É o freio de cardã do seu Adir (Berga), que funciona com freio a disco. Ele é relativamente conhecido aqui do fórum, se você procurar por "Ultra Berga Disk" você acha várias referências.
Resumindo, é um disco de freio soldado numa flange da caixa de transferência, e um suporte que vai parafusado na caixa de transferência, para segurar a pinça. Você diz qual flange que você precisa de acordo com a quantidade de estrias da que você atualmente possui (as opções são 10 ou 26, se não me engano) e ele manda uma pra você com o disco soldado. Seguem algumas fotos em câmera de celular da pinça desmontada com o êmbolo pra fora... ainda preciso tirar uma foto do conjunto todo..
Ainda não instalei, mas visualmente parece bom. Tem relatos de pessoas do fórum que disseram que estão usando e gostaram. Vamos ver, quem sabe este final de semana consigo instalar, agora que já tenho ferramental e consegui reparafusar o êmbolo.. o ruim é que só vou poder testar quando chegar o cardã traseiro novo, já que o atual foi aposentado por motivo de folga crônica.
Bom, mas por enquanto é isso. Logo estarei devolta pra relatar mais alguns capítulos da reforma, que ainda vai dar bastante pano pra manga!
Depois da minha última aparição, a reforma continuou andando, algumas vezes mais rápido e outras mais lentamente. Ficou difícil atualizar com fotos e etc, então fui seguindo e anotando/fotografando o que dava. Estou tentando juntar tudo num diário de bordo para manter em algum lugar, e ir atualizando o fórum também - vamos ver o que dá pra fazer mais pra frente.
Enfim, dito isso, vamos ao que interessa: estive com o jipe parado desde outubro do ano passado ( 14/10/08 ), visto um problema com o sistema de freios (os canos romperam 2x e fiquei praticamente na mão). Aí resolvi encostar e fazer tudo que precisava de uma só vez, e adivinhem: terminei neste domingo ( 13/09/09 ). E olha que era pra tudo ter durado só três meses...
Bom, desde a última atualização, os seguintes itens que tinha sido planejados já foram executados:
- Kit eixo flutuante da ENSIMEC para a traseira.
- Freios UBD duplos na dianteira, atuais dianteiros (freios a disco da Kombi) para a traseira.
- Freio de estacionamento no cardã, a disco.
Além disso, alguns problemas precisavam ser resolvidos e algumas idéias foram evoluindo pelo caminho, então acabei fazendo mais algumas coisas também:
- Refiz todo circuito de freios do ZERO, visando eliminar de vez o problema de falta de freio, e tornar o sistema o mais confiável o possível - então montei um sistema em "duplo X". Como já tenho um cilindro mestre duplo, descartei o "T" que já vinha montado no sistema UBD e separei as pinças de cada roda dianteira num circuito independente - ou seja, tenho dois flexíveis pra cada roda dianteira. Usei tubulação de aço no sistema inteiro, encapando os canos com mangueiras de silicone e lacrando com silicone não-acético. O cilindro mestre atual ficou um pouco pequeno (o pedal fica relativamente baixo para freiar), mas está dando conta por enquanto, e com certeza está bem mais confiável.
- Troquei o freio de mão por um freio de pé, usando o pedal do freio de estacionamento do Landau 83 com alavanca de destrave cromada. Ficou muito melhor esteticamente - e pelo que pude perceber até agora, funcionalmente também. Mantive os cabos do Landau e do Jeep, e montei uma estrutura de aço para conectar os dois - que permite ajustar a altura do pedal, quantidade de sobra do cabo, pressão das molas de retorno do pedal, etc.
- Troquei o cardã traseiro, cuja espiga tinha uma desgaste considerável. O dianteiro tinha um desgaste muito grande na luva, então usei a parte de baixo do dianteiro e a de cima do antigo cardã traseiro para fazer um novo cardã dianteiro sem folga também. Também aproveitei para colocar porcas auto-travantes em todos os grampos.
- Visto vários vazamentos - que mais pareciam uma cachoeira - tirei todo óleo da caixa de transferência e do câmbio, limpei ambos por dentro com querosene, lixei e re-pintei as capas da caixa de transferência. Por fim, re-selei tudo usando um selante formador de juntas, sem usar as juntas de papelão/cortiça. Também troquei o retentor da caixa de transferência. Agora, não tem mais uma gota de óleo saindo das caixas!
- Cortei fora os bocais do filtro de ar (Kombi) e mandei soldar tubos de 3" de diâmetro. Aproveitei para colocar a entrada de ar tangencialmente ao filtro, gerando o mesmo efeito de um ciclonizador. Troquei todos os tubos de ar e mangotes que estavam instalados por canos de PVC de 75mm (de esgoto) e mangueiras de vácuo de 3", e já aproveitei para refazer o respiro do óleo do motor.
- Falando em motor, por último troquei o óleo do motor e usei um semi-sintético 15w40 em vez do anterior 15w30 mineral. Também troquei o filtro de óleo (que estava com uma borra preta por dentro). Aproveitei para instalar no painel uma luz de pressão do óleo - já que o sensor respectivo não estava ligado em nada.
- Outras coisas menores:
* Troquei a posição do filtro de ar, do reservatório de água do motor e do filtro de diesel, já que o filtro de ar estava numa posição ruim e dificultava o acesso à parte de cima do motor. O reservatório de água também passou a ficar na parte mais alta do capô, acima do radiador.
* Passei primer / convertedor de ferrugem nos cardãs e pintei eles inteiros (até a luva) de preto, para evitar ferrugem.
* Comprei uma nova alavanca de câmbio - e aí tive que fazer um novo corte na tampa de fibra que fica sobre câmbio, já que a posição da nova alavanca era diferente.. aproveitei para tapar o buraco e reforçar a tampa com uma chapa de aço pequena.
* Tirei o tanque e arrumei um vazamento (havia uma rachadura na parte alta do tanque). Aproveitei para re-selar bóia, e colocar braçadeiras em todas as mangueiras. Por fim, coloquei um resistor em paralelo com a bóia do tanque para melhorar um pouco a precisão do medidor de combustível.
Sábado e domingo foram dias de carregar a bateria e dar a partida... inclusive, domingo fui dar uma volta já com tudo no lugar.
Lá elas estão separadas por álbuns, e dá pra acompanhar alguns detalhes da reforma na descrição - além de ficar melhor do que colocar uma a uma aqui.. Ainda falta botar alguns detalhes, mas a maior parte já está disponibilizada.
Ainda tem bastante coisa pra fazer, desde detalhes até coisas maiores: instalar o supercharger devolta (que ficou fora porque estava sem óleo), trocar os cintos de segurança da frente e de trás, dar uma geral no sistema elétrico, melhorar a posição dos bancos, instalar algumas luzes indicativas no painel.. enfim, vou tentar atualizar assim que os progressos forem acontecendo!
Aproveito para trazer mais um breve relato das evoluções até o momento:
* Depois que o Eisengelb voltou a andar, comecei a perceber que estava um pouco "instável".. parecia que estava com alguma coisa solta, e um ronco surgiu das rodas/diferencial quando acelerava em segunda/terceira marcha, ficando cada vez um pouco maior.. a princípio, achei que fosse um rolamento indo pro espaço, então resolvi botar ele sobre os cavaletes novamente e verificar de onde vinha o barulho.
Para minha surpresa (supresa boa, de certa forma..) descobri que um dos espaçadores das rodas traseiras estava mal-apertado, e deixou roda esquerda com folga... foi só reapertar, e tudo estava resolvido!
Aliás, depois de montar tudo denovo e aproveitar para lubrificar/engraxar as pinças de freio traseiras, vi que o pedal de freio parecia estar muito mais alto e confiável.. só o fato de encostar no pedal e o jipe já começava a freiar! Vou usar mais um tempo assim, e se depois do sistema bem assentado ele estiver redondo, vou manter o pedal do jeito que está.
* Fiz uma viagem curta (de +- 20km) e peguei um pouco de trânsito, o que me fez lembrar de um velho problema: com o carro parado em engarrafamento, ou em situações onde se exige mais potência do motor, o radiador não dá conta do recado e a ventoinha entra em cena quase que em tempo integral. E é só começar a pisar um pouco mais que o ponteiro de temperatura começa a subir, subir.. enquanto não se alivia o pé, o ponteiro não desce...
Bom, também pudera: uma parte do radiador fica fora do fluxo de ar (muito largo), e falta certa de 10cm de altura para o radiador fechar a frente do jipe (muito baixo) - sobra 5cm em cima e 5cm em baixo...
Para resolver de vez com isso, decidi ir direto para um dos itens que estava no meio da fila: encomendei um radiador de Willys 6cc com algumas alterações, pronto pra ser usado com sistema selado que já tenho. Aí, é só fabricar um suporte para a ventoinha, e adeus super-aquecimento!
Ainda tem mais algumas coisas que estou vendo em paralelo, como o posicionamento do intercooler e etc, mas assim que eu tiver um tempinho pra trabalhar no jipe denovo, vou postando...
Segue em anexo uma foto sem o radiador!
Pedro,
Acho que não dá pra dizer que não é reforma .. aliás, não dá nem pra dizer que é uma reforma pequena... apesar de não estar trocando motor/câmbio, refazendo chassis, e coisas do gênero (quem sabe daqui a algum tempo..?), já alterei *todo* sistema de freios (inclusive estacionamento), troquei os cardãs, o eixo traseiro, peças diversas que estavam com problema, e por aí vai..
Isso, claro, sem contar o que ainda está na lista pra fazer, inclui um sistema elétrico totalmente novo, uma carroceria de fibra, alterações no sistema de direção, etc... acredito que o fato do jipe já estar com algumas coisas em dia não descaracteriza a reforma como um todo.
Talvez alguém mais possa passar por isso, então vou relatar aqui um problema que enfrentei no Eisengelb depois de ele ter ficado muito tempo parado, e como foi feita a solução usando uma receita bem simples.. o problema é a famingerada fumaça branca com o motor frio!
Bom, tudo começou depois que o jipe ficou uns 5 a 6 meses parado no estacionamento, sendo ligado esporadicamente... o motor estava começando a ter as partidas dificultadas, e uma certa quantidade de fumaça branca começou a sair, em quantidades cada vez maiores.
Como a reforma estava pela metade, não tinha como sair com ele para rodar, ele ficou operando na lenta e em baixa rotação por um bom tempo... até que desisti de ligá-lo visto que a quantidade de fumaça estava insuportável (especialmente para os outros moradores, já que moro num condomínio.. ).
Bom, 10 meses depois de ter encostado ele de vez, comecei a preparar o retorno dele, que contou com as seguintes etapas:
1) limpei o filtro de combustível com querosene - que tinha uma boa quantidade de um "troço" que mais parecia gelatina;
2) troquei o óleo do motor e o filtro de óleo, colocando um semi-sintético de viscosidade e aditivação ligeiramente superior - a propósito, o filtro anterior tinha uma borra que dava até medo, de tão viscosa que estava ;
3) lavei o tanque (literalmente: debaixo do chuveiro com scott bride e detergente, por dentro e por fora), e abasteci com diesel novo.
4) sangrei a bomba injetora com a bomba manual no filtro.
Bom, aí acendi uma vela (tem que garantir.. ) e liguei o motor..
Como de costume, começou com fumaça branca até o talo, pelo menos até esquentar o motor - quando a fumaça baixou bastante. Dei uma volta, depois andei mais um tanto, mas quando ligava ela ainda estava lá... bem mais discreta, sem fazer a tal nebulização no apartamento dos vizinhos, mas era bem visível ainda.
Foram mais uns 2 dias rodando "macio", e a famingerada fumaça saia quando ligava.. como sempre mais discreta, mas estava lá - isso mesmo com o motor um pouco aquecido.
Alguns disseram que isso era umidade no sistema, desde o escapamento até o diesel que estava dentro do circuito, resíduos do óleo anterior, e por aí vai. Considerando que o jipe ficou 10 meses parado sobre uma área extremamente úmida (ps: abaixo do estacionamento onde fica o jipe tem um lençol freático.. pense num lugar úmido! ), me pareceu extremamente válido.. o problema era remover essa umidade "do sistema", já que eu não fazia idéia de onde exatamente estava o problema.
Enfim, pra dar jeito, resolvi tentar primeiro o método da força bruta antes de procurar pêlo em ôvo: fiz a tal viagem curta que comentei antes, e deixei o motor esquentar... aí, forcei o giro mais alto em alguns pontos (3000-3500rpm) pra ele suar e esquentar mais mesmo, tentando "limpar" qualquer coisa que estivesse atrapalhando ou encrustada.
No outro dia, de manhã.. frio, chuva, vento sul (que aqui em Floripa é de gelar os ossos), fui ligar o jipe e.. cadê a fumaça? Zero! Nada!
Aliás, depois desta "volta", o motor parece que voltou a ser o que era antes: está um relógio, com o RPM bem estável e pegando bem mesmo quando frio.
Não sei se mais alguém passou pelo mesmo sufoco (ou se ainda vai passar), mas eu tive muito receio de ter que abrir motor, bomba, trocar bico injetor, regular isso e aquilo, especialmente visto a odisséia de colegas aqui do fórum em resolver problemas similares.. mas é como dizem, às vezes a gente começa a procurar chifre em cabeça de cavalo, e depois percebe que o negócio era muito mais simples do que parecia..
Por enquanto, acho que é isso!
Abraços!
PS: Infelizmente não tirei fotos da névoa, mas é só imaginar uma área de garagens de 4mx12m por 2,20m de altura, com uma nuvem de fumaça cobrindo a metade do volume disso tudo...
PS2: Essa semana o radiador novo fica pronto, aí coloco as fotos da instalação aqui também, conforme ela for sendo feita.
O radiador do Willys 6cc ficou pronto, exatamente como eu queria: bocais em cantos opostos, rosca para cebolão, tampa original removida, e saída para conectar o ladrão do reservatório de água.
Fui atrás de uma ventoinha, e conversa de cá, procura de lá, segui algumas opiniões aqui do fórum e fui atrás da ventoinha do Astra/Vectra - que fechou certinho com o que precisava.
Olhem a primeira foto em anexo para ver como ficam os dois.. cá entre nós, parece que ela foi feita para ser usada no radiador do Willys! Na foto, dá pra ver o cebolão já instalado.
Bom, o que deu um bom trabalho esse final de semana foi reforçar a grade frontal para receber o coxim de centro novamente, e montar um suporte para esta ventoinha.
A segunda foto mostra a parte de baixo da grade depois de ser lixada - o meio estava muito fraco e teve que receber um reforço para poder suportar o peso da parte frontal do Jeep. A terceira foto mostra um reforço montado com um sanduíche de canaletas galvanizadas, antes desta parte inferior ser escovada e pintada. Ainda não instalei a frente, e assim que tudo estiver no lugar tiro mais fotos.
Bom, na seqüência, vem o suporte da ventoinha: para não deixar o conjunto muito pesado, fui atrás de uma barra de ferro que suportasse bem o conjunto bem, e encontrei uma de 2.2cm de largura por 4mm de espessura. Na quarta foto está ela, antes de virar um eficiente suporte de ventoinha.
Na quinta foto dá pra ver um dos suportes feitos dobrando a barra....
Continuando com a seqüência de fotos, a primeira foto deste post mostra o outro suporte (do lado direito) que foi feito com a barra de ferro. Na segunda foto, dá pra ver um detalhe a mais que foi feito depois: para manter a ventoinha totalmente dentro do radiador, uma outra barra de 3.3cm por 5mm de espessura foi usada para fazer uma extensão do suporte, onde o lado esquerdo do defletor vai apoiado.
Para prender todo conjunto, usei parafusos de inox com porcas auto-travantes, e abusei da quantidade: são 4 do lado esquerdo e 2 do lado direito, com arruelas largas em todos - vide terceira e quarta fotos.
Dizem que imagens falam por mais de mil palavras, então acho que é isso!
Cenas dos próximos capítulos: instalação das novas mangueiras do radiador. Fiquem ligados!
Continuando com a seqüência de fotos, a primeira foto deste post mostra o outro suporte (do lado direito) que foi feito com a barra de ferro. Na segunda foto, dá pra ver um detalhe a mais que foi feito depois: para manter a ventoinha totalmente dentro do radiador, uma outra barra de 3.3cm por 5mm de espessura foi usada para fazer uma extensão do suporte, onde o lado esquerdo do defletor vai apoiado.
Para prender todo conjunto, usei parafusos de inox com porcas auto-travantes, e abusei da quantidade: são 4 do lado esquerdo e 2 do lado direito, com arruelas largas em todos - vide terceira e quarta fotos.
Dizem que imagens falam por mais de mil palavras, então acho que é isso!
Cenas dos próximos capítulos: instalação das novas mangueiras do radiador. Fiquem ligados!
Abraços,
Leonardo
Parabens pela "reforma" e pelos bons e uteis relatos!!!!!
Acompanho o andamento sempre e esta cada vez melhor!!!!!