidade parecida e também atraente é o Engesa Fase IV da Cinfel... só que é aço ao invés de fibra.

    Sorte na empreitada!!! Mantenha-nos atualizados.. :concordo:

    Abraço,
  • 27/09/2008, 18:17
    alvaro.jrc
    Ficou DUCA....LHO!!!!

    Show de bola, com eixor de F250 e um big motorzão vai ficar melhor que o Original. :mrgreen:

    Só toma cuidado com a suspensão pra ficar tão robusta quanto a do original, pois esse é um dos fortes do Hummer H1.

    [ ]s!!!
  • 27/09/2008, 20:36
    Kim
    Para aqueles que querem motar um também!

    Tenho um engesa somente sem a lata para vender.
    Motor 6cil a àlcool, cambio e t-case originais, eixo dianteiro já com D44, e muitas coisas mais.
    Olhe o álbum de minha assinatura.

    Abraços.

    Kim.
  • 27/09/2008, 22:38
    jipeiro 80
    Eu lhe enviei uma mensagem privada

    Estou aguardando sua resposta

    Obrigado

    Sérgio
  • 27/09/2008, 22:44
    Kim
    jipeiro 80!

    Seria para eu????
  • 27/09/2008, 23:03
    netão
    Eita bixo aloprado,com esses pneus ai ta show!!!!
  • 28/09/2008, 11:49
    jipeiro 80
    Citação:

    Postado originalmente por Kim Ver Post
    jipeiro 80!

    Seria para eu????

    Não, a mensagem privada é para o Ramiro
  • 28/09/2008, 11:51
    jipeiro 80
    Citação:

    Postado originalmente por Ramiro Cruz Jr. Ver Post
    Bom, galera. Fiquei de colocar mais fotos mas não deu tempo (a bateria do note tava acabando). Vamos ás respostas:

    Primeiro de tudo, valeu galera pelo apoio. Montar as coisas e pô-las para andar de acordo com o que sonhamos é sempre a maior batalha que enfrentamos. E sigo firme e forte nesse caminho, com previsão da viatura andar no começo de 2009, com apenas a mecânica diesel, e depois, sei lá quando, talvez em 2009 ainda, com a parte elétrica híbrida instalada e rodando. Mas isso é um projeto mais ambicioso e complicado, que tem alguns problemas á resolver, como por exemplo, a questão de manter a assistência hidráulica da direção com o motor diesel desligado e com a viatura andando só com propulsão elétrica.

    Á quantas anda atualmente? A T-case está sendo montada e finalizada pelos mestres em restauração de viaturas militares, a família Meliani, com o próprio Ângelo, filho do Seu Aldo, cuidando pessoalmente da montagem. Aliás, os agradeço e muito por todas as dicas, conhecimento e experiência transmitidos desde o início, quando cheguei com a caixa praticamente vazia, apenas com o eixo central da 4x2 e o eixo da 4x4 e reduzida. Ele me revisou tudo, arrancou tudo fora, trocou tudo o que não prestava, e pra deixar a coisa ainda mais empolgante, me indicou o Adenilson, da www.brvinteedois.com.br (11-2653-0001), que simplesmente conhece tudo de peças de viaturas militares Engesa, e que fabrica sob encomenda toda e qualquer engrenagem que seja necessária. Ele é quem me forneceu todas as engrenagens, rolamentos e acionamentos para forrar a t-case e torná-la versátil como eu a queria. Creio que em mais uma ou duas semanas a t-case fica pronta de vez, e aí será a hora de juntá-la ás demais peças do powertrain e então desenhar e confeccionar os suportes que os sustentarão ao chassi.

    Após isso, será a vez de montar a suspensão e acertar corretamente as barras "A" centrais (esquema original da suspensão do JPX) e estabilizadoras, bem como a parte da direção, pra que a viatura fique com "chão" e tenha uma boa dirigibilidade, além da questão de definir o amortecedor ou coil over, de acordo com o curso e possíveis benfícios ou se vou acabar usando suspensão a ar, pois já ouvi muitos prós e contras de ambos, mas não tenho conhecimento suficiente do assunto para poder decidir claramente por um ou outro tipo. A base do guincho mecânico dianteiro já está feita, e provavelmente não usarei guincho adicional traseiro. O tanque será o original de 110 litros da p.up JPX, com os suportes originais mesmo, adaptados para a nova largura entre as longarinas (se bem que com o espaço que há lá agora, daria até pra pensar em um tanque maior pra fazer contra-peso da traseira em relação á dianteira...hehehe

    Após tudo que tiver que ser mexido ficar devidamente feito no chassi, o mandarei para a pintura eletrostática, para deixá-lo bem protegido contra corrosão e devidamente pintado, para então depois chegar e só parafusar a mecânica e suspensão nos coxins e partir para a confecção de cardãs. Depois disso é que vou pensar em mexer na carroceria, pois ela é que tem que se adaptar á mecânica, e não o contrário.

    Eu comprei a carcaça de fibra do Mônaco, que anunciou hj. ou ontem na seção "Vendem-se Veículos" aqui do Fórum, o kit do Hummer H1 réplica, que é realmente igualzinho ao original, enquanto o meu é livremente inspirado nos H2 com toques do H1. Aí vocês me perguntam se eu recomendo, e eu digo que não. Quem quiser saber o porquê, é só mandar em PVT que eu respondo, pq. em tempos de gente querendo se dar bem - e a justiça alimentando essa conivência de "danos morais" - não vale á pena se expor desnecessariamente.

    A minha carroceria veio com uma espécie de capota marítima que faz ele parecer uma Wagon, e ainda não decidi se ele vai virar mesmo uma Wagon ou se mantenho a tal capota como removível mesmo.

    A caixa de direção será a da p.up JPX mesmo, já que a posição do suporte dela no chassi ficou preservada e terei uma área imensa para ela e para os links lá na frente. Mas aí entra a tal dúvida, por causa do sistema híbrido, de fazer assistência hidráulica ou correr para essas modernas, elétricas (sei que o Astra tem, mas não sei ela teria a robustez necessária, nem sei de alguma outra mais parruda nesse sistema).

    A pedaleira será do Troller, visto que tenho uma sobrando. O hidrovácuo...bem, ainda não decidi se será o da Silverado ou da F-250, mas estou inclinado a usar o da F-250, pq. os eixos já são dela, então os sistemas de freio "conversarão" mais adequadamente, pq. com o tamanho das pinças, não dá pra ficar em dúvida ou brincando com o que irá lá na frente do sistema.

    A carroceria tem uma estrutura tubular pesada demais (como se o pesado nesse meu brinquedo fosse só a carroceria...hehehe), fora que ela é toda feita de ângulos fechados, sem travamento algum, e como pretendo colocar a família lá dentro, muito provavelmente devo ou fazer uma gaiola por dentro ou fazer uma gaiola do jeito certo, parafusando as partes de fibra e na sequência, laminando as peças nela. Porém, fico pensando como seria uma eventual substituição em caso de acidente.

    Ah, a foto que coloquei no começo do tópico é a do Hummer H2 Concept Vehicle, onde acredito que o Mônaco deve ter se inspirado pra fazer o Commando. Segue agora fotos de um outro Commando, feito pelo Átila da www.jeeptrip.com.br (aliás, o Átila é proprietário de um Commando com a carroceria tipo Wagon, c/pneus 38,5" iguais a esse das fotos...a Wagon tá lá na oficina dele e tb.usa 38"´s) no chassi do jipe Engesa, motor L6 do Opala á álcool, eixos de Troller e câmbio e t-case de Hilux, feito logo após o meu. Até aproveito pra perguntar se só eu que o achei parecido ou se vcs. tb. "bebem da minha cachaça" e percebem a mesma coisa...hehehe

    Badia, eu já era um bom conhecedor de desmanches. Agora estou começando a frequentar leilões, e assim que eu souber de algo, aviso ao Elmer (que tá na fila...kkk) e á você, BLZA? Eu tive sorte e paguei barato nos meus eixos, mas isso é raro pra k7 de acontecer!

    ( )´s.

    Eu lhe enviei uma mensagem privada

    Estou aguardando sua resposta

    Obrigado

    Sérgio
  • 28/09/2008, 21:00
    samukanvas
    1 Anexo(s)
    A pedido do Badia

    Abs
  • 28/09/2008, 22:04
    BADIA
    Oi Ramiro, para te estimular, pedi ao amigo samukanvas para postar a foto do Hummer Gaúcho feito pelo parceiro Roque zatti de Bento Gonçalves/RS totalmente em aluminio.

    Ele usou um chassi de F250 4x4, ficou animal.

    Espero q goste.

    Badia
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